Notícias

7 filmes indispensáveis para pedagogos

Publicado em 08/05/2020

A função de um pedagogo vai além da sala de aula. Educar não está apenas no ato de repassar um conteúdo. Está na maneira como uma pessoa consegue conduzir outra pelo melhor caminho, de maneira que promova uma transformação em sua vida. E a melhor forma de absorvemos um conteúdo para repassar e aprender, é estudando ele de maneira didática e interativa.

Logo, nem só de livros, leituras, trabalho e obrigações se vive um pedagogo. Entre trabalho e estudos é necessário ter um tempinho para o lazer. E que mal há em juntar o útil ao agradável? Melhor do que aproveitar o tempo livre para fazer algo prazeroso é ter esse período como um verdadeiro aliado. A vida, de uma forma geral, não costuma ser fácil. Para quem faz Pedagogia então é um teste o tempo todo. Mas para driblar tudo isso, nada melhor do que escolher um filme que agregue conhecimento e diversão. Separe sua pipoca e vamos à sessão!

1. Como estrelas na Terra

O filme indiano "Como estrelas na terra - toda criança é especial" traz como temática o transtorno de aprendizagem, em especial, a dislexia. Ele obriga a todo pedagogo ou estudante de pedagogia a repensar seu papel enquanto educador. Além disso, dá subsídio pra que pensem infinitamente sobre os problemas e as potencialidades presentes no espaço escolar.

O filme conta a história de uma criança que sobre com dislexia e não é compreendida pelos professores e pais. Ishaan Awasthi, com 9 anos, não consegue acompanhar as aulas, nem focar sua atenção. Inesperadamente, um professor substituto de artes percebe que há algo de errado com Ishaan. Ao descobrir o transtorno de aprendizagem, o professor coloca em prática um plano para resgatar aquele garoto. 

2. O Aluno

Como já sabemos, a educação é a solução para muitos dos problemas que enfrentamos. Ela é capaz de mudar o mundo. Daí vem a função fundamental de um pedagogo. O longa reconta a história do queniano Kimani Maruge Ng'ang'a que foi preso e torturado por lutar pela liberdade de seu país. Aos 84 anos, quando soube de um programa governamental de escolas para todos, Maruge se candidata para trabalhar em uma escola primária que atende crianças de seis anos de idade. Sua entrada acontece graças ao apoio de uma das professoras e ele também se torna um grande educador.

"O Aluno" é aquele tipo de história que emociona e que deixa a gente com um pouco mais de esperança nas pessoas, na evolução do ser humano. Se cada um fizesse a sua parte e contribuísse de alguma forma para a sociedade a sua volta, o mundo seria um lugar melhor. 

3. A voz do Coração

Este filme francês retrata a história do famoso maestro professor Clément Mathieu que, ao saber do falecimento de sua mãe, decide retornar à sua cidade natal. Lá, ele encontra um diário escrito por seu professor de música, e começa a relembrar muitas coisas de sua infância, na década de 1940. Então, ele assume a missão de ensinar música a crianças de um pensionato. Contrariando os métodos rígidos utilizados para conter as crianças indisciplinadas, o professor estrutura um coral e modifica as relações existentes.

4. Além da Sala de Aula 

Retrata a história de uma professora recém-formada, Stacey, que adiou seu sonho de lecionar por conta de uma gravidez não planejada e que encara o seu primeiro desafio: ser a única professora de uma escola para sem tetos. Ela supera seus medos e preconceitos em lecionar para crianças de rua em uma sala de aula improvisada em um abrigo, fazendo grande diferença na vida delas.

5. Entre Muros da Escola

O que dizer do rumo que a educação escolar está tomando nos últimos tempos: intolerância, desrespeito, agressividade, desmotivação, estresse, violência, reprovação, altos índices de analfabetismo, desvalorização da categoria, falta de compromisso com o ofício, dentre tantos outros problemas que assolam o espaço escolar, não é mesmo?

Baseado em fatos reais, o filme narra a trajetória, os problemas e os desafios enfrentados por uma professora recém-formada em uma escola temporária para sem-tetos nos Estados Unidos.

O filme traz à tona a história não só de Stacey, mas de todos os profissionais que lidam diariamente com as dificuldades de realizar seu trabalho. Sobre todos aqueles que apesar da falta de recursos, da falta de reconhecimento, da falta de autonomia, respeito e muito mais, ainda vão todos os dias compartilhar sua vocação com outros.

6. O Primeiro da Classe

O filme "O primeiro da classe" é um drama familiar que relata a história do professor Brad Cohen, personagem que apresenta uma doença chamada de síndrome de Tourette, esta patologia caracterizada pelo comprometimento psicológico e social dos pacientes. Inspirado em fatos reais, o longa mostra como é a vida de Brad, e seu desejo de ser pedagogo, sem deixar que sua doença e todas as dificuldades o faça desistir de seu sonho.

7. A Onda

Hoje a gente não tem contra o que se revoltar. "O que precisamos é de um objetivo comum para unir a geração". Essa é a frase que resume o filme "A onda", um longa-metragem alemão, baseado em uma história real, que discute a possibilidade do nascimento de um novo regime ditatorial, além de como ele é formado e o que é necessário para transformar um povo unido em apoiadores de um sistema opressor e fascista.

O objetivo central do filme é mostrar, através do professor Rainer Wengera, que a população ainda está suscetível a uma manipulação por parte da mídia, de um líder ou de um grupo, que com ideias falsas de igualdade e determinação de um povo pode vir a organizar um novo regime de atrocidades e genocídios como muitas vezes a humanidade teve que combater.

A lista de filmes acima mostra o quanto devemos acreditar em nós mesmos e na capacidade que a profissão do pedagogo tem de mudar a realidade ao nosso redor. Nunca desistir dos nossos sonhos é a mensagem central dos 7 filmes indispensáveis para pedagogos

Fonte: 2B Educação