Especialização em Psicologia Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho

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24 meses

UNIALFA

Aulas quinzenais, sextas 19h00 às 22h20 e sábados das 8h às 18h. Os dias e horários das atividades laboratoriais e ambulatoriais serão informados posteriormente mediante disponibilidade do local e pacientes.

Dúvidas?

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O que serei capaz de fazer após o curso?

Ao final do curso, o profissional estará preparado para gerenciar pessoas, promover saúde bem-estar dos colaboradores dentro das organizações, respaldado pelas melhores práticas e ferramentas de mercado. Além disso, dominará as ferramentas necessárias para identificar, analisar e planejar intervenções eficazes em diferentes contextos organizacionais

A quem se destina esse curso?

O curso destina-se a profissionais de áreas diversas que atuam ou desejam atuar no contexto de gestão de pessoas dentro das organizações, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, com foco em resultados e em um ambiente saudável e feliz.

Capacitar o aluno pós-graduando para que atue como agente transformador dentro das organizações, consciente do papel de gestão de pessoas; Entregar métodos e ferramentas inovadoras a serem aplicadas na Gestão de Pessoas, visando promover saúde e bem-estar aos colaboradores.

O que vou aprender nesse curso?

  • Business Partner – Consultoria interna, conectando estratégias, areas e RH;
  • Management 3.0 – Humanização na Era da Inovação;
  • Recrutamento, Seleção e Onboarding;
  • Comportamento Humano e o Papel do Psicólogo nas Organizações;
  • Liderança, Cultura Positiva e Clima, com foco em Segurança Psicológica;
  • Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) – Intervenções, indicadores e promoção de saúde do trabalhador;
  • Psicologia Positiva e Desenvolvimento Humano;
  • Mindfulness, Criatividade e Trabalho;
  • Autoconhecimento e Neurociência aplicada à Inteligência Emocional;
  • Empregabilidade, Automatização dos Processos e Esgotamento Emocional no Trabalho;
  • Liderança e Psicologia de Grupos;
  • Gestão do Conhecimento e Inteligência Organizacional;
  • Comunicação Organizacional e Gestão da Mudança;
  • Employer Branding – Posicionamento e Marca do Empregador;
  • Legislação Trabalhista e Relações de Trabalho no cenário atual;
  • Saúde, Bem-estar e Engajamento no Trabalho;
  • Inclusão Social e Diversidade nas Organizações;
  • Saúde Mental e Doenças no Trabalho.
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Módulos

Ementas

Carga Horária

1. Business Partner – Consultoria interna, conectando estratégias, áreas e RH

O papel do consultor interno x as necessidades da organização; Tipos de Consultoria; Competências essenciais ao Consultor Interno; Entendendo o negócio para agregar valor; Quem é o seu cliente, quais suas expectativas e necessidades; Gerenciamento de problemas; Como articular os interesses organizacionais com os interesses das áreas.

20 h

2. Management 3.0 – Humanização na Era da Inovação

Gestão e Liderança; Princípios de Gerenciamento 3.0; Complexidade de Pensamento; Motivação e Engajamento; Equipes Remotas; Melhores Feedbacks.

20 h

3. Recrutamento, Seleção e Onboarding

Contextualização das práticas de recrutamento, seleção e onboarding. Técnicas para atração e seleção de pessoas. Integração e socialização do novo colaborador e o processo de onboarding (presencial e/ou remoto).

20 h

4. Comportamento Humano e o Papel do Psicólogo nas Organizações

Fundamentos da Psicologia Organizacional o papel do profissional Psicólogo nas organizações; Comportamento Humano nas organizações; Comportamento Inato vs. Aprendido Métodos e ferramentas para intervenção no comportamento organizacional.

20 h

5. Liderança, Cultura Positiva e Clima, com foco em Segurança Psicológica

Definição de cultura e clima organizacional. Elementos da cultura e impactos no comportamento organizacional. Cultura positiva e engajamento. O papel do líder na cocriarão da cultura positiva. Clima e satisfação no trabalho. Como promover Segurança Psicológica nas organizações.

20 h

6. Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) – Intervenções, indicadores e promoção de saúde do trabalhador

O que é Qualidade de Vida no Trabalho; Como avaliar a QVT e índices de satisfação, saúde e bem-estar do trabalhador; Como promover a qualidade de vida no ambiente profissional por meio de ações que proporcionem o bem-estar e saúde do trabalhador e aumentem a sua produtividade. Cases práticos.

