MÓDULO | CARGA HORÁRIA |
Marketing: do tradicional ao FIGITAL | 20 h |
Figital Product Marketing Management | 20 h |
Digital Branding e Reputation Management | 20 h |
Precificação no Ambiente de Marketing | 20 h |
Comportamento do Consumidor – Do Neuromarketing às Conexões Memoráveis | 20 h |
Marketing de Inteligência: da Pesquisa de Mercado à Insights de Dados | 20 h |
Design Thinking e Criatividade | 20 h |
Growth Marketing | 20 h |
Inbound Marketing: Copywriting e Marketing de Conteúdo com Estratégias de SEO | 20 h |
E-commerce e Gestão de Leads para Vendas | 20 h |
Inteligência Artificial e Tech Enablers para Marketing 6.0 | 20 h |
Business Analytcs e Intelligence com Power BI | 20 h |
Estratégias de Omnicanalidade e Trade Marketing Digital | 20 h |
Performance Analytics em Plataformas de Anúncios | 20 h |
Influenciadores Figitais e o Marketing de Influência | 20 h |
Gestão de Projetos e Inovação: Prototipação e Pivotamento aplicados ao Marketing | 20 h |
Aspectos legais na relação de consumo | 20 h |
Gamification através de Storytelling | 20 h |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 360 h |
Marketing: do tradicional ao FIGITAL
Conceitos básicos de Marketing ao Marketing Digital; A evolução do marketing (Eras do marketing 1.0 ao 6.0); Como aliar tecnologia e humanidade no marketing de hoje; Os elementos do Marketing 6.0; Cases de Sucesso; Aplicações práticas.
Figital Product Marketing Management
Conceitos e fundamentos da gestão de produtos. Product thinking mindset: Mentalidade de Produto x Projeto. Ciclo de vida do produto. Papel do gerente de produtos. Tendências de negócios na economia digital. Métodos ágeis como ferramenta na gestão de produtos. Cocriação (collabs) com clientes/parceiros/players. Gestão de produtos na prática. Gestão de portfólios de produtos. Ferramentas de apoio na gestão de produtos. Papéis e liderança em Gerenciamento de Produtos.
Digital Branding e Reputation Management
O que é Branding?; Aplicações práticas do branding?; Posicionamento e propósito de marca; Funções do Branding no digital; Tom de Voz; Persona de marca, identidade da marca; Cases de marcas internacionais, nacionais, regionais e locais com uso do Branding como estratégia; Ferramentas práticas. Gestão e gerenciamento de crise; Definição de modelos e construção de planejamento para gestão de crise e gestão de planos futuros para reforçar e proteger a marca no ambiente online.
Precificação no Ambiente de Marketing
Conceitos, classificações e nomenclaturas de custos; departamentalização e centro de custos; definição de bases de rateio e metodologia de aplicação de custos indiretos; custos de materiais diretos; custos de mão-de-obra; custeio baseado em atividade (Activity Based Costing); Análise Custo, Volume e Lucro; ponto de equilíbrio, Efeitos dos Tributos sobre custos e preços, formação de preços (Margem de contribuição, Markup, Pesquisa de Preços, Fórmula baseada no lucro, Custo Unitário). Decisão de aceitar ou rejeitar uma proposta. Decisão de preço para uma concorrência. Decisão de preço considerando o volume de vendas e lucro objetivado. Efeitos dos salários, tributos, provisões, encargos sociais e benefícios sobre custos e preços. Integração entre a teoria e a vivência da prática profissional.
Comportamento do Consumidor – Do Neuromarketing às Conexões Memoráveis
Teorias e modelos de compreensão do comportamento do consumidor. Processo de tomada de decisão de compra. Consumo e propaganda. Os papéis de compra. Análise dos processos psíquicos. Teoria, conceitos e variáveis que levam os indivíduos a escolherem e adquirirem os bens de consumo. Visão geral do comportamento do consumidor (consumer behavior [CB]); Bases históricas e epistemológicas; modelos integrativos do comportamento do consumidor; processos heurísticos e variáveis latentes no processo de decisão de compra; variáveis situacionais, motivacionais e preferências por marcas. Modelos teóricos na perspectiva comportamental.
Marketing de Inteligência: da Pesquisa de Mercado à Insights de Dados
Conceitos e metodologia de pesquisa de mercado. Objetivos da pesquisa de mercado. Tipos, características e usos da pesquisa. Pesquisa quantitativa e qualitativa. Estatística aplicada à pesquisa de mercado. Plano de pesquisa de mercado. Aplicações da pesquisa de mercado ao ambiente online. Conceitos e aplicações de Marketing Analytics. Ciência de Dados, Big Data e Machine Learning aplicados a desenvolvimento de produtos, conteúdos e negócios.
Design Thinking e Criatividade
Novas ferramentas para modelagem de negócios: Design Thinking.
O que é Design Thinking?; Boas práticas para mudar este mindset nas organizações; Como aplicar Design Thinking para os negócios locais e regionais? Gestão Ágil. Ciclo de Vida Ágil. Conceito, Pilares, Ciclo de Vida e Valores do Scrum. Product Backlog e Sprint Backlog. Sprints planning. Daily Scrum. Sprint Review. Sprint Retrospective.
Growth Marketing
O que é Growth? Conceitos Gerais. Perfil do Profissional. Times de Growth. Funil Pirata. Ciclos de Growth. Canais de tração. Métricas e indicadores. Cases de sucesso. Aplicações práticas.
