Notícias

É melhor pós-graduação ou segunda graduação?

Publicado em 28/04/2020

Por Jhonatas Luis

Ensino fundamental, médio e graduação - esses são os passos que muitos seguem em suas trajetórias profissionais. Mas se depois de tudo isso a carreira não emplaca, os questionamentos sobre o caminho traçado são inevitáveis. E agora, o que eu faço? Segunda graduação ou pós-graduação? Como posso me capacitar ainda mais?

Inicialmente, é necessário entender o objetivo de cada uma dessas formações. A graduação é focada na capacitação de profissionais para atuarem em uma área que abrange diversas profissões. Em geral, ela tem a duração de 3 a 5 anos e é dividida nos formatos: tecnólogo, bacharelado e licenciatura. Quem faz o curso de Engenharia Civil, por exemplo, pode atuar nos segmentos que essa graduação habilita, como: construção civil, estradas, geotecnia, hidráulica e saneamento. Dessa forma, a graduação habilita o profissional para trabalhar em vários setores dentro de uma área abrangente.

Já a pós-graduação pode ser feita em um período menor, que varia de 6 meses a 2 anos, e é preciso ser graduado para fazê-la. Assim, ela promove uma capacitação mais segmentada e direcionada às demandas do mercado que são mais específicas. Por exemplo, após se graduar em Ciências Contábeis, uma das pós-graduações que o profissional poderá fazer é o MBA em Auditoria Fiscal e Planejamento Tributário. Ou seja, enquanto a graduação é uma formação geral em um segmento, a pós-graduação aprofunda os conhecimentos do profissional para atuar em um área mais definida.

Mas como tomar a decisão correta? Para isso, é crucial refletir sobre seus desejos profissionais, incluindo sua formação inicial e a carreira que deseja construir. Um bom ponto de partida é saber o que exatamente a próxima formação trará como benefícios. É fundamental compreender se você deseja mudar de área ou apenas aprofundar conhecimentos naquela que já é graduado. Por exemplo, você se graduou em Direito e percebeu que gostaria de atuar com Arquitetura e Urbanismo, a segunda graduação é o melhor caminho. Mas se é formado em Administração e quer focar seu trabalho na área de Gestão Industrial, uma pós-graduação pode ser o suficiente.

Parece uma escolha complicada, tendo em vista que muitos profissionais terminam a primeira graduação ainda com as inseguranças de juventude. Mas nesse momento, o bom senso e o pensamento racional devem se sobressair. Não existe caminho certo ou errado. O importante é tomar essa decisão a partir do seu objetivo profissional e focar em alcançá-lo.