20 h

7. Psicologia Positiva e Desenvolvimento Humano

Psicologia Positiva; Forças de Caráter e Virtudes; Talentos e Pontos Fortes; Os 5 elementos do bem-estar (Modelo PERMA); Felicidade autêntica: a vida prazerosa, a vida engajada e a vida significativa; Emoções positivas; Construção de relacionamentos; Psicologia Positiva no processo de Feedback; Coaching Positivo.

20 h

8. Mindfulness, Criatividade e Trabalho

O que é Mindfulness; Mindfulness Corporativo; Trabalho Consciente e Atenção Plena; Flow, a experiência de fluxo – estado de alta performance e engajamento; Mindfulness e criatividade; Práticas iniciais de Mindfulness nas organizações; Melhora na performance, foco, saúde física e mental e felicidade no trabalho.

20 h

9. Autoconhecimento e Neurociência aplicada à Inteligência Emocional

Autoconhecimento; Propósito de vida e realização pessoal; Inteligência Emocional; Vulnerabilidade; Neurociência das emoções: entendendo o cérebro emocional; Plasticidade Neural e Regulação Emocional; Agilidade Emocional.

20 h

10. Empregabilidade, Automatização dos Processos e Esgotamento Emocional no Trabalho

Empregabilidade e desemprego; Automatização de processos; Novas tecnologias e o desaparecimento de profissões; Fatores de adoecimento psíquico no trabalho: Gestão, natureza da atividade, condições de trabalho, sobrecarga, etc.; Esgotamento emocional no trabalho.

 

20 h

11. Liderança e Psicologia de Grupos

Fundamentos da Psicologia de Grupos; Dinâmica dos grupos sociais; Fatores de estruturação e coesão de grupos: liderança, qualidade de relacionamentos, processos, normas, cultura, dentre outros; Compreensão do processo grupal; Distinção entre papéis sociais e papéis psicológicos; Grau de influência que a liderança exerce sobre o grupo e seus integrantes.

20 h

12. Gestão do Conhecimento e Inteligência Organizacional

Gestão do conhecimento nas organizações; Estratégias para a criação e compartilhamento de conhecimento; Formas de transferência do conhecimento; Práticas de gestão do conhecimento; Inteligência Organizacional, voltada para a compreensão da complexidade, solução de problemas e tomada de decisão; Elementos teóricos, componentes, modelos conceituais e práticas de Inteligência Organizacional.

20 h

13. Comunicação Organizacional e Gestão da Mudança

Mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo). Mudanças organizacionais no Mundo VUCA. Comunicação Organizacional. Relações Ganha-Ganha; Comunicação Não-Violenta; Gestão da Mudança. 8 Passos de Kotter para gestão da mudança.

20 h

14. Employer Branding – Posicionamento e Marca do Empregador

Gestão da marca empregadora; Posicionamento e reputação; Práticas atuais, ferramentas e tendências do Employer Branding como vantagem competitiva; Valores Organizacionais; Identificação entre a marca da organização e marca pessoal; Atração de talentos através do Employer Branding.

20 h

15. Legislação Trabalhista e Relações de Trabalho no cenário atual

As complexidades sociais no Brasil e adequação de leis trabalhistas. A Influência da legislação trabalhista sobre as relações de trabalho. Reforma na previdência e os impactos nas empresas e trabalhadores e as modalidades de contratos de trabalho; Novas relações de trabalho, como a terceirização, PJ, dentre outras; O trabalho remoto e híbrido.

20 h

15.   Saúde, Bem-estar e Engajamento no Trabalho

Saúde do trabalhador e sua relação com o engajamento no trabalho. Relações de trabalho e aspectos psicossociais implicados no bem-estar e saúde do colaborador; Motivação e Engajamento a partir de práticas de bem-estar no trabalho.

20 h

16.   Inclusão Social e Diversidade nas Organizações

Teorias e estratégias de inclusão social nas organizações; Noções de direitos humanos, interseccionalidade e de marcadores sociais (gênero, raça/etnia, território, classe e sexualidade). Modelos e políticas para inclusão da diversidade no contexto organizacional. Cases práticos.

