Notícias

A atuação da Ciências Contábeis na diretoria financeira

Publicado em 01/03/2021

A contabilidade tem se destacado no mercado de trabalho, prova disso é a quantidade de profissionais ativos. Segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), atualmente 518.629 contadores estão em atividade no Brasil.

Quem pensa que o contador só trabalha em declaração de imposto de renda (IRRF) está enganado. Este profissional tem amplas oportunidades de atuação no mercado, entre elas está a diretoria financeira.

De acordo com a coordenadora do MBA em Controladoria e Finanças, Fabiana Souza, o diretor financeiro está à frente do planejamento, da coordenação e supervisão de atividades contábeis da empresa.  Ele também realiza o controle de caixa referente as contas que devem pagas quanto as que devem ser recebidas. Além disso, esta função também realiza a administração do fluxo financeiro, a análise de investimento e aplicações e o fechamento de câmbio para transferências para o exterior.

Este profissional é a peça chave para a progressão de uma empresa. Ele deve ter uma boa comunicação, saber administrar seu tempo, manter o controle emocional e ter escolhas assertivas para proporcionar um atendimento de excelência ao cliente.

Além da formação em Ciências Contábeis, Administração e Ciências Econômicas, é importante para exercer o cargo de diretor financeiro uma Pós-Graduação em Finanças ou Contabilidade. Com o objetivo de formar profissionais qualificados e com visão sistêmica de processos financeiros, a UNIALFA oferece o MBA em Controladoria, Finanças e Gestão de Riscos. Dividido em 15 módulos, o curso de pós-graduação é ofertado quinzenalmente aos sábados.

Para a coordenadora, Fabiana Souza é essencial aprender sobre gestão de crises. "Nosso corpo docente proporciona aos participantes, conteúdos sobre economia e finanças, visando agregar valores ás organizações".

Liderança, proatividade e visão estratégica são pontos fundamentais para a formação de um grande profissional. Se você tem o sonho de ser diretor financeiro, venha para UNIALFA!

Conheça o curso de Ciências Contábeis da UNIALFA

Conheça o MBA em Controladoria, Finanças e Gestão de Riscos