Aulas mensais, sextas 19h00 às 22h00 e sábados das 8h00 às 18h00. (quinzenais)
Ao final do curso, o profissional terá bagagem para gestão de pessoas e processos inerentes ao ambiente corporativo com foco em gestão comercial, bem como trabalhar com foco em gestão agille, e processos disruptivos, abrangendo novas possibilidades de gerenciamento e tomada de decisão.
Terá também, aderência as realidades locais de cada organização, promovendo maior desenvolvimento regional para os segmentos representados, bem como, fortalecer e qualificar ainda mais o mercado de profissionais em gestão comercial e inteligência de mercado em Goiás, com visão cada vez mais voltada para a real estratégia dos negócios, com conhecimentos técnicos e aplicáveis, e capacidade de tomar decisões assertivas nas conduções dos trabalhos.
O curso MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado Gestores e profissionais que atuam ou desejam atuar na área comercial, com formação em áreas e setores econômicos diversos e que busquem o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências para a operação e gestão de suas atividades com resultados que impulsionem sua carreira e as organizações em que atuam.
O curso de pós-graduação em MBA Executivo em Gestão Comercial, Negociação e Estratégias de Vendas da UNIALFA visa desenvolver conhecimentos e habilidades em diversos conteúdo da área comercial, por meio de uma sólida formação teórico/prática, da troca de experiências em sala de aula e interação com o mercado. Assim, o curso busca fornecer conhecimentos sobre planejamento e gestão da força de vendas, e habilidades para liderar, trabalhar em equipe, comunicar, negociar e gerar diferenciais competitivos.
Objetivos específicos:
O programa abrange uma ampla gama de tópicos essenciais no campo do marketing, incluindo:
Este programa oferece uma educação abrangente e diversificada em várias facetas do marketing, desde a evolução das estratégias até as mais recentes abordagens digitais e legais, capacitando os participantes a se destacarem em um ambiente de negócios em constante mudança.
Sou administrador e gestor de marketing, com mais de 20 anos de experiência na área. PhD. em Marketing e Estratégia, mestre em Desenvolvimento Regional com foco em Marketing Digital e especialista em Gestão de Pessoas e Marketing, Gestão Executiva e Inteligência de Mercado e Marketing Growth. Mminha trajetória é marcada pelo desenvolvimento e execução de estratégias de Marketing 360°, integrando ações online e offline para fortalecer marcas, impulsionar vendas e criar conexões autênticas com o público. Atuo com planejamento estratégico, branding, mídia digital e tradicional, trade marketing, CRM e experiência do cliente, sempre combinando criatividade e análise de dados para tomadas de decisão mais assertivas.
Presidente da Rede Goiana de Inovação, Facilitador de Carreira, Administrador de Empresas - PUC GO, Pós-graduado em Administração em Marketing FAAP-SP, Mestre em Engenharia de Produção UFSC- SC. Proprietário da Merkado de Ideias Estratégicas e da Pós-Merkado Especializações. Coordenador e Professor de cursos de Pós-graduação em várias Instituições.
Servidora pública Federal e coordenadora geral de Empreendedorismo do Instituto Federal de Brasília. Cargos de alta gestão por mais de 18 anos em empresas como Ambev, Kaiser - Coca-Cola, Borges Landeiro, shopping center e Rede Globo. P.H.D em Marketing estratégico pela Universidade do Minho ( PT). Doutora e Mestra em Psicologia Comportamental pela PUC- GO (Linha de pesquisa comportamento do consumidor) Especialista em Consumo e Varejo pela USP, Especialista em Marketing – FAAP Analista do comportamento pela UNB e Graduada em Secretariado Executivo Bilingue.
Head de BU na ITA Frotas, onde lidero a unidade de negócios ITA Mob. Com mais de 15 anos de experiência em marketing digital, inovação e inteligência competitiva, já atuei em grandes empresas como Nextel, EBM Incorporações, Terral Shopping Centers, Rennova Nutriex e Araguaia. Graduado em Propaganda e Marketing, possuo pós-graduação em Estratégias Empresariais pela UFG e um Nanodegree em Marketing Digital pela Udacity. Minhas competências incluem gestão de projetos, e-commerce, inovação e growth hacking, sempre com foco na otimização da experiência do cliente e no desenvolvimento de soluções digitais eficazes.
