MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado

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12 meses

UNIALFA Perimetral ou Bueno

Sextas (19h às 22h)
e Sábados (08h às 18h) - Quinzenais

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Apresentação do Curso

MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado da UNIALFA é composto por disciplinas de gestão em conjunto com conteúdo específico, possibilitando aprofundar o conhecimento em gestão estratégica de vendas. Assim, o curso promove o aperfeiçoamento da capacidade de atuar em equipe, obtendo alta performance da mesma e visando um diferencial competitivo. Concomitantemente, a carga horária oferecida de 360 horas sendo 60 horas delas para execução específica de abordagens práticas no desafio empresarial (ambiente real do mercado em uma empresa do grupo ou parceira) além de outras inúmeras horas de experiências práticas e dinâmicas em sala de aula, é um grande diferencial para consolidação dos conceitos e técnicas abordadas e oportunidade de networking.
 

Objetivos do Curso

O curso visa desenvolver conhecimentos e habilidades em diversos conteúdo da área comercial, por meio de uma sólida formação teórico/prática, da troca de experiências em sala de aula e interação com o mercado. Assim, o curso busca fornecer conhecimentos sobre planejamento e gestão da força de vendas, e habilidades para liderar, trabalhar em equipe, comunicar, negociar e gerar diferenciais competitivos.
 

Objetivos específicos:

  • Gerar Base para tomada de decisões e gestão sadia de um ambiente 4.0;
  • Adquirir noções práticas de implementação do Sistema Integrado de Gestão;
  • Desenvolver as habilidades de gestão e comunicação;
  • Consolidar ferramentas de apoio à tomada de decisão;
  • Fornecer Base para a criação de um ambiente focado em inovação e prático;
  • Criar o espaço para desenvolvimento das pessoas através dos espaços de networking, realização de workshops, seminários e missões técnicas de excelência.
 
Ao final do curso, o profissional terá bagagem para gestão de pessoas e processos inerentes ao ambiente corporativo com foco em gestão comercial, bem como trabalhar com foco em gestão agille, e processos disruptivos, abrangendo novas possibilidades de gerenciamento e tomada de decisão.

Público Alvo

Gestores e profissionais que atuam ou desejam atuar na área comercial, com formação em áreas e setores econômicos diversos e que busquem o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências para a operação e gestão de suas atividades com resultados que impulsionem sua carreira e as organizações em que atuam.
 

Diferenciais

Ênfase nas interações práticas: nosso MBA tem o foco predominante prático, mesmo com atividades presenciais em sala de aula, sempre priorizamos a interação e aplicação real de situações embasadas pela vivência dos profissionais.
 
Inteligência de mercado: nenhum processo de gestão está completo se não estiver alinhado com a evolução constante do mercado, desta forma, este curso, em sua essência foca em toda a sua base a inovação, seja depessoas, processos, produtos, enfim, a inteligência do negócio rege a gestão e não ao contrário.
 
Professores de mercado: nossos professores possuem larga experiência em processos industriais. Juntos somam mais de 180 anos de experiência prática em grandes empresas do país e de vários ramos de atuação, tais como: Coca-Cola, Kaiser, Borges Landeiro, Brasil Telecom, Sesi, Jaime Câmara e Grupo José Alves.
 
Desafio empresarial: nosso MBA proporciona aos alunos a aplicação prática de tudo o que foi vivenciado em sala de aula em empresas reais, em situações reais e com executivos reais que irão ajudar aos alunos na construção do modelo mental e aplicação de todo o conteúdo do curso.
 
