Especialização em Análise do Comportamento Aplicada

Edit Content

18 meses.

Aulas ao vivo (plataforma digital) e presenciais (UNIALFA Perimetral/Bueno)

Aulas quinzenais, sextas 19h às 22h20 e sábados das 8h às 18h.

Dúvidas?

Edit Content

Carga Horária

  • 400 horas (incluindo 40 horas de supervisão/prática supervisionada)

O que serei capaz de fazer após o curso?

  • Desenvolver e implementar programas de intervenção comportamental baseados em evidências para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos do neurodesenvolvimento.
  • Realizar avaliações comportamentais, incluindo análises funcionais de comportamento.
  • Elaborar e executar Planos de Ensino Individualizados (PEI) eficazes.
  • Aplicar técnicas de manejo comportamental para reduzir comportamentos desafiadores e ensinar novos comportamentos adaptativos.
  • Conduzir supervisões éticas e eficazes em Análise do Comportamento Aplicada.
  • Colaborar efetivamente com famílias, educadores e outros profissionais de saúde.
  • Tomar decisões clínicas baseadas em dados e evidências científicas.
  • Atuar de forma ética e profissional no campo da Análise do Comportamento Aplicada.

A quem se destina esse curso?

  • Graduados nas áreas da saúde e educação, como psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, pedagogos e educadores especiais.
  • Profissionais que atuam ou desejam atuar com indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos do neurodesenvolvimento.
  • Profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos em Análise do Comportamento Aplicada e suas aplicações clínicas e educacionais.
  • Pesquisadores e acadêmicos que buscam uma formação prática e baseada em evidências na área de intervenções comportamentais.

Quais os objetivos desse curso?

  • Fornecer uma sólida base teórica e prática em Análise do Comportamento Aplicada.
  • Capacitar profissionais para avaliar, planejar e implementar intervenções comportamentais eficazes.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica e tomada de decisão baseada em dados.
  • Promover a compreensão e aplicação de princípios éticos na prática profissional.
  • Preparar os alunos para atuar de forma competente e compassiva com indivíduos com TEA e seus familiares.
  • Fomentar o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e consumo crítico de literatura científica.
  • Proporcionar experiências práticas supervisionadas para consolidação das habilidades aprendidas.

 

O que vou aprender nesse curso?

  • Fundamentos filosóficos e conceituais da Análise do Comportamento.
  • Princípios básicos e avançados da Análise do Comportamento Aplicada.
  • Técnicas de avaliação comportamental, incluindo análise funcional.
  • Métodos de coleta, análise e interpretação de dados comportamentais.
  • Estratégias de intervenção para ensino de novas habilidades e redução de comportamentos desafiadores.
  • Desenvolvimento e implementação de Planos de Ensino Individualizados (PEI).
  • Aspectos éticos e profissionais da prática em ABA.
  • Aplicações da ABA em diversos contextos, incluindo educação e saúde.
  • Habilidades de supervisão e gestão de casos em ABA.
  • Metodologia de pesquisa em Análise do Comportamento Aplicada.
  • Colaboração interdisciplinar e trabalho com famílias.
  • Tendências atuais e desenvolvimentos recentes no campo da ABA.
Edit Content

Msc. Júlio C. Abdala Filho

Professor no curso de Psicologia da UNIALFA e atua na clínica analítico-comportamental infanto-juvenil aplicada à neurodiversidade. Graduado em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2018). Mestre em Psicologia (Análise Experimental do Comportamento) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2022-2024). Atualmente é Doutorando em Psicologia (Análise Experimental do Comportamento) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sob a orientação do Prof. Dr. Lorismario E. Simonassi.Possui experiência em Análise Experimental do Comportamento com ênfase em: (1) comportamento verbal; (2) comportamento verbal privado; (3) variabilidade comportamental; e (4) análise quantitativa do comportamento.

Edit Content

Acza Ferreira Rabelo

Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) com experiência em Análise do comportamento em clínica e em pesquisa. Foi integrante da Comissão de monitoria da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) do ano de 2019. Estagiou no Instituto Skinner. É membra do Laboratório de Análise Experimental do Comportamento (LAEC), Diretora de Ensino e Pesquisa da Liga Acadêmica de Análise do Comportamento da PUC-GO (LAAC) e Psicológa clínica. Atualmente faz mestrado em Psicologia, sendo taxista pelo Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior (PROSUC) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sob orientação do Prof. Dr. Lorismario E. Simonassi.

Ana Clara Carvalho Penha

Graduada em psicologia pela UniEvangélica-Anápolis. Especialista em Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) e em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao autismo. Pós-graduanda em Neuropsicologia. Possui experiência em atendimento e supervisão de crianças com autismo e outras neurodiversidades. Atualmente está como Coordenadora do Espaço Girassol na cidade de Pirenópolis, além de atuar no atendimento clínico e supervisão com foco no público infanto-juvenil e a neurodiversidade.

Felipe Moraes Mota

Graduado em Psicologia pela Universidade Evangélica de Goiás; Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo ; Especialista em TDAH; Mestrando em Psicologia pela PUC-GO; Supervisor ABA e sócio da rede de clínica Therapies Love Kids.

Giovanna Freitas

Psicóloga pela UNIALFA, especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) pela CBI, pós-graduanda em neuropsicologia. Possui diversos cursos de extensão na área da psicologia, análise do comportamento, neurociências e desenvolvimento infantil. Tem um artigo publicado na revista da UFRRJ, apresentação oral no CEPE-UNIALFA e congresso da ABPMC e participações em bancas de Trabalho de Conclusão de Curso. Foi sócia-proprietária e diretora técnica de uma clínica multidisciplinar especializada no atendimento de crianças e adolescentes. Com mais de 5 anos de experiência na área

Jordana Cristine Silva Quintino

Graduada em psicologia pela pontifícia universidade católica de Goiás (2022), ex-bolsista PIBIC- CNPq e ex-diretora de eventos da Liga de Análise do comportamento (LAAC) da PUC-GO. Especialista em análise do comportamento aplicado ao autismo pela faculdade metropolitana de Ribeirão Preto (2022). Estudante de pós-graduação em análise do comportamento aplicada ao autismo pelo instituto goiano de análise do comportamento (2022-2024). Atuante na clínica para adultos e crianças ênfase em terapias contextuais, formação em FAP pela Atitude Cursos (2024). Certificação em nível 1 em treinamento de ensino pivotal, PRT (Pivotal response treatment) pelo Koegel Autism Center (KAC) (2023). Certificação de aplicação do Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program (VBMAPP) nível 1 pelo IGAC (2022).

Júlio C. Abdala Filho

Professor no curso de Psicologia da UNIALFA e atua na clínica analítico-comportamental infanto-juvenil aplicada à neurodiversidade. Graduado em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2018). Mestre em Psicologia (Análise Experimental do Comportamento) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2022-2024). Atualmente é Doutorando em Psicologia (Análise Experimental do Comportamento) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sob a orientação do Prof. Dr. Lorismario E. Simonassi.Possui experiência em Análise Experimental do Comportamento com ênfase em: (1) comportamento verbal; (2) comportamento verbal privado; (3) variabilidade comportamental; e (4) análise quantitativa do comportamento.

Letícia Martins Ribeiro Candido

Psicóloga e Neuropsicóloga (CRP 09/013075). Mestranda em Psicologia Clínica. Especialista em Avaliação psicológica e Neuropsicologia. Pós-graduada em Análise do Comportamento Aplicada e Psicologia Educacional. Atua em atendimentos voltados para reabilitação, intervenção e avaliação dos transtornos do neurodesenvolvimento. Bem como supervisora ABA, docente e supervisora de estágio no curso de Psicologia.