CEO do Marketing de Encantamento Jeito Zaia, palestrante, mentora e empresária, criadora do método #JeitoZaia, com estratégias de experiência do cliente que transformaram mais de 100 marcas e já impactaram 10.000 pessoas em todo o Brasil. Possui mais de 20 anos de experiência na área de Marketing e Relacionamento, em grandes players do mercado: Rede Globo, grupo de Shoppings Allos, Mega Moda, sendo 15 dedicados ao mercado de varejo no Sudeste e Centro-Oeste. Especialista em Marketing e Comunicação pela Faculdade Cambury/USP, MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Especialista em Experiência do Consumidor pela ESPM, Certificação Internacional em Guestologia Disney pela Seeds of Dreams e graduada em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela PUC Goiás.
Gerente de Marketing com mais de 20 anos de experiência em Marketing (on e offline), Inteligência de Marketing e Mercado, Comportamento do Consumidor, Campanhas de Vendas, Pesquisa de Mercado e Planejamento Estratégico. É doutor em Marketing e Estratégia pela Universidade do Minho - Portugal, Mestre em Desenvolvimento Regional (Marketing Digital) pela Faculdade Alfa, Especialista em Gestão de Pessoas e Marketing pela Universidade Católica de Goiás - UCG e em Gestão Executiva e Inteligência de Mercado pelo IPOG e graduado em Gestão Hoteleira pelo CEFET-GO e Gestão em Marketing pelo Descomplica.
Administrador pela UFG, com MBA em Gestão Comercial pelo IPOG, MBA em BI, Marketing Digital e Estratégia Data Driven pela PUC/RS e pós-graduação em Audiovisual, Branding e Comunicação pela UNINASSAU. Possui mais de 8 anos de experiência em gestão de contas em multinacionais e, atualmente, é sócio da agência Conteúdo Edu, onde atua como Diretor de Sucesso do Cliente e Operações. Além disso, atua como professor de pós-graduação e consultor, ajudando empresas a estruturar processos e estratégias de marketing orientadas a resultados.
CEO do Instituto de Desenvolvimento Humano com atuação em desenvolvimento e autodesenvolvimento de pessoas e equipes, a partir de palestras, consultorias e mentorias. Tem mais de 30 anos atuando na área de gestão estratégica de pessoas, sendo 25 anos no Sesc Goiás, com expertise nas áreas de Departamento Pessoal, Segurança do Trabalho, Plano de Cargos e Salários, Planejamento e Orçamento estratégico de pessoas, Gestão de Programas de Aprendizagem e Estágio. Autor da coletânea Caderno do Líder e Coordenador do Programa de Aprendizagem e Estágio da Unifasam Junior dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Mestre em Educação, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança e graduado Ciências Contábeis, em Administração e Pedagogia.
Atuou como gestor de indústria na área de administração da produção e dos processos logísticos, liderando mais de 60 pessoas. É bacharel em Administração de Empresas; Especialista em Docência do Ensino Superior; MBA em Data Marketing e Mestre em Administração.
Profissional com graduação e mestrado em Ciências Econômicas e Administração, respectivamente. Atualmente, é professor de pós-graduação e Diretor Executivo na I9DG Soluções Empresariais. Tem vasta experiência acadêmica e profissional, incluindo cargos de gerência e direção em diversas instituições e empresas. Especialista em finanças, projetos, valuation, controladoria e reestruturação financeira. Possui habilidades em Power BI, Excel Avançado, redes de computadores e várias linguagens de programação. É dinâmico, com forte perfil de liderança e foco em resultados. Desde 2019, atua como Diretor Estratégico de Controladoria na SILBAS Alimentos no MT.
