MBA EM GESTÃO TÉCNICO-JURÍDICA DE CIDADES INTELIGENTES

Edit Content

10 meses

As aulas presenciais serão realizadas na Escola Superior de Contas do TCEMT, com transmissão ao vivo no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Aulas quinzenais, quintas e sextas-feiras.

Edit Content

O que serei capaz de fazer após o curso?

Realizar a prognóstico energético por meio de métodos da medicina tradicional chinesa, sendo possível aplicar técnicas corporais e estímulos físico-químicos para a harmonização energética, fisiológica e psico-orgânica.

Entender os processos bioenergéticos e sua manifestação no corpo humano, dentro da visão chinesa, de forma a localizar os pontos e canais com precisão, por onde flui a energia do corpo humano. Também, será capaz de diferenciar as síndromes com base nos oito princípios: exterior/interior, frio/calor, excesso/deficiência, Yin/Yang; síndrome da energia, do sangue e dos líquidos orgânicos.

Identificar os desequilíbrios energéticos fisiopatológicos e os mecanismos para restabelecer o equilíbrio em diferentes níveis, bem como utilizar técnicas semiológicas para avaliar o paciente e propor um tratamento por meio da acupuntura. Também, identificar e localizar os diversos pontos de acupuntura, bem como selecioná-los de acordo com o quadro patológico energético apresentado.

Identificar disfunções energéticas e aplicar os princípios da medicina tradicional chinesa em microssistemas, como auriculoterapia e reflexologia. Aplicar corretamente as técnicas associadas a acupuntura, como gua-sha, ventosaterapia, moxabustão, magnetoterapia, acupressão, eletroacupuntura e laserpuntura.

A quem se destina esse curso?

Esse curso é destinado a aqueles que pretendem compreender como se da o processo de desenvolvimento de doenças e busca pela saúde através dos preceitos da Medicina Tradicional Chinesa, observando o individuo como um todo, de maneira integrativa. Aqueles que buscam atuar de maneira complementar, a fim de melhorar a qualidade de vida de outrem, aplicando técnicas de maneira individual ou combinada.

Quais os objetivos desse curso?

Proporcionar formação aos profissionais de saúde em acupuntura, abordando os princípios filosóficos, fisiológicos, fisiopatológicos, semiológicos e técnicas de tratamento próprias do método terapêutico, de forma a fornecer compreensão sobre o papel essencial dos profissionais de saúde dentro de uma equipe multidisciplinar. Preparar profissionais em acupuntura para a prática clínica.

O que vou aprender nesse curso?

  • Filosofia e História da Medicina Chinesa;
  • Biossegurança em Acupuntura;
  • Teorias de base da Medicina Tradicional Chinesa;
  • Anatomia palpatória aplicada a acupuntura;
  • Anatomia e Fisiologia Chinesa;
  • Estudo dos pontos de acupuntura e meridianos de energia;
  • Técnicas de acupuntura;
  • Os 4 tempos do diagnóstico da Medicina Tradicional Chinesa: observação, inspeção (ausculta e olfação), questionamento e palpação;
  • Compreender as causas das doenças e dos mecanismos patogénicos que atuam sobre o organismo para provocarem doenças e sintomas;
  • Fisiopatologia da Medicina Tradicional Chinesa para entender os fenômenos que provocam alterações anormais no organismo durante as doenças para atuar na cura das formações patológicas;
  • Ventosaterapia, Guasha, Auriculoterapia, Cranioterapia, Moxabustão, Magnetoterapia;
  • Noções de Fito e Dietoterapia;
  • Aplicação de eletroacupuntura sistêmica e microssistêmica.

 

Edit Content

 

MÓDULO 1 – AS BASES DA MTC

Disciplinas:

Carga Horária

Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa

Teorias Básicas da Medicina Chinesa, que dão sustentação especial para todos os ramos terapêuticos da Medicina Chinesa. Teoria do Yin/Yang, 5 elementos, movimentação do Qi pelo corpo. Conhecimento sobre pensamento e história da MTC. Constitucional Chinesa.