Lorena Simonassi

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2001) e mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2004). Atualmente é professor há 17 anos, Horista da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Centro Universitário de Goiás (UniGoiás). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ambiente Organizacional. Atua principalmente nos seguintes temas: aprendizagem (dislexia, disgrafia, disortografia, discalculia,TDAH e Hiperatividadde) princípios de modificação de comportamento, modificação de comportamento infantil (ABA) com ênfase em tratamentos do espectro autista, estudo e desenvolvimento de desempenhos acadêmicos através da Análise Aplicada do Comportamento e pesquisa aplicada. Atua há 13 anos com EAD em todas as áreas da Psicologia. Coordenadora da CEV - Clinica Escola Vida da PUC GO e foi professora de Algumas Pós Graduações.

Lucas Alves Landin

Doutorando em Psicologia com ênfase em Análise do Comportamento, na linha sobre comportamento verbal. Mestre em Psicologia com ênfase em Análise do Comportamento pela PUC-GO, Especialista em Terapia Comportamental: teoria e aplicação pela USP, com trabalho em Comportamento Verbal no Autismo. Graduado em Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Anápolis. Professor no curso de especialização Análise do Comportamento Aplicada da Faculdade Delta de Goiânia. Pesquisador nas áreas de esquizofrenia, autismo, comportamento verbal, comportamentos-problema, pesquisa básica. Atualmente trabalha como psicólogo coordenador do LANDIN-Instituto de Análise do Comportamento em Anápolis. Atuante no atendimento e na supervisão de atendimentos de crianças com deficiência intelectual, autismo e outros transtornos.

Luiza Macedo Ferreira

Professora de psicologia na instituição Universidade Paulista (UNIP), Campus Goiânia e Psicóloga Clínica. Graduação (2014-2019) e Mestrado (2021-2023) em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Curso teórico e prático sobre Autismo e ciências do comportamento ( Autism & Behaviour Science Partnership Foundation Registered Behavior Technician 40- hour training) pela Mohawk College (ontario college graduate certificate). Conhecimento em: análise de características e habilidades de indivíduos com TEA, assim como critérios diagnósticos DSM-V; (VBMAPP e ABLLS); Delineamento e Implementação de planos de intervenção comportamental eficazes de acordo com os princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA); Avaliação da eficácia dos planos de intervenção e planos de transição; Implementação de Augmentative and Alternative Communication (AAC); Treinamento e orientação de pais e cuidadores; Incorporação de princípios éticos estabelecidos e diretrizes do CFP e BCBA Ethical Code; Avalição de evidências empíricas para seleção de intervenções apropriadas para indivíduos com TEA.

Maria Das Gracas Nunes Brasil

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (1972) e mestrado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Doutorado pela Universidade Federal de Goiás. Professora no Departamento de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e no Departamento de Psicologia da mesma Universidade. Professora do Departamento de Saúde Mental e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neuropsiquiatria da Infância e Adolescência.

Maria Virgínia De Carvalho

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (2012). Mestra em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Universidade de Brasília (1998). Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1995). Especialista em Políticas Públicas com ênfase em Saúde da Família (2011) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professora na graduação do curso de psicologia do Centro Universitário Alves Faria desde 2018. Coordenadora do Curso Políticas Públicas para o Envelhecimento, promovido pela Rede Nacional de Direitos do Idoso - RENADI/GO (2014 - 2016). Parecerista revista Psicologia em Ênfase (2021) e Consultora "ad hoc" revista Uniciências em 2018. Atua como Psicóloga Clínica desde 1999. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em tratamento e prevenção psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia analítico-comportamental, e ensino de análise do comportamento. Psicóloga com atendimento online a adultos e pessoas idosas.

Patricia Kennia Alves de Amorim Bessa

Fonoaudióloga com graduação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2014) e experiência focada em Análise do Comportamento Aplicada. Atua atualmente na Unimed Goiânia, enquanto Coordenadora de Serviços Terapêuticos Especiais do Espaço Bem-te-vi. Além de especializações em Comportamento Verbal, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e MBA em Gestão em Saúde, possui também pós-graduação em Parentalidade pela Artmed. Mantém constante atualização com aperfeiçoamentos em neuropsicopedagogia, apraxia de fala na infância e intervenções como o modelo DIR Floortime, além de participação ativa em eventos científicos.