Parcerias com empresas e instituições: além das interfaces de mercado com os professores especialistas e atuantes em seus respectivos processos, o aluno do MBA em Gestão comercial e inteligência de mercado da UNIALFA conta com uma estrutura das empresas que compõe o Grupo José Alves: Coca-Cola Bandeirantes, Vitamedic, Rembal, Rebica Água Crystal, N&L Indústria Química. Assim, visitas técnicas, workshops, missões técnicas avançadas e tantas outras oportunidades de parceria estão abertas em segmentos comerciais diferentes.
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MÓDULO 1 – FORMAÇÃO BÁSICA 

DiscplinasCarga Horária
Inovação Comercial, Empreendedorismo e Design Thinking 20
Carreira Corporativa e Soft Skills  20
Formação de Política Comercial 30
Supply Chain Management: Integração da Gestão de Marketing e Suprimentos  20
Varejo 4.0: A reinvenção do varejo na era digital 20
Total de Carga Horária do Módulo 1110 horas

 

MÓDULO 2 – PESQUISA, INTELIGÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DOS DADOS 

DisciplinasCarga Horária
Cultura de Dados e Pesquisa de Mercado 20
Inteligência e Estratégia Competitiva de Mercado 20
Geomarketing: go to marketing e inteligência geográfica de mercado 20
Business Strategy e Sales Analytics 20
Total de Carga Horária do Módulo 2 80 horas

 

MÓDULO 3 –  NEGOCIAÇÃO E GESTÃO ESTRATÉGICA DE VENDAS E MARKETING 

DisciplinasCarga Horária
Negociação Estratégica 360º e Gestão de Conflitos 20
Vendas em Ambientes Competitivos: do Atacado ao Varejo20
Gestão Estratégica de Vendas Consultivas de Alta Performance 20
Marketing: do Off ao On 20
Neuromarketing, Jornada do Consumidor: CX, UX e CS e CRM 20
Trade de Marketing: Campanhas de Vendas e Endomarketing 30
Aspectos legais na relação de consumo  20
Desafio Empresarial com Storytelling e Gamification: jogos estratégicos 20
Total de Carga Horária do Módulo 3 170 horas

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 360 HORAS

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Diego Alves Jacob

Doutor em Marketing e Estratégia pela Universidade do Minho - Portugal (2018-2022), Mestre em Desenvolvimento Regional (Marketing Digital) pela Faculdade Alfa (2012). Especialista em Gestão de Pessoas e Marketing pela Universidade Católica de Goiás - UCG (2005) e em Gestão Executiva e Inteligência de Mercado pelo IPOG (2015). Graduado em Gestão Hoteleira pelo CEFET-GO (2003). Professor do UNIALFA e UNICAMBURY das disciplinas de marketing. No histórico profissional, acumula grande experiência mais de 20 anos de experiência em Marketing (on e off-line), Inteligência de Marketing e Mercado, Comportamento do Consumidor, Campanhas de Vendas, Pesquisa de Mercado, Ações de Controles de Resultados, Planejamento Estratégico, Liderança e Formação/Treinamentos. Acumula Reconhecimentos e premiações em diversas áreas por onde atuou.
Currículo Lattes

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Profa. Ma. Sirlei dos Reis Rodrigues Segatti

Consultora e Instrutora na área de Empreendedorismo e Inovação. Atuou junto ao Sebrae e Sesi/Senai nos Estado de Goiás e Tocantins. Desenvolve projetos de empreendedorismo com o foco no empreendedorismo feminino. Integra o programa LiderAgro do Senar Goiás com o foco no desenvolvimento de negócios inovadores. Mestre em Administração, especialista em Comunicação e Marketing, Planejamento, Implementação e Gestão de EAD E graduada em Administração.

Prof. Esp. Leandro Miranda Rodrigues

Gerente administrativo e financeiro com mais de 18 anos de experiência no mercado, especialista em gestão financeira e em Business Intelligence. Possui experiência em precificação de produtos e serviços de diversos segmentos, além de ter realizado implantação de dashboards com uso do Power BI para auxílio na tomada de decisão. Especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas e Graduado em Administração e Direito pela UNIALFA.

Prof. Esp. Bruno de Araujo Godinho

Gestor de Negócios do segmento da saúde do SESI. Mais de 19 anos de experiência levando soluções para tornar as empresas mais competitivas. Pós-graduado em Neurociência e Comportamento (PUCRS), Promoção da Saúde e Qualidade de Vida nas Organizações (ABQV) e MBA em Marketing (FGV), Practitioner em PNL pela The Society of NLP e graduação em Propaganda e Marketing pela UNIP.

Prof. Me. Fabrício de Souza Santos

Atuou como gestor de indústria na área de administração da produção e dos processos logísticos, liderando mais de 60 pessoas. É bacharel em Administração de Empresas; Especialista em Docência do Ensino Superior; MBA em Data Marketing e Mestre em Administração.

Prof. Esp. Rafael Isamu dos Santos Taguchi

É Digital Commerce Manager na Araguaia Agronegócio, tem mais de 15 anos de experiência, em marketing, digital, inovação e inteligência competitiva em grandes empresas como: Nextel, EBM Incorporações, Terral Shopping Centers e Rennova Nutriex. Especialista em Marketing Digital e Pós Graduado em Estratégias Empresariais pela UFG e realizou o Digital Marketing Nanodegree da Udacity.

Prof. Me. Leonardo Pereira de Morais

Graduado em Internet e Redes de Computadores pela Universidade Salgado de Oliveira (2007), especialista em Segurança da Informação pela Universidade Salgado de Oliveira (2012), MBA em Governança nas Tecnologias da Informação pelo IPOG (2016). Mestre em Ciência da Computação da UFG (Conclusão 2020), participa do projeto de pesquisa internacional (EMBRACE). Atua como Gerente de operações de TI - Araguaia, e Professor de cursos de tecnologia na Faculdade Senac GO. Pesquisador com foco em caracterização do comportamento do usuário através de análise de sentimentos voltada para gerenciamento de redes sem fio futuristas (redes 5G)

Prof. Dr. Pedro Henrique Rodrigues de Sousa

Graduado em Internet e Redes de Computadores pela Universidade Salgado de Oliveira (2007), especialista em Segurança da Informação pela Universidade Salgado de Oliveira (2012), MBA em Governança nas Tecnologias da Informação pelo IPOG (2016). Mestre em Ciência da Computação da UFG (Conclusão 2020), participa do projeto de pesquisa internacional (EMBRACE). Atua como Gerente de operações de TI - Araguaia, e Professor de cursos de tecnologia na Faculdade Senac GO. Pesquisador com foco em caracterização do comportamento do usuário através de análise de sentimentos voltada para gerenciamento de redes sem fio futuristas (redes 5G)

Prof. Esp. Wagner Martins

CEO da Alcateia Suite Controller em Brasília/DF. Proprietário da Clínica Médica SIFAM e do Cartão de Benefícios “VIVER COM VOCÊ”, em Goiânia/GO, Sócio e CEO da IBCO (Indústria de Bebidas de Centro-oeste) em Itumbiara/GO com mais de 20 anos de experiência em Gestão Empresarial, (Gestão Estratégica Financeira, Marketing Digital e Monetização Integral). Mestrando em Gestão da Qualidade (Unicamp/SP), especialista Gestão Empresarial (PUC/GO), Docência Universitária (Universo/RJ), especialista em Balance Scorecard (BSC) em KPI (Key Performance Indicator) e graduado em Administração de Empresas.

Prof. Esp. Ralph Waldo Rangel

Empreendedor em Tecnologia e Educação com experiência em Desenvolvimento de Metodologias para Gestão de Grandes Redes Escolares, Software para Gestão Social, Software para Escola, Software para Curso, Faculdade e Pós. Foi Secretário Executivo de Inovação, Ciência e Tecnologia do Município de Goiânia; foi Superintendente de Tecnologia da Informação na Prefeitura de Goiânia; foi Superintendente na Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás. Especialista em Governança nas Tecnologias da Informação, Especialista em Psicologia e o Desenvolvimento Infantil, Especialista em Neuroeducação: Neurociência e Educação e Graduado em Tecnologia e Processamento de Dados.

Prof. Me. José Auricicero Sousa Silva

CEO do Instituto de Desenvolvimento Humano com atuação em desenvolvimento e autodesenvolvimento de pessoas e equipes, a partir de palestras, consultorias e mentorias. Tem mais de 30 anos atuando na área de gestão estratégica de pessoas, sendo 25 anos no Sesc Goiás, com expertise nas áreas de Departamento Pessoal, Segurança do Trabalho, Plano de Cargos e Salários, Planejamento e Orçamento estratégico de pessoas, Gestão de Programas de Aprendizagem e Estágio. Autor da coletânea Caderno do Líder e Coordenador do Programa de Aprendizagem e Estágio da Unifasam Junior dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Mestre em Educação, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança e graduado Ciências Contábeis, em Administração e Pedagogia.

Profa. Esp. Thâmara Zaia Costa Barros

CEO do Marketing de Encantamento Jeito Zaia, criadora do método #JeitoZaia, com estratégias de Encantamento. Possui mais de 20 anos de experiência na área de Marketing, sendo 11 a frente do mercado de shopping center, de atacado e varejo. Especialista em Marketing e Comunicação pela Faculdade Cambury/USP, MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Especialista em Experiência do Consumidor pela ESPM, em Encantamento pela Escola de Inspirações SP e graduada em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela PUC Goiás.

Prof. Me Carbio Almeida Waqued

Presidente da Rede Goiana de Inovação, Mentor de Carreira, Administrador de Empresas Publica e Privada pela UCG/GO, Pós graduado em Administração em Marketing pela FAAP/SP, Mestre em Engenharia de Produção ênfase em Qualidade e Produtividade pela UFSC/ SC. Sócio Proprietário da Merkado de Ideias Estratégicas, Professor do curso de Administração da PUC GO, Coordenador da Incubadora de Empresas PUC- Goiás. Coordenador e Professor do curso de Propaganda e Marketing da Unip/ Goiânia. Coordenador de cursos de Pós Graduação nas Instituições: FacUnicamps , UniEvangelica e Monte Pascoal. Tenho larga experiência na área de Planejamento, Comercial e de Marketing, atuando : Pepsico/Pizza Hut, Shopping Bougainville, Brasil Telecom/ Oi e Riclan/ Freegells, Plaza Doro/ Tropical Brasil Brockers; Hospitais Buriti, Ela Maternidade, IGOPE, Hospital Vila Nova, Clinica Afeto, Instituto Rennovari.

Prof. Esp. Jayme Diogo Araújo

Diretor de Tráfego e Performance de Mídia na Ads Cool. Especialista em Comunicação, Marketing e Mídias Sociais e Professor acadêmico de Estratégia Digital e Tráfego Pago. e Pós-Graduado em Formação de Professores e Gestão Educacional. Publicitário, Professor Acadêmico e Pós-Graduação. Especialista em Marketing e Comunicação Digital. Graduado em Publicidade e Propaganda, possui Pós-Graduação em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais é Pós-Graduando em Formação em Docência e Gestão Educacional.

Prof. Dr. Diego Alves Jacob

Gerente de Marketing com mais de 20 anos de experiência em Marketing (on e offline), Inteligência de Marketing e Mercado, Comportamento do Consumidor, Campanhas de Vendas, Pesquisa de Mercado e Planejamento Estratégico. É doutor em Marketing e Estratégia pela Universidade do Minho - Portugal, Mestre em Desenvolvimento Regional (Marketing Digital) pela Faculdade Alfa, Especialista em Gestão de Pessoas e Marketing pela Universidade Católica de Goiás - UCG e em Gestão Executiva e Inteligência de Mercado pelo IPOG e graduado em Gestão Hoteleira pelo CEFET-GO e Gestão em Marketing pelo Descomplica.

Profa. PhD. Carla Simone Castro da Silva

Servidora pública Federal e coordenadora geral de Empreendedorismo do Instituto Federal de Brasília. Cargos de alta gestão por mais de 18 anos em empresas como Ambev, Kaiser - Coca-Cola, Borges Landeiro, shopping center e Rede Globo. P.H.D em Marketing estratégico pela Universidade do Minho ( PT). Doutora e Mestra em Psicologia Comportamental pela PUC- GO (Linha de pesquisa comportamento do consumidor) Especialista em Consumo e Varejo pela USP, Especialista em Marketing – FAAP Analista do comportamento pela UNB e Graduada em Secretariado Executivo Bilingue.

Prof. Esp. Yuri Sousa Jackson

Advogado atuante há mais de 10 anos na consultoria de empresas nos mais diversos segmentos, expert em negociações no modelo Harvard. Bacharel em Direito pela PUC-GO, especialista em direito empresarial (LL.M) pela FGV-RJ.

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