20

Anatomia palpatória aplicada a Acupuntura

Osteologia de esqueleto axial e apendicular. Proeminências ósseas, articulações e tecidos periarticulares. Miologia – localização dos músculos superficiais e profundos, direcionamento das fibras, inserções proximais e distais. Inervações superficiais, artérias e veias principais. Aponeuroses e fascias superficiais. Localização de pontos Ashi (gatilho) e padrao de dor referida.

20

Anatomia e Fisiologia Chinesa I

Conhecimento de base para Acupuntura aplicada a localização e inserção dos pontos e suas funções; fazer a integração da visão da Medicina Tradicional Chinesa em consonância com a anatomia e fisiologia energética. Base dos Zang Fu; Anatomia e localização dos pontos dos meridianos TA e CS; Indicações e contraindicações; Fisiologia dos pontos de acupuntura; Fisiologia energética e anatomia dos meridianos supracitados; Prática de localização dos pontos e análise clínica;

20

Anatomia e Fisiologia Chinesa II

Anatomia e trajeto dos meridianos: Coração, Intestino Delgado, Pulmão, Intestino Grosso, Vesícula Biliar e Fígado. Principais acupontos de interesse para equilíbrio energético.

20

Anatomia e Fisiologia Chinesa III

Anatomia e trajeto dos meridianos: Rins, Bexiga, Baço-Pâncreas e Estômago. Principais acupontos de interesse para equilíbrio energético.

20

Total de Carga Horária do Módulo 1

100 horas

MÓDULO 2 – Bases da Prática em Acupuntura

Disciplinas

Carga horária

Ética, Bioética, Legislação e Biossegurança aplicada a Acupuntura

Concepções, dimensões, objetivos e definições da ética. Aspectos éticos da prática profissional. Noções do uso em biossegurança e bioética. Caracterização e problemática das éticas profissionais. Conhecimento éticos legais, uso correto de EPIs e EPCs em Acupuntura. Manejo dos resíduos gerados em ambientes de acupuntura. Legislação da prática de acupuntura.

20

Canais Colaterais e Técnicas de Estímulo em Acupuntura

Conhecimento de base para Acupuntura aplicada função, localização e tratamento através dos canais colaterais; Fazer a integração da visão da Medicina Tradicional Chinesa em consonância com as técnicas de estímulos das agulhas.

20

Meridianos Extraordinários e de Conexão.

Definição dos meridianos extraordinários (Du Mai, Ren Mai, Chong Mai, Dai Mai, Yang Qiao Mai, Yin Qiao Mai, Yang Wei e Yin Wei), de conexão (luo) e tendineomusculares . Principais usos e aplicações relacionadas a prática do acupunturista.

20

Fitoterapia e Dietoterapia Chinesa

Noções essenciais de Fitoterapia e Dietoterapia Chinesa. Ervas do Brasil e como atuam sobre canais, órgãos internos e órgãos e sentidos. Dietoterapia Chinesa – característica dos alimentos pela Medicina Chinesa e como podem influenciar sobre o estado energético.

20

Pulsologia e Análise de Língua

Métodos Clássicos de diagnóstico: pulso e língua. Pulso normal x pulso patológico. Pulso como recurso para avaliação de resultados. O microssistema da língua (corpo, forma, aspecto, saburra) e como ela pode ser empregada no diagnóstico e avaliação clínica do paciente. 

20

Total de Carga Horária do Módulo 2

100 horas

MÓDULO 3 – Recursos Terapêuticos Complementares

Disciplinas:

Carga Horária

Eletroacupuntura e Laserpuntura

Utilização de instrumentos e recursos terapêuticos que podem ser empregados para estímulo dos pontos de acupuntura, de modo apresentar as devidas informações teóricas e práticas a fim de alcançar a capacitação do uso dos recursos auxiliares a acupuntura através dos mais adequados tipos de estímulo dos pontos de acupuntura pelo corpo para cada paciente em cada caso. Incluem: eletroacupuntura e laser.

