*Os valores são válidos somente para o primeiro período do 1º semestre de 2025 e para matrículas realizadas até 10/03/2025.
Informações do curso
Capacitação profissional
O curso de Graduação em Jornalismo da UNIALFA foi autorizado pelo MEC em 19 de julho de 2001 (portaria nº 1.581 publicada no D.O.U. de 23/07/2001), e conseguiu reconhecimento em 16 de junho de 2005 (portaria nº 2.154 publicada no D.O.U. de 20/06/2005) com a formatura da primeira turma. Obteve, posteriormente, duas renovações de reconhecimento: a primeira foi em 03 de abril de 2017 (portaria nº 265 publicada no D.O.U de 04/04/2017), já a segunda renovação de reconhecimento ocorreu em 25 de junho de 2020 (portaria nº 203 publicada no D.O.U de 07/07/2020).
Direcionado à graduação de jornalistas profissionais com formação teórica, técnica e ética, capacitados para o exercício profissional como agentes da democracia e comprometidos com o interesse público, o curso forma cidadãos conscientes, críticos, autônomos e com visão holística e integral do mundo. Aqui o estudante será Instruído por um corpo docente formado por doutores, mestres e especialistas na área de comunicação, com ampla experiência acadêmica e mercadológica.
O jornalista formado pela UNIALFA é preparado em teória e práticas laboratoriais com simulações realizadas a cada semestre nos laboratórios de mídia: Redação e Computação Gráfica, Estúdios de Rádio, TV e Fotografia, além da Baru – Agência Experimental de Comunicação e Notícias, com espaço destinado ao planejamento editorial, Inovação e Design Thinking. É um local integralizado ao núcleo de comunicação da UNIALFA que oferece aos estudantes uma verdadeira vivência da profissão. Assim, ao se formar, o profisisonal estará apto para exercer atividades nas áreas de:
- Jornalismo Digital, Audiovisual e Impresso com atuação em veículos de comunicação como Repórter, redator e editor em diversos meios (rádio, TV, fotografia, vídeo e web); produção de pautas; planejamento de coberturas; condução de entrevistas; produção de notícias; execução de reportagens; redação; edição; produção e edição de fotografias jornalísticas; produção e apresentação de programas em rádio, televisão e mídias digitais;
- Assessoria de Imprensa, Coorporativa e Assessoria de Imagem (voltado para personalidades, influenciadores, atletas e artistas) com execução de projetos editoriais jornalísticos, design editorial; produção para audiovisual, documentários, livros-reportagem; curadoria e gestão de informações jornalísticas; planejamento e moderação junto aos leitores;
- Ensino e Pesquisa em Comunicação no desenvolvimