No último dia (23), a banda “Os Lanternas” esteve presente no auditório Maria Dilda, com um repertório que vai de Legião Urbana à Queen. A apresentação abriu o debate sobre a conscientização do autismo e contou com a participação da vereadora e advogada Sabrina Garcez e do jornalista e doutorando pela Universidade Federal de Goiás, Tiago Abreu.
O projeto NAIA (Núcleo de Arte e Inclusão do Autista) atende +200 jovens autistas e mantém atividades de integração e inclusão voltados à saúde dos jovens e ao contato com a cultura promovendo bem-estar e acolhimento. A performance da banda animou a plateia que acompanhou e cantou junto músicas como Tente outra vez, do Raul Seixas e I want to break free, do Queen. Evento foi promovido pelo curso de Psicologia da UNIALFA.
Sabrina Garcez, em seu segundo mandato por Goiânia, contou seu pioneirismo na luta pela conscientização do autismo e por políticas públicas que integrassem os jovens na sociedade por meio da escola, da família e de uma ampla rede de apoio.
Tiago Abreu, jornalista pela UFG, destacou a importância de projetos como o NAIA. “O NAIA é uma associação que acolhe pessoas com diagnóstico recente com hobbies e interesses que são aproveitados nas atividades de cultura, formando vínculos e um senso de pertencimento”, aponta.
Agenda
No dia 26 de setembro (quinta-feira), o Bolshoi Pub recebe a banda Os Lanternas e outros, às 19h. Serão +20 autistas no palco! Mais informações no instagram @naiaautismo.
O jornalista Tiago Abreu apresentou seu segundo livro “O que é neurodiversidade?, que traz informações importantes do percurso histórico do tema em três décadas. O livro físico pode ser adquirido pelo autor no @otiagoabreu_ e online na Amazon e está disponível também pelo Kindle Unlimited.