20

Auriculoterapia

Aplicação de microssistemas segundo os conceitos da Medicina Tradicional Chinesa. Fornecer embasamento teórico, prático e científico para boa aplicação da auriculoterapia de acordo com a Medicina Chinesa. Apresentar pontos, materiais, métodos e técnicas de atendimento. Anatomia do pavilhão auricular. Diagnóstico através da auriculoterapia.

20

Ventosaterapia, Moxabustão e Gua Sha

O histórico da Ventosaterapia. Princípio de tratamento com uso de ventosas. Reações comuns em ventosaterapia. Tratamento vertebral e paravertebral. A aplicação de ventosas no acupontos e tratamento através de Ba shu. Protocolos de tratamento com ventosas. O princípio da técnica do Gua Sha e aplicação de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa. Tipos de Moxabustão e sua aplicação.

20

Craniopuntura

Desenvolver ações profiláticas e terapêuticas no atendimento a pacientes utilizando a parte craniana em relação a somatotopia corporal, princípio essencial dos microssistemas. Aplicação de técnicas no crânio como parte de tratamento, visando um dos microssistemas da acupuntura, segundo os conceitos da Medicina Chinesa. Crâniopuntura Chinesa X Crâniopuntura Japonesa de Yamamoto.

20

Spiral taping e Magnetoterapia

O emprego de recursos terapêutico no tratamento das mais diversas algias. Para isso, a técnica de esparadrapoterapia ou também conhecida como Spiral taping. Princípio da técnica, observações, indicações e contraindicações do uso da esparadrapoterapia. Os materiais utilizados e como aplicá-los da maneira correta. O emprego da magnetoterapia através do uso de diferentes tipos de magnetos. O uso do Haihua, técnica, indicações e contraindicações.

20

Prática Ambulatorial

Esta disciplina visa combinar os conhecimentos apresentados no decorrer dos 3 primeiros módulos, mediante a aplicação clínica destes conhecimentos em pacientes reais, integrando as técnicas e métodos, teorias e práticas, em tratamentos clínicos. Reforçar os conceitos teóricos na aplicação clínica para desenvolver habilidades e relações interpessoais, profissional-paciente, para os atendimentos clínicos, além de desenvolver habilidades práticas para a avaliação, estabelecimento de princípio terapêutico e aplicação de tratamento e pacientes ambulatoriais.

50

Total de Carga Horária do Módulo 3

150 horas

MÓDULO 4 – Acupuntura Integrativa Aplicada

Disciplinas

Carga horária

Dor, Ortopedia e Reumatologia

Dor e sofrimento. As distintas origens da dor (neuropática, nociceptiva e neuroplástica). Substâncias neuromoduladoras da dor e Acupuntura. Classificação do quadro doloroso e síndrome BI. Dores musculo-esqueléticas (cervicalgia, ombro, cotovelo, punho, quadril, tornozelos, pés e mãos). Tratamentos dos distúrbios funcionais e síndromes dolorosas viscerais e somáticas.

20

Pneumologia / Gastroenterologia e Endocrinologia

Comparar as principais patologias do sistema respiratório, gastrointestinal e endócrino quanto aos modelos de diagnóstico e terapêutica, pelas visões da medicina ocidental e da Medicina Tradicional Chinesa, fundamentando, indicações, contraindicações dos tratamentos de acupuntura e técnicas complementares.

20

Neurologia / Cardiologia

Anatomia e fisiologia dos sistemas nervoso e cardiovascular, aplicando princípios da medicina tradicional chinesa. Tratamento de distúrbios neurológicos como AVC, Parkinson e neuropatias, e doenças cardiovasculares como hipertensão e insuficiência cardíaca. Pontos e técnicas de acupuntura específicas. Integração e abordagens para comorbidades, práticas clínicas supervisionadas e discussão de casos clínicos.

20

Ginecologia / Nefrologia e Urologia

Comparar as principais patologias do sistema renal e geniturinário quanto aos modelos de diagnóstico e terapêutica, pelas visões da medicina ocidental e da Medicina Tradicional Chinesa, fundamentando, indicações, contraindicações dos tratamentos de acupuntura e técnicas complementares.

20

Mental e Emocional

Conhecimento de base para Acupuntura aplicada a anamnese, diagnóstico e tratamento das emoções; fazer a integração da visão da Medicina Tradicional Chinesa em consonância com a neurofisiologia do tratamento das patologias mentais. Bases da neurociência das emoções; anatomia e localização dos pontos dos meridianos TA e relacionados as emoções; indicações e contraindicações; fisiologia dos pontos de acupuntura; fisiologia energética das desordens mentais; prática de localização dos pontos e análise clínica;

20

Oncologia

Abordar de maneira ampla e profunda a integração entre os conceitos ocidentais e orientais sobre o desenvolvimento do câncer, abordando o paciente com câncer e suas possíveis limitações. Bem como, abordando os métodos terapêuticos indicados, o princípio de tratamento, estratégias terapêuticas, melhora da qualidade de vida do paciente oncológico.

20

Prática Ambulatorial II

Esta disciplina visa combinar os conhecimentos apresentados no decorrer dos 4 primeiros módulos, mediante a aplicação clínica destes conhecimentos em pacientes reais, integrando as técnicas e métodos, teorias e práticas, em tratamentos clínicos. Reforçar os conceitos teóricos na aplicação clínica para desenvolver habilidades e relações interpessoais, profissional-paciente, para os atendimentos clínicos, além de desenvolver habilidades práticas para a avaliação, estabelecimento de princípio terapêutico e aplicação de tratamento e pacientes ambulatoriais. Ainda assim, essa prática de ambulatório, visa integralizar os conhecimentos abordados nas práticas integrativas e patologias associadas.

60

Total de Carga Horária do Módulo 4

180 horas

MÓDULO 5 – Diagnóstico e Prática

Disciplinas

Carga horária

Semiologia e Diagnóstico Chinês

Estudar e identificar os padrões de desarmonia associados as substâncias vitais, Zang fu, fatores patogênicos, 5 elementos e os canais energéticos. Ainda assim, há necessidade da compreensão e diferenciação dos diversos tipos de síndromes. Estabelecer um diagnóstico através da anamnese, apalpação, auscultação e olfação.

20

Prática Ambulatorial III

Esta disciplina visa combinar os conhecimentos apresentados no decorrer do curso, mediante a aplicação clínica destes conhecimentos em pacientes reais, integrando as técnicas e métodos, teorias e práticas, em tratamentos clínicos. Reforçar os conceitos teóricos na aplicação clínica para desenvolver habilidades e relações interpessoais, profissional-paciente, para os atendimentos clínicos, além de desenvolver habilidades práticas para a avaliação, estabelecimento de princípio terapêutico e aplicação de tratamento e pacientes ambulatoriais.

650

Total de Carga Horária do Módulo 5

670

Total de Carga Horária do Curso

1200 horas

 

Edit Content

João Antônio Rangel Machado

Formado em Farmácia pela UniEvangélica – Anápolis. Mestrado pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Acupuntura pela UniEvangélica – Anápolis. Professor em matérias como Técnicas Alternativas e Técnicas Alternativas em Estética na Faculdade Cambury - Goiânia (4 anos). Professor de Técnicas Alternativas na FacUnicamps – Goiânia (4 anos). Professor convidado para aula em Especialização em Acupuntura no Centro Benessere – Goiânia. Professor convidado para aulas em Especialização em Acupuntura na Faculdade Inspirar – Goiânia. Supervisor de Ambulatório em Acupuntura – Faculdade Inspirar – Goiânia. Curso de Taping Chinês pela Ebramec – São Paulo. Prática de Atendimento em Clínica própria e domiciliar por 10 anos.

Edit Content
logo-unialfa

Unidade Perimetral

Unidade Perimetral
(62) 3272-5000
Av. Perimetral Norte, 4129
Vila João Vaz, Goiânia / GO
CEP 74445-190

Unidade Bueno

Unidade Bueno
(62) 3121-3236
Av. Mutirão, 2600 (esq. com T-9)
Setor Bueno, Goiânia / GO
CEP 74215-240