Após a conclusão da Especialização em Engenharia de Manutenção e Confiabilidade, os alunos e profissionais estarão preparados para desempenhar papéis cruciais nas operações, na gestão, na assessoria e na consultoria do modelo de gestão aplicado à Engenharia de Manutenção e Confiabilidade, assim como nas ferramentas correlatas às atividades que sustentam as áreas de apoio à manufatura industrial, alinhados com os princípios fundamentais da Indústria 4.0. Eles estarão capacitados a liderar e executar com excelência, oferecendo soluções especializadas para garantir a eficiência operacional, a confiabilidade dos sistemas e a otimização de processos em um ambiente industrial cada vez mais tecnológico e orientado por dados. Seja assumindo responsabilidades operacionais, liderando equipes ou fornecendo orientações estratégicas, os formados estarão prontos para fazer uma contribuição impactante para o sucesso das empresas na era da transformação digital e da Indústria 4.0.
O curso de Especialização em Engenharia de Manutenção e Confiabilidade é ofertado de forma multidisciplinar e com destaques para profissionais que atuam nas áreas de Engenharias, Tecnólogos, Administradores, Gestores de Manutenção e/ou Processos Industriais, interessados nos conhecimentos inerentes em Engenharia de Manutenção e Confiabilidade com aplicação de tecnologias da Indústria 4.0.
O Curso de Especialização em Engenharia de Manutenção e Confiabilidade visa capacitar profissionais de nível superior para se tornarem especialistas em desenvolver ferramentas, métodos e estratégias de gerenciamento de atividades de Engenharia de Manutenção no contexto da indústria 4.0, operações do agronegócio e administração de frotas e instalações prediais. O programa tem como objetivo primordial melhorar os processos de manutenção, aumentar a disponibilidade operacional, garantir a confiabilidade dos sistemas, reduzir custos e minimizar a intervenção humana por meio da automação.
Este curso abrangente oferece um conjunto diversificado de habilidades e conhecimentos, capacitando os participantes para serem líderes versáteis e inovadores nas áreas de Engenharia de Manutenção e Confiabilidade, preparados para enfrentar os desafios da indústria moderna com excelência e soluções práticas.
ESP. EM ENGª DE MANUTENÇÃO E CONFIABILIDADE | |
MÓDULO 1 – GESTÃO INTEGRADA | |
Disciplinas: | Carga Horária |
Disciplina 1: Inovação & Design Thinking
Os tipos de inovação e suas definições. Criatividade x Inovação. Abordagem do Design Thinking. Teoria do Diamante Duplo | 10 horas |
Disciplina 2: Fundamentos da Produção I
Revoluções Industriais. Planejamento, Programação e Controle da Produção. Lean Thinking. Modelos de Manufatura (STP, WCOM, TPM, Lean Manufacturing) | 20 horas |
Disciplina 3: Gestão Estratégica de Pessoas
Storytelling e Comunicação Estratégica. Diagnóstico, Cultura e Clima Organizacional. Liderança Estratégica. Competência e Desenvolvimento de Pessoas. Delegação, Empowerment e Equipes. Assertividade, feedback e soluções de conflitos. Gestão da Mudança | 20 horas |
Total de Carga Horária do Módulo 1 | 50 horas |
MÓDULO 2 – REVOLUÇÃO 4.0 | |
Disciplinas | Carga horária |
Disciplina 4: Gestão dos Sistemas de Informação e Operações 4.0
Fundamentos da Tecnologia, Sistemas e Dados. Sistemas de Informação na Indústria 4.0. Big Data, Indústria 4.0 e IoT. Sistemas Automatizados e MÊS. Machine Learning e os Desafios da Indústria 4.0 | 20 horas |
Disciplina 5: Automação para Indústria 4.0
Pilares da Indústria 4.0. Conectividade e Integração de Sistemas. Sensoreamento Industrial | 20 horas |
Total de Carga Horária do Módulo 2 | 40 horas |
MÓDULO 3 – COMPETÊNCIAS TÉCNICAS ESPECIALIZADAS | |
Disciplinas: | Carga Horária |
Disciplina 6: Gestão Estratégica da Manutenção
Função e Tipos de Manutenção. Gestão do Sistema de Informações da Manutenção. Sistema de Manutenção Periódica (TBM). Sistema de Manutenção Preditiva (CBM). Sistema Zero Quebras. Gestão da Eficiência Energética – ISO-50001 | 20 horas |
Disciplina 7: PCM na Indústria 4.0
Função Estratégica do PCM. Procedimento, Processo e Calendarização da Manutenção. Manutenção Corretiva Planejada. Planejamento dos Módulos de Manutenção. Métricas de Apropriação e Retorno de Informação. MS-Project aplicado à Manutenção (criação das trilhas de tarefas; gráficos de gantt, sequenciamento de atividades; atribuição de recursos; interface com módulo PM-SAP) | 20 horas |