Saymon E. Ferraz Cardoso

Psicólogo, especialista em Neuropsicologia, especialista em análise do comportamento aplicada para autismo e deficiência intelectual, gerente da equipe multiprofissional do hospital São Cottolengo, Realiza atendimentos voltados para avaliação e intervenção de transtornos neuropsicológicos, professor no curso de Psicologia do Centro universitário Alves de Farias, supervisor de estágio em Neuropsicologia na clínica- escola da UNIALFA.

Ueliton dos Santos Gomes

Possui graduação e mestrado em Psicologia, na área de concentração Análise e Evolução do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente é analista em PDI da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, docente do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA) e psicólogo do Instituto Psicologia Comportamental - IPC. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Análise e Evolução do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento humano complexo, psicoterapia comportamental, Análise do Comportamento.

Viviane Teles Ribeiro Pina

Behaviorista Radical, concluiu mestrado em 2004 na área da Psicologia Evolucionista - PUC GO. Finalizou doutorado em 2017 pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Continuamente desde 1997, atua na área da psicologia infantil, em demandas que segregam a infância. Interveio como psicóloga técnica extensionista na PUC Goiás de 1997 a 2006, em programas na área escolar e de 2006 a 2014 no atendimento clínico e avaliação psicológica às crianças em contexto de violência. De 2014 a 2024, atuou como psicóloga ad hoc da Delegacia de Proteção à Crianças e Adolescentes - DPCA de Goiânia e finalizou O doutorado. Atualmente coordena o Projeto Contacto, que se compromete com a formação de analistas do comportamento, de forma presencial desde 2018, e on line desde 2020. Inova ao apresentar a Psicologia Jurídica ABA, e programas comportamentais desenvolvidos por meio da Instrução Programada, com atitude continuamente experimental.

Edit Content

Supervisões e a Prática Supervisionada (40h)

  • Após o quarto módulo, serão realizados encontros quinzenalmente via Zoom Meeting (ao vivo), por aproximadamente 2 horas. Os 4 primeiros encontros terão como objetivo discutir questões éticas, e nos 16 encontros restantes as supervisões terão como objetivo auxiliar a prática supervisionada, na qual os profissionais/alunos poderão apresentar casos para discussão com o grupo, em um ambiente seguro e multidisciplinar.
  • Os grupos de supervisão são compostos por até 6 alunos(as) de 4 a 6 alunos(as).
  • As práticas supervisionadas ocorrem em disciplinas ao longo dos semestres, incluindo os atendimentos de caso sob supervisão.
  • As intervenções da ABA para casos de TEA costumam ter carga horária intensiva. Os casos supervisionados poderão ser particulares trazidos pelos(as) alunos(as) ou do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Prática Psicológica (NEP) da UNIALFA.
  • Os atendimentos podem ocorrer na residência da criança, escola da criança ou consultório do(a) aluno(a) – em casos particulares.
  • Nos casos da clínica-escola os atendimentos deverão acontecer nas salas de atendimento do NEP da UNIALFA.
  • Cada supervisor(a) recomendará uma carga horária mínima de atendimento, considerando as especificidades do caso.
  • O mínimo de horas semanal, no entanto, não costuma ser inferior a quatro e superior a seis casos atendidos (sendo necessário quatro horas de atendimento, no mínimo, para cada caso).
  • Cada caso pode ser atendido por um ou mais alunos(as), até, no máximo, quatro alunos(as) por caso.
logo-unialfa

Unidade Perimetral

Unidade Perimetral
(62) 3272-5000
Av. Perimetral Norte, 4129
Vila João Vaz, Goiânia / GO
CEP 74445-190

Unidade Bueno

Unidade Bueno
(62) 3121-3236
Av. Mutirão, 2600 (esq. com T-9)
Setor Bueno, Goiânia / GO
CEP 74215-240