Gerente de Produtos e Consultor de Negócios, com ampla experiência em planejamento estratégico, metodologias ágeis e inovação digital. Pós-graduado em Gestão de Projetos, com atuação em projetos nacionais e internacionais, desenvolvendo soluções escaláveis e orientadas a dados. Cofundador da BSafe e da Human Asset, atua na transformação digital de negócios, liderando iniciativas de tecnologia, governança e estratégia. Com uma trajetória consolidada em UX/UI, gestão de produtos e experiência do usuário, já desenvolveu projetos para startups e grandes empresas, incluindo big techs. Além disso, é professor e mentor, compartilhando sua expertise em gestão comercial, inovação e estratégias de negócios em cursos de MBA e programas executivos.
Empreendedor em Tecnologia e Educação com experiência em Desenvolvimento de Metodologias para Gestão de Grandes Redes Escolares, Software para Gestão Social, Software para Escola, Software para Curso, Faculdade e Pós. Foi Secretário Executivo de Inovação, Ciência e Tecnologia do Município de Goiânia; foi Superintendente de Tecnologia da Informação na Prefeitura de Goiânia; foi Superintendente na Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás. Especialista em Governança nas Tecnologias da Informação, Especialista em Psicologia e o Desenvolvimento Infantil, Especialista em Neuroeducação: Neurociência e Educação e Graduado em Tecnologia e Processamento de Dados.
Mestre em Economia. Especialista em Sistemas e Agentes Inteligentes e Educação Contemporânea com Ênfase em Tecnologias Digitais e Licenciado em Matemática. Docente dos cursos Superiores e de Pós-Graduações na Faculdade SENAI Fatesg. Professor premiado como Docente TOP 10 SESI/SENAI GO 2021. Professor de Pós-Graduações na UNIALFA. Servidor público na SEDUC GO. Professor de Matemática e Robótica e eletivas como Análise de Dados e IAs generativas para estudantes dos ensinos fundamental e médio. Assessor credenciado da SM Educação. Consultoria e Formação na área de tecnologias emergentes e inteligência artificial generativa.
Disciplinas: | Carga Horária |
Mindset Comercial e Estratégias Emocionais em Vendas
A disciplina aborda o desenvolvimento de um plano estratégico de vendas com foco na construção de uma mentalidade comercial e na aplicação de estratégias emocionais que impactam o desempenho em vendas. Os alunos aprenderão sobre Sales Enablement, o modelo comercial, e a importância do pensamento e planejamento estratégico. A disciplina também diferencia o Business Plan do Joint Business Plan, enfatizando sua relevância no contexto de vendas. O curso explora o processo de venda consultiva, apresentando o conceito de ser consultivo e os “6AS” da venda consultiva: Analisar, Aproximar, Aprender, Argumentar, Acordar e Acompanhar. O objetivo é preparar os alunos para adotar uma abordagem estratégica e emocionalmente inteligente em suas interações de vendas. | 30 |
Marketing do Off ao Digital aplicado a jornada do consumidor
A disciplina visa fornecer aos alunos uma compreensão abrangente das práticas de Marketing Digital e sua aplicação na jornada do consumidor. Com o crescimento da presença online, é crucial que os alunos aprendam a posicionar suas marcas na internet, implementando as melhores práticas e ações estratégicas para obter resultados significativos. O curso abrange desde a criação de uma página web para a empresa até a padronização da marca nas redes sociais, com foco em técnicas para aumentar o alcance e estratégias de anúncios nas plataformas do grupo Meta. Além disso, serão exploradas teorias e modelos sobre o comportamento do consumidor, abordando o processo de tomada de decisão de compra e os fatores que influenciam as escolhas dos consumidores, proporcionando uma visão integrativa e prática da jornada do consumidor no ambiente digital. | 30 |
Ecommerce: Operações digitais para construir vendas em escala
