Especialização em Acupuntura

Edit Content

10 meses

Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas do Mato Grosso.

Aulas quinzenais realizadas na escola Superior de Contas do TCEMT, as quintas e sextas-feiras.

Edit Content

10 meses

As aulas presenciais serão realizadas na Escola Superior de Contas do TCEMT, com transmissão ao vivo no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Aulas quinzenais, quintas e sextas-feiras.

Edit Content

O que serei capaz de fazer após o curso?

Realizar a prognóstico energético por meio de métodos da medicina tradicional chinesa, sendo possível aplicar técnicas corporais e estímulos físico-químicos para a harmonização energética, fisiológica e psico-orgânica.

Entender os processos bioenergéticos e sua manifestação no corpo humano, dentro da visão chinesa, de forma a localizar os pontos e canais com precisão, por onde flui a energia do corpo humano. Também, será capaz de diferenciar as síndromes com base nos oito princípios: exterior/interior, frio/calor, excesso/deficiência, Yin/Yang; síndrome da energia, do sangue e dos líquidos orgânicos.

Identificar os desequilíbrios energéticos fisiopatológicos e os mecanismos para restabelecer o equilíbrio em diferentes níveis, bem como utilizar técnicas semiológicas para avaliar o paciente e propor um tratamento por meio da acupuntura. Também, identificar e localizar os diversos pontos de acupuntura, bem como selecioná-los de acordo com o quadro patológico energético apresentado.

Identificar disfunções energéticas e aplicar os princípios da medicina tradicional chinesa em microssistemas, como auriculoterapia e reflexologia. Aplicar corretamente as técnicas associadas a acupuntura, como gua-sha, ventosaterapia, moxabustão, magnetoterapia, acupressão, eletroacupuntura e laserpuntura.

A quem se destina esse curso?

Esse curso é destinado a aqueles que pretendem compreender como se da o processo de desenvolvimento de doenças e busca pela saúde através dos preceitos da Medicina Tradicional Chinesa, observando o individuo como um todo, de maneira integrativa. Aqueles que buscam atuar de maneira complementar, a fim de melhorar a qualidade de vida de outrem, aplicando técnicas de maneira individual ou combinada.

Quais os objetivos desse curso?

Proporcionar formação aos profissionais de saúde em acupuntura, abordando os princípios filosóficos, fisiológicos, fisiopatológicos, semiológicos e técnicas de tratamento próprias do método terapêutico, de forma a fornecer compreensão sobre o papel essencial dos profissionais de saúde dentro de uma equipe multidisciplinar. Preparar profissionais em acupuntura para a prática clínica.

O que vou aprender nesse curso?

  • Filosofia e História da Medicina Chinesa;
  • Biossegurança em Acupuntura;
  • Teorias de base da Medicina Tradicional Chinesa;
  • Anatomia palpatória aplicada a acupuntura;
  • Anatomia e Fisiologia Chinesa;
  • Estudo dos pontos de acupuntura e meridianos de energia;
  • Técnicas de acupuntura;
  • Os 4 tempos do diagnóstico da Medicina Tradicional Chinesa: observação, inspeção (ausculta e olfação), questionamento e palpação;
  • Compreender as causas das doenças e dos mecanismos patogénicos que atuam sobre o organismo para provocarem doenças e sintomas;
  • Fisiopatologia da Medicina Tradicional Chinesa para entender os fenômenos que provocam alterações anormais no organismo durante as doenças para atuar na cura das formações patológicas;
  • Ventosaterapia, Guasha, Auriculoterapia, Cranioterapia, Moxabustão, Magnetoterapia;
  • Noções de Fito e Dietoterapia;
  • Aplicação de eletroacupuntura sistêmica e microssistêmica.

 

Edit Content
Edit Content

João Antônio Rangel Machado

Formado em Farmácia pela UniEvangélica – Anápolis. Mestrado pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Acupuntura pela UniEvangélica – Anápolis. Professor em matérias como Técnicas Alternativas e Técnicas Alternativas em Estética na Faculdade Cambury - Goiânia (4 anos). Professor de Técnicas Alternativas na FacUnicamps – Goiânia (4 anos). Professor convidado para aula em Especialização em Acupuntura no Centro Benessere – Goiânia. Professor convidado para aulas em Especialização em Acupuntura na Faculdade Inspirar – Goiânia. Supervisor de Ambulatório em Acupuntura – Faculdade Inspirar – Goiânia. Curso de Taping Chinês pela Ebramec – São Paulo. Prática de Atendimento em Clínica própria e domiciliar por 10 anos.

Edit Content
logo-unialfa

Unidade Perimetral

Unidade Perimetral
(62) 3272-5000
Av. Perimetral Norte, 4129
Vila João Vaz, Goiânia / GO
CEP 74445-190

Unidade Bueno

Unidade Bueno
(62) 3121-3236
Av. Mutirão, 2600 (esq. com T-9)
Setor Bueno, Goiânia / GO
CEP 74215-240