Disciplina 8: Manutenção Produtiva Total
Estratégia do TPM. Pilares do TPM. Transferência de Habilidades de MP para MA. Análise de Quebras. Formação do Operador- Mantenedor | 20 horas |
Disciplina 9: Engenharia da Confiabilidade – RCM/MCC
Introdução à Manutenção Centrada na Confiabilidade. Técnicas para Análise de Falhas e aumento da vida útil a nível de componente: FMECA (Failure Mode, Effects and Criticality Analysis); RBD (Reliability Block Diagrams); RAM (Reliability, Availability and Maintainability); LEAF (Life-Span Estimation Analysis based on Failures Mechanisms) | 20 horas |
Disciplina 10: Gestão da Excelência em Utilidades
Segurança e Produtividades nas Operações de: Caldeiras, Centrais de Geração de Energia, Usinas de Amônia, Ozônio e CO², Centrais de Ar Comprimido, Centrais de Desmineralização e Osmose Reversa, Centrais de Reaproveitamento de Água, Estações de Tratamento e Água e Efluentes Industriais | 20 horas |
Disciplina 11: Gestão do Custo de Manutenção e LCC
Introdução à Gestão de Custos. Composição dos Custos e Critérios de Rateio. Estratificação das Contas Contábeis do Custo de Manutenção. Apropriação do Custo de Aquisição como componente do LCC. Apropriação do Custo de Sustentação como componente do LCC. Excelência na Gestão dos Custos de Manutenção | 20 horas |
Disciplina 12: Gestão Estratégica de Ativos: PAS-55 e ISO-55000
Planejamento e Estratégia na Gestão de Ativos. Introdução ao Procedimento Técnico PAS-55 – ABRAMAN. A importância da ISO-55000 para o processo de Gestão de Ativos. Introdução à ISO-55000 – Norma Internacional Gestão de Ativos. Tomada de Decisões na Gestão de Ativos | 20 horas |
Disciplina 13: Gestão da Manutenção de Frota
Fundamentos dos Transportes. Política de Gestão de Frotas. Gestão Estratégica de Frotas. Gestão dos Planos de Manutenção TBM e CBM aplicado à Frota. Custos Operacionais de Frotas. Gestão e Desenvolvimento de Fornecedores. Indicadores de Administração e Manutenção de Frota | 20 horas |
Disciplina 14: Gestão da Manutenção Predial
Gestão de Facilities. Técnicas de Inspeção Predial. PMOC: Plano de Manutenção, Operação e Controle de Sistemas Climatizados- Gestão e Desenvolvimento de Fornecedores. Gestão de Operações, Logística e Serviços em Predial | 20 horas |
Disciplina 15: Indicadores de Desempenho e Análise Crítica da Manutenção
Indicadores de Produtividade da Manutenção. Indicadores de Financeiros da Manutenção. Looping de Avaliação do Sistema de Manutenção |
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Total de Carga Horária do Módulo 3 | 200 horas |
MÓDULO 4 – CRIAÇÃO DE VALOR | |
Disciplinas | Carga horária |
Disciplina 16: Fundamentos da Produção II
Logística e Supply Chain Management. Manutenção da Qualidade. Estratégia ESG. Fundamentos de SSO aplicado à Manutenção | 20 horas |
Disciplina 17: PMO (Project Management Office) e AMO (Agile Management Office)
Tipos de Escritórios de Gerenciamento de Projetos. Modelos de Governança. Metodologias e práticas de implantação e manutenção de uma unidade de apoio organizacional. Práticas padronizadas de processos, políticas e procedimentos para entrega de valor | 20 horas |
Disciplina 18: Engenharia Econômica Aplicada
Revisão dos Conceitos de Matemática Financeira. Taxa Mínima de Atratividade. Custo de Oportunidade. Indicadores Financeiros para Análise de Projetos | 20 horas |
Disciplina 19: Workshop Técnico “Manutenção World Class”
Análise do Caso-Problema. Seminário Técnico sobre os “Pilares de Controle da Manutenção” | 10 horas |
Total de Carga Horária do Módulo 4 | 70 horas |
Total de Carga Horária do Curso | 360 horas |
Administrador de Empresas (CRA/PR 21.912) com especialização em Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas e MBA em Gestão da Produção. Executivo de operações industriais e logística com mais de 24 anos de experiência em empresas como Klabin, Heineken, atualmente é Gerente Corporativo de Planejamento e Manufatura do Grupo José Alves e Coordenador do MBA em Gestão Industrial e do MBA em Logística 4.0 e Supply Chain Management da UNIALFA. Certificado PKE (Process Kaizen Engineer) pela Solving Éfeso; Instrutor Internacional de TPM pelo IM&C; Especialista em Mapeamento VSM pelo Lean Institute Chile; Instrutor de Análise-PM pela JIPM (Japan Institute of Plant Maintenance); Instrutor de Metodologia pela Quântica; e formado no Leader Coaching Program da Integrated Coaching Institute.
Currículo Lattes
Graduado em Logística pela FATEC Curitiba; Graduado em Gestão de Empresas pela UNIGOIAS-ANHANGUERA. MBA em Gestão Estratégica e Planejamento pela FATEC Curitiba. Profissional com 25 anos de experiência como gestor nas áreas de serviços, transportes e multimodalidade, gestão de estoque e suprimentos, custos logísticos, fretes, operações industriais, patrimônio e ativos. Atuou com gestor de logística, processos e produção em empresas como Grupo Imperial, Unilever, Lafarge Brass Roofing, Mabel Alimentos, Minerva Foods, Caoa, Laticínios Manacá, Usina São João - Álcool e Açúcar, Novo Mundo Móveis e Utilidades, Lag Express. Hoje é palestrante, mentor e consultor de diversos profissionais e projetos.Membro da Associação Goiana e Logística e membro do Comitê de Performance Logística do SENAI. Sócio Diretor da Centro Oeste Negócios e Soluções, uma empresa voltada para o seguimento de logística, patrimônio e ativos.
Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás, tendo também se graduado pela UFG, com a maior média da história do curso, 9,4. Já foi professor no Instituto Federal de Goiás e Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica da UNIALFA. Atualmente é professor na UNIALFA e no preparatório Concurseiro01. Atua principalmente nas seguintes áreas: Sistemas Elétricos de Potência, Linhas de Transmissão, Eletromagnetismo e Métodos Computacionais aplicados a Engenharia Elétrica.
Graduado em Engenharia Civil pela UEG e com MBA em Gerenciamento de Projetos pelo IPOG, possui larga experiência na gestão obras e projetos civis, bem na implementação dos planos de manutenção preventiva predial e gestão de facilities. Atualmente é Gerente Corporativo de Engenharia do Grupo José Alves.
Graduada em Química Industrial e Especialista em Processos Químicos Industriais pela FATEC SENAI Roberto Mange. Especialista em Engenharia da Produção pela UniEvangélica, e Especialista em Desenvolvimento Humano de Gestores pela FGV. Acumula mais de 13 de anos de experiência profissional atuando nas áreas de Produção Industrial, Gente & Gestão de empresas como Ambev, Ypê Química Amparo, Kraft Hein e Piracanjuba.
Docente de Pós Graduação; Especialista em Logística Empresarial e Suplly Chain (Universidade Alves Faria); Green Belts – Coca Cola com projeto aprovado pela Setec Consulting Group; Graduado em Administração de Empresas (Universidade Paulista); Formação Lider-Coach (Rhandy Di Stéfano); Formação CEPA de Prevenção de Acidentes de Veículos (CCIL);Formação em Gestão de Projetos e ferramenta MS-Project; Desenvolvedor Java (2011); Formação em Liderança – Uni-Ambev (2009); Formação em Tomada de Decisão; Excel Avançado + VBA e ACCESS; Pacote Office Avançado; Ferramentas de Business Inteligent e Business Object; Experiência de 07 anos na área de Planejamento Comercial (gestão de planejamento comercial, desdobramento de metas de vendas, gestão de preço médio, comissões e remuneração de equipe de vendas); Experiência profissional de 12 anos na área de Logística atuando no planejamento, distribuição, armazenagem, transportes e gestão de frotas. Ocupou o cargo de Gestor de planejamento Comercial, Gerente de Distribuição, Gerente de Armazenagem, Gerente de Frotas e atualmente ocupa o cargo de Gerente de Planejamento e Operações Logísticas na Coca-Cola Bandeirantes. Co-fundador e Diretor de Tecnologia e Estratégia na empresa AMPLIARaMENTE Soluções Colaborativas..
Graduado em Engenharia Química pela UNIFATEB e em Matemática pela UEPG. Especialista em Automação Industrial pela UEM, é Executivo de Manutenção da Klabin há mais 30 anos, tendo passado pelas áreas de Instrumentação, Mecânica, e atualmente, especialista nas áreas de Utilidades.
Graduado em Marketing e Finanças pela PUC/RJ, Bacharel em Administração e Ciências Contábeis pela UFRJ. Executivo com experiência de 35 anos em empresas nacionais e multinacionais como Gillette, Esso e Coca-Cola onde atuou nas áreas de Planejamento, Marketing, Finanças e Logística. Possui 20 anos de experiência em Planejamento Estratégico, Governança Corporativa, Logística, Marketing, Finanças, Gestão de Projetos e Gestão por Processos. Atualmente é Gerente Corporativo de Controladoria de Projetos Estratégicos do Grupo José Alves.
Possui graduação em Ciências - Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Atualmente também é professor universitário da Estácio UNISEB Ribeirão Preto, também atua como Coordenador de Sistemas na Santa Helena Indústria de Alimentos S/A. Tem experiência como gerente de projetos (PMBOK - DSD, QM, PM, WM, incorporação de empresa com sistemas SAP e Troca de versão 4.6 para ECC,) e ( DMAIC - melhorias em processos de produção). Em 2015 gerenciou o projeto TDF ECF com HANA e em 2016 iniciou o gerenciamento do projeto TDF EFD também com HANA. Tem conhecimento e experiencia em linguagens de desenvolvimento: ABAP e algum conhecimento de configurações MM, SD, PP, QM e QM. Já implementou diversos projetos de sistemas relacionados a diversas áreas ( FISCAL, CONTÁBIL, FINANCEIRO, FROTA, ESTOQUE, PRODUÇÃO), inclusive os SPEDs. Já gerenciei terceiros em projetos e equipes internas.
Executivo com experiência de mais de 25 anos na áreas de Qualidade, Manufatura, Manutenção e Melhoria Contínua, em ambiente fabril e corporativo. Acumula mais de 20 anos em gestão, orientação e suporte a programas de melhoria contínua. Possui sólida experiência em processos produtivos, análise e gestão da cadeia de suprimentos. Certificações TPM JIPM – Japan Institute Plant Maintenance, do nível Excelência ao World Class (17 certificações ao todo). Formado Técnico Mecânico pelo SENAI, Bacharel em Instrumentação e Controle pela UNISAL, MBA em Gestão Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios pela PUC/RS, Instrutor internacional TPM com atualização em seminário no Japão. Atuou em empresas nacionais e multinacionais como Unilever, Schincariol, Brasil Kirin, Heineken, Química Amparo (Ypê) e hoje é Sócio Proprietário da ROC Consultoria em Gestão e Melhoria Contínua.
Profissional com mais de 10 anos de experiência, tendo atuado nas áreas de Finanças, Controladoria, Planejamento de Produção, Custos, Gestão de Orçamentos, sendo responsável por Budget, Forecast, FP&A, Gestão de Custos, Viabilidades Econômicas, Contabilidade Gerencial. Graduado em Ciências Contábeis, com MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças e em Gestão Industrial.
Administrador de Empresas (CRA/PR 21.912) com especialização em Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas e MBA em Gestão da Produção. Executivo de operações industriais e logística com mais de 24 anos de experiência em empresas como Klabin, Heineken, atualmente é Gerente Corporativo de Planejamento e Manufatura do Grupo José Alves e Coordenador do MBA em Gestão Industrial e do MBA em Logística 4.0 e Supply Chain Management da UNIALFA. Certificado PKE (Process Kaizen Engineer) pela Solving Éfeso; Instrutor Internacional de TPM pelo IM&C; Especialista em Mapeamento VSM pelo Lean Institute Chile; Instrutor de Análise-PM pela JIPM (Japan Institute of Plant Maintenance); Instrutor de Metodologia pela Quântica; e formado no Leader Coaching Program da Integrated Coaching Institute.
Atualmente é Líder de PMO na empresa ZG Soluções e Presidente no PMI-GO (Chapter Goiânia, Goiás Brazil do Project Management Institute). Atuando também como consultora, professora, palestrante, instrutora e coach. Graduada em Gestão em Sistemas de Informação, pós graduada com MBA em Gestão de Projetos e especialização em Professional & Self Coach. Possui as certificações: PMP®, DASSM®, PMO-AF, PMO-AP, PMO-CP®, Scrum Foundation. Ao longo de sua carreira segue desenvolvendo suas habilidades e experiências em diversos temas como: gestão de projetos, planejamento estratégico, inovação, gestão por processos, coaching, liderança e é entusiasta em marketing digital. Faz parte das comunidades StartupGO, MulheresGO e Elas Projetam.
Unidade Perimetral
(62) 3272-5000
Av. Perimetral Norte, 4129
Vila João Vaz, Goiânia / GO
CEP 74445-190
Unidade Bueno
(62) 3121-3236
Av. Mutirão, 2600 (esq. com T-9)
Setor Bueno, Goiânia / GO
CEP 74215-240