A disciplina explora o crescimento do eCommerce e o impacto das novas tecnologias e hábitos dos consumidores. O curso foca na integração do mundo virtual com a realidade, explorando o conceito de “Phygital” e a importância da inovação nas estratégias de vendas digitais. Serão discutidas as melhores práticas para coletar e analisar dados sobre o comportamento do cliente, melhorar a experiência do consumidor e aumentar a escalabilidade e rentabilidade das operações digitais. Os alunos desenvolverão habilidades para implementar soluções tecnológicas que aprimorem a jornada do cliente, garantindo um processo de vendas eficiente e alinhado às expectativas do mercado atual. | 30 |
Vendas no Atacarejo ao High Ticket
A disciplina explora os conceitos fundamentais da administração de atacado e varejo, abordando seus ciclos de vida, operações e estratégias comerciais. Analisamos as principais características e comportamentos do consumidor no varejo físico e digital, bem como os desafios enfrentados diante das transformações tecnológicas e do avanço do e-commerce. São planejadas estratégias de marketing e vendas para produtos de alto ticket, com ênfase em marketing de guerrilha, estratégias omnicanal e fidelização de clientes. O curso também apresenta um panorama da revolução do varejo e atacado na era digital e as tendências de mercado pós-NRF, capacitando os alunos a desenvolver estratégias inovadoras para melhorar as operações, melhorar a experiência do cliente e contribuir para o crescimento sustentável dos negócios no segmento. | 30 |
Trade de Marketing e Omnichannel
A disciplina aborda os fundamentos do Trade Marketing e sua importância para o sucesso comercial de produtos e serviços no ponto de venda, integrando conceitos de omnicanal para fornecer experiências de compra diferenciadas. São exploradas estratégias para abastecimento no varejo, precificação, posicionamento de lojas, execução de ações promocionais, merchandising e materiais de comunicação, bem como a integração de canais físicos e digitais. Serão aboradas as tendências e desafios do varejo moderno, com foco na análise da experiência do cliente no ambiente omnicanal e na tomada de decisões baseadas em dados. |
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Customer Success: relacionamento e fidelização
A disciplina explora os fundamentos do Customer Success (CS) como estratégia essencial para a retenção e fidelização de clientes no ambiente empresarial. Serão envolvidos conceitos-chave da jornada do cliente, experiência do consumidor ( Customer Experience – CX ) e estratégias de relacionamento de longo prazo. O curso também apresenta estatísticas e indicadores de sucesso, modelos de implementação de CS e ferramentas tecnológicas para otimização da gestão do cliente. Além disso, discute a criação de uma cultura organizacional externa para o sucesso do cliente e a aplicação do intraempreendedorismo como diferencial competitivo. | 30 |
Negociação Persuasiva: Da Abordagem Consultiva ao Controle de Crises
A disciplina explora os fundamentos da negociação como ferramenta estratégica de gestão comercial, liderança de equipes e resolução de conflitos. São atrativos os principais conceitos, modelos e técnicas de negociação, desde a abordagem consultiva até o gerenciamento de crises. O curso apresenta o perfil do negociador brasileiro, os principais desafios e barreiras à negociação, além do processo estruturado para negociações estratégicas. Serão apresentadas as estratégias de negociação ganha-ganha, planejamento e preparação de negociações, bem como as técnicas essenciais de vendas, incluindo prospecção, fechamento e tratamento de objeções. A disciplina também aprofunda a gestão de conflitos, suas fontes e formas de abordagem, proporcionando aos alunos habilidades para diagnosticar, mediar e solucionar disputas comerciais de forma eficiente. | 30 |
Supply Chain Empresarial
A disciplina aborda como a gestão estratégica da cadeia de suprimentos pode ser instrumentalizada para impulsionar vendas, otimizar custos comerciais e fortalecer o posicionamento competitivo da empresa, com foco em decisões orientadas por dados advindos da operação logística, fazendo integração cross-functional e experiência do cliente (interface entre logística e marketing). Será evidenciado a SCM como driver de vantagem competitiva: a eficiência logística impacta preços, prazos e percepção de valor pelo cliente, discutindo sobre Integração SCM-Vendas: S&OP (Sales and Operations Planning) para alinhar produção, estoque e metas de vendas. Aplicando o uso da Tecnologia da Informação na otimização logística, sob a logística da indústria 4.0 na customização dos serviços logísticos para o atendimento ao cliente. | 30 |