Inbound Marketing: Copywriting e Marketing de Conteúdo com Estratégias de SEO
O que é Inbound Marketing?; Inbound x Outbound?; Boas práticas do Inbound Marketing na curadoria, produção e avaliação do conteúdo; Buyer e Brand Persona; Funil de Vendas e Consumer Journey; O que é SEO?, Elementos e estruturas de SEO internas ao site, elementos e estruturas externas ao site. O site como um serviço. Boas práticas de SEO.
E-commerce e Gestão de Leads para Vendas
A disciplina aborda os aspectos de digital commerce e a transformação necessária dentro de uma organização para os novos desafios do uso das tecnologias digitais nos negócios, em especial em modelos online. O mindset, características e tendências visando alavancar negócios ou criar negócios, são os desafios atuais de qualquer organização e conhecimentos técnicos que impulsionarão a carreira dos novos profissionais. São apresentados conceitos e estratégias com foco em ECommerce, Gestão de Leads e Análise de Dados para tomada de decisão, além de exemplos de inovação radical e incremental, através de casos de empresas que obtiveram resultados em seus negócios digitais. Analisar os impactos econômicos, características comportamentais e novas maneiras que os consumidores (B2C, B2B, B2B2C e D2C) se relacionam, além das melhores práticas.
Inteligência Artificial e Tech Enablers para Marketing 6.0
Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, IoT, Wearables, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Metaverso, Blockchain, aplicações disponíveis no mercado.
Business Analytcs e Intelligence com Power BI
A disciplina aborda os aspectos de inteligência e estratégia competitiva, tratando do contexto organizacional e a disciplina de inteligência como recurso essencial para a gestão de riscos e oportunidades para atingir os objetivos estratégicos, através da compreensão de sua inserção nos diferentes processos de negócio, quais são os modelos e exigências para estabelecer um sistema de inteligência consistente com as caraterísticas da organização, técnicas de direção ou condução de inteligência; o ciclo de inteligência. Fundamentos de estratégia competitiva, mapeamento do ambiente competitivo, formulação, estratégias genéricas e ferramentas de análise da estratégia. Possibilita o aprendizado sobre posicionamento da empresa no ambiente competitivo.
Estratégias de Omnicanalidade e Trade Marketing Digital
Conceitos e práticas relacionados à integração de canais de vendas, além de conceitos, estratégias e técnicas de marketing utilizados no ambiente omnichannel, no varejo físico e no comércio eletrônico. Criação de experiências de compra diferenciadas, integração de estratégias de trade marketing, trade marketing digital e comércio eletrônico. Análise de dados na estratégia de Omnicanalidade para avaliar a experiência do cliente na omnicanalidade. Utilização de IA nas estratégias de marketing e desenvolvimento de estratégias de fidelização de clientes entre outros. Tendências e desafios do marketing no ambiente de varejo.
Performance Analytics em Plataformas de Anúncios
Conceitos de Plataforma de Anúncios existente nos dias atuais. Entender como as plataformas podem impulsionar seus negócios.
Desenvolver estratégias de tráfego pago em cada plataforma como: formatos de anúncios, segmentação de público-alvo, otimização de campanhas e mensuração de resultados.
Influenciadores Figitais e o Marketing de Influência
Marketing de influência, o que é?, Vamos falar de Marketing Experencial?, Planeje certo sua campanha, A escolha dos Influenciadores, Briefing: o poder de um bom roteiro, Experiência mais Influência, Tendências na Influência, Networking: a alma do negócio, Relações Públicas mais Assesoria de Imprensa, Conectando marcas à influencers, O Poder do Marketing Pessoal na Influência, Cases de sucesso.
Gestão de Projetos e Inovação: Prototipação e Pivotamento aplicados ao Marketing
Princípios de gestão de projetos e inovação. Identificando, desenvolvendo e selecionando projetos. Definindo escopo, qualidade, responsabilidade e sequência de atividades. Determinando custos, orçamento e valor agregado ao projeto. O gestor e a equipe do projeto. Estrutura organizacionais da gestão de projetos. As dimensões da criatividade e os bloqueios. Tipos e cultura de inovação. Gestão da inovação e mudanças. Identificando oportunidades e criando um Plano de Negócios eficiente.
Aspectos legais na relação de consumo
Direito do consumidor à informação. Aplicabilidade das previsões do código de defesa do consumidor ao profissional de vendas. Princípios fundamentais das relações de consumo. A relação de consumo: consumidor, fornecedor, produto e serviço. Direitos básicos do consumidor. Bancos de dados e cadastros de consumo. Segurança e privacidade da informação. Responsabilidades civil e penal do fornecedor nas relações de consumo. Práticas comerciais. Oferta. Publicidade. Práticas Abusivas. Aspectos fundamentais da proteção contratual. Contratos de adesão. Cláusulas abusivas. Sanções administrativas. Defesa do consumidor em juízo – aspectos individuais e coletivos. Integração entre a teoria e a vivência da prática profissional.
Gamification através de Storytelling
Jogos, sociedade e mercado. Gamificação e negócios. Elementos de jogos e aplicabilidade. Teoria da diversão e o círculo mágico. Universo lúdico, regras e tomada de decisão. Motivação e comportamento competitivo. Estratégias de engajamento na produção de experiências lúdicas. Competição, aprendizado, fuga da realidade e interação social. Storytelling na divulgação de produtos da indústria criativa. O que é copy? Quais os gatilhos mentais mais usados? Como criar textos que vendem? Qual processo criativo para copy? Gamificação e perspectivas. Estudo de casos e prototipação.