20 h

17.   Saúde Mental e Doenças no Trabalho

Bases teóricas da relação saúde mental e trabalho. Ansiedade, Depressão, Síndrome de Burnout; Relações entre trabalho, saúde/doença e estratégias de mediação do sofrimento e adoecimento. Intervenções para promover saúde mental no trabalho.

20 h

Total de Carga Horária do Curso

360 h

 

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camila rodrigues

Camila Rodrigues da Silva Palmeira

Profissional com 16 anos de experiência em Gestão de Pessoas; Psicóloga pela PUC - GO, Especialista em Liderança e Gestão Empresarial; Atualmente, Diretora de Projetos, Consultora, Mentora para Líderes e RH e Trainer na Acelere Gestão de Pessoas; Atuação como Gestora de Recursos Humanos, atuando na implantação e estruturação de todos subsistemas de RH; Psicóloga Clínica e Orientadora de Carreira; Líder do processo de certificação Melhores Empresas para se Trabalhar - GPTW da BR House Inteligência Imobiliária.

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camila paiva

Camilla Paiva

Psicóloga pela PUC desde 2009, Especialista em Liderança e Gestão Empresarial, Certificada em Coaching pelo Instituto Internacional de Coaching Integrado - SP. Carreira na área de Gestão de Pessoas, com destaque na implantação e políticas e processos de Recursos Humanos; Revisão e Implementação de Políticas de Departamento Pessoal; Coordenação de equipes.

lorranny

Lorranny Sousa

Referência em RH com cases de sucesso em mais de 200 empresas. 40.000 profissionais impactados. 20 prêmios conquistados ao longo da carreira. Premiações ligadas a melhores práticas em gestão de pessoas, marketing/vendas e minha carreira (descrição dos prêmios está no item “Conquistas” aqui no perfil). Eleita pela PUC Profissional Destaque do ano de 2019. Criadora do método Design Thinking aplicado ao RH. Co-autora do livro RH na veia. Diretora ABRH (Associação Brasileira de RH) e Acieg (Associação do Comércio e Indústria de GO) Empresária com propósito de abrir caminho pra que boas empresas se tornem excelentes.

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Lucinéia Schuster

Psicóloga, Mestre em Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, das Organizações e do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Pesquisadora de temas como Inteligência Emocional e Alta Performance, Autoconhecimento, Psicologia Positiva entre outros. Professora da Escola de Inteligência Emocional - Menthes no período de 2015 a 2017. Professora da Pós-graduação do IPOG no período de 2018 e 2019. Professora da Graduação em Psicologia da Faculdade CGESP em Goiânia no ano de 2023! Desenvolve trabalhos ligados ao desenvolvimento do potencial humano em empresas, ministra palestras e cursos voltados para essas áreas!

thamyris

Thamyris de Medeiros

Profissional com 18 anos de atuação na área de Gestão de Pessoas, dedicou a última década de sua carreira ao RH Estratégico voltado aos mercados de Mineração, Agro, Saúde e Industrial (medicamentos, metalurgia, alimentos e têxtil). É Psicóloga, Mestre em Gestão Empresarial e Especialista em Gestão de Negócios, Gestão de Pessoas por Competências e Coaching e Gestão Estratégica de Pessoas. Já trabalhou em empresas nacionais e multinacionais de grande destaque em seus segmentos, como: LBR Lácteos/ GP Investimentos, Halex Istar, Burger King Centro-oeste, Yamana Gold e Kingspan Isoeste. Há 8 anos atua como empreendedora em desafios de consultoria, mentoria e assessoria relacionados à estratégia de negócios e de pessoas. Também ministra disciplinas em cursos de Graduação e Pós-Graduação.

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Iris Gabrielle Gomes Ameloti Leão

Graduada em Psicologia pela PUC/GO em 2008. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela FAMEESP Especialista em Neuropsicologia pelo CEAPG. Experiência na Organizacional com atuação por 6 anos com Gestão de Pessoas (Recursos Humanos, Treinamento e Desenvolvimento). Experiência com Orientação Profissional e de Carreira. Avaliação Psicológica e Neuropsicológica. Professora na Graduação em Psicologia (Psicologia Organizacional e do Trabalho e Neurociências). Psicóloga Clínica com ênfase no atendimento a adolescentes e adultos.

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