PÚBLICO ALVO

O curso de pós-graduação em Docência Universitária do UNIALFA - Centro Universitário Alves Faria é direcionao a profissionais que tenham curso superior e interesse em ministrar aulas no Ensino Superior.


OBJETIVOS

  • Promover estudos e reflexões sobre os processos de profissionalização dos docentes do ensino superior das diferentes áreas de conhecimento;
  • Propiciar a formação inicial e continuada dos profissionais interessados nas temáticas da docência no ensino superior, por meio da reflexão teórica e avaliação das próprias práticas.

JUSTIFICATIVA

O curso de pós-graduação em Docência no Ensino Superior tem como foco a crescente demanda de formação (inicial e continuada) para a docência no ensino superior, considerando as variáveis que envolvem o ensinar e aprender com pessoas adultas e, consequentemente, os desafios da formação no campo dos saberes pedagógicos interdisciplinares para o ensinar e, consequentemente, o aprender.


DIFERENCIAIS 

O curso é ofertado em dois núcleos. Ao concluir o núcleo comum, o aluno a partir do primeiro ano de estudo, poderá optar por uma outra área de especialização que melhor lhe convier.

O módulo de Didática no Ensino Superior, com ênfase nos processos de ensinar e aprender com pessoas adultas (andragogia), abordará  teoria e prática de forma vivencial por meio da dinâmica do role playing com utilização de tecnologias interativas. 


DESCRIÇÃO DO CURSO

O curso de pós-graduação em Docência no Ensino Superior possui uma carga horária de 432 horas divididas em uma  estrutura curricular que prevê um núcleo comum a todos os cursos de pós-graduação na área educacional, com disciplinas gerais que discutem:

  • Gestão de carreira;
  • Psicologia da educação;
  • Políticas Públicas e Legislação;
  • Didática do Ensino Superior.

O outro núcleo é formado por disciplinas específicas da área de formação. Todas as disciplinas são apoiadas por estudos dirigidos, que são atividades complementares à sala de aula. Eles são descritos nos planos de aula elaborados pelos professores e podem ser:

  • Estudos e pesquisas com ou sem orientação docente;
  • Leituras prévias do material de aula;
  • Trabalhos específicos (estudos de caso, resenhas, etc.); 
  • Participação em palestras, oficinas, mesas redondas, fóruns, simpósios etc.;
  • Análise de filmes e documentários pertinentes ao conteúdo da disciplina;
  • Outras atividades coerentes com a proposta pedagógica do curso. 

REGULAMENTAÇÃO

Res CNE no. 1 de 08 de junho de 2007. 


TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO 

Trata-se de estudo de caso teórico/prático elaborado na perspectiva interdisciplinar, com enfoque em realização de diagnóstico, levantamento de dados, análise e projeto de intervenção. Buscar-se-á capacitar o aluno em teoria e prática para a pesquisa-ação e possíveis viabilidades de aplicação. A finalização do curso se dará com a sistematização e defesa do estudo de caso no formato de artigo como fruto das experiências investigativas em campo.