Fale com a Pós-Graduação:

(62) 3412-1350 ou WhatsApp

Pós-Graduação

Especialização em Terapia Analítico-Comportamental

Inscreva-se
  • Início: Fale com um de nossos consultores!
  • Local: Unidade Bueno
  • Investimento: Clique aqui para exibir o valor

  • Periodicidade: Sábados Quinzenais
  • Horários: das 8h00 às 18h00

Dúvidas?

APRESENTAÇÃO DO CURSO

A Terapia Analítico-Comportamental configura-se como aplicação clínica dos preceitos teóricos e técnicos da Análise do Comportamento, ciência psicológica fundamentada no Behaviorismo Radical de B.F. Skinner.

Enquanto sistema psicológico, a Análise do Comportamento destaca-se perante outras abordagens por sua preocupação com o rigor científico e metodológico, proporcionando a construção de um conhecimento cumulativo e que forneça tecnologias úteis para a compreensão e modificação do comportamento humano.

O crescimento das ciências psicológicas acompanha a demanda crescente de soluções para problemas ligados à saúde mental, bem-estar e qualidade de vida, transtornos psicológicos e desenvolvimento das potencialidades humanas. As terapias analítico-comportamentais historicamente têm-se mostrado como ferramentas de intervenções úteis e eficazes no tratamento de uma ampla gama de problemas, tendo seus resultados empiricamente validados por pesquisas clínicas.

Hoje, considera-se que as terapias comportamentais são primeira escolha no tratamento de uma ampla gama de transtornos psicológicos e problemas de desenvolvimento. Ao profissional de psicologia, faz-se necessária uma ampliação do domínio técnico das ferramentas que caracterizam esta modalidade de terapia, juntamente com uma melhor articulação entre tal prática e os fundamentos teóricos que a embasam, assim como a integração interdisciplinar entre o psicoterapeuta e outros profissionais da saúde.

Para obtenção deste conhecimento, o curso de pós-graduação em Terapia Analítico-Comportamental do UNIALFA - Centro Universitário Alves Faria tem uma estrutura curricular que totaliza 432 horas divididas em 16 disciplinas teóricas e praticas. O programa apresenta histórico e fundamentos da prática analítico-comportamental no contexto psicoterápico e discute temas e pesquisas contemporâneos dentro da Terapia Analítico-Comportamental.

O curso pretende também promover a discussão e reflexão de questões teóricas e metodológicas da Terapia Analítico-Comportamental e da Análise Comportamental Aplicada no contexto do Behaviorismo Radical, capacitando o estudante a compreender as implicações de tais questões para o contexto de aplicação.

Assim ao final do programa o profissional estará capacitado para a formulação de casos clínicos, avaliação e planejamento das sessões psicoterapêuticas a partir do modelo analítico comportamental que é pautado no método científico de investigação.


OBJETIVOS

O curso de pós-graduação em Terapia Analítico-Comportamental do UNIALFA visa proporcionar ao estudante, conhecimentos teóricos e práticos relativos à prática da Terapia Analítico-Comportamental, visando desenvolver habilidades e competências para realização de intervenções clínicas e em outros contextos aplicados. Além disso, o curso instrumentaliza o aluno na condução de diversas modalidades de processo terapêutico e na utilização de técnicas de intervenções baseadas em evidências.


PÚBLICO ALVO

  • Psicólogos que desejam uma formação em terapia analítico-comportamental. 

DIFERENCIAIS 

O curso de pós-graduação em Terapia Analítico-Comportamental do UNIALFA utiliza diferentes métodos de ensino: aulas expositivas, estudos de casos, simulações de atendimentos e workshops. Ele conta, ainda, com um corpo docente especializado na área clínica e tendo como referencial teórico a abordagem analítico-comportamental. Trata-se de profissionais com ampla experiência tanto clínica quanto acadêmica.

Os módulos do curso são estruturados de modo a promover reflexões e questionamentos acerca da prática clínica. O módulo referente à supervisão de casos clínicos foi pensado para ter um foco essencialmente prático.

O aluno receberá um certificado com título de Especialista em Terapia Analítico-comportamental, emitido pelo UNIALFA de acordo com os requisitos legais, acadêmicos e pedagógicos que rege as disposições da Resolução do CNE/CES nº 01, de 8-06-2007 do Ministério da Educação - MEC.


* Supervisão de Casos Clínicos: A serem trabalhados em salas de aula.