Precificação Estratégica em ambiente competitivos
A disciplina aborda o papel da política comercial na gestão estratégica de negócios, com foco na aplicação de tecnologias para o desenvolvimento de empreendimentos digitais e na transformação digital do setor comercial. Serão explorados conceitos de Estratégia de Negócios e Análise de Vendas, analisando seu impacto no planejamento, implementação, lançamento, gestão e governança das estratégias comerciais. Além disso, a disciplina examina a relação entre inovação tecnológica, inteligência de mercado e competitividade, capacitando os alunos a tomar decisões embasadas em dados e tendências do mercado. | 30 |
Gestão de Projetos Inovadores e Métodos Ágeis
O módulo Gestão de Projetos Inovadores e Métodos Ágeis capacita os alunos a liderarem projetos com foco em inovação e eficiência, utilizando metodologias ágeis para impulsionar adaptabilidade e resultados concretos. Além de diferenciar projetos tradicionais de inovadores, o curso explora frameworks como Scrum e Kanban, aplicando-os na otimização de processos, melhoria da colaboração entre equipes e aumento da entrega de valor. Outro ponto central é a conexão entre a gestão ágil e o planejamento estratégico, garantindo que os projetos estejam alinhados com os objetivos organizacionais. Para isso, abordaremos o uso de OKRs (Objectives and Key Results) e como estruturar projetos de inovação sem perder de vista metas claras e mensuráveis. Também discutiremos ferramentas como Jira e Trello, além do impacto da liderança ágil na construção de uma cultura organizacional voltada para resultados. Com estudos de caso, simulações e desafios práticos, os alunos aprenderão a integrar gestão de projetos, inovação e estratégia, desenvolvendo a capacidade de liderar iniciativas que combinam flexibilidade, alto desempenho e alinhamento estratégico.
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Política Comercial aplicada a Gestão de Negócios
A disciplina aborda o papel da política comercial na gestão estratégica de negócios, com foco na aplicação de tecnologias para o desenvolvimento de empreendimentos digitais e na transformação digital do setor comercial. Serão explorados conceitos de Estratégia de Negócios e Análise de Vendas, analisando seu impacto no planejamento, implementação, lançamento, gestão e governança das estratégias comerciais. Além disso, a disciplina examina a relação entre inovação tecnológica, inteligência de mercado e competitividade, capacitando os alunos a tomar decisões embasadas em dados e tendências do mercado. | 30 |
Transformação Digital: Inteligência Artificial aplicada ao Comercial
A disciplina explora a aplicação da Inteligência Artificial no setor comercial, com foco na Engenharia de Prompts e no uso estratégico de IAs Generativas para otimização de vendas, negociação e atendimento ao cliente. Serão abordados conceitos essenciais de IA, automação de processos e personalização da experiência do consumidor. O curso apresenta técnicas para criação de comandos eficazes, uso de ferramentas como ChatGPT, Gemini e Copilot, além de aplicações em análise preditiva e segmentação de clientes. Os alunos desenvolverão habilidades para integrar IA em suas estratégias comerciais, potencializando resultados e aprimorando a tomada de decisão no ambiente digital. A disciplina não exige conhecimentos prévios em programação, sendo voltada para profissionais da área comercial que desejam utilizar Inteligência Artificial Generativa e Engenharia de Prompts para otimizar processos de vendas, negociação e atendimento ao cliente, tornando a tecnologia um diferencial estratégico em suas operações. | 30 |
TOTAL | 360 horas |
Unidade Perimetral
(62) 3272-5000
Av. Perimetral Norte, 4129
Vila João Vaz, Goiânia / GO
CEP 74445-190
Unidade Bueno
(62) 3121-3236
Av. Mutirão, 2600 (esq. com T-9)
Setor Bueno, Goiânia / GO
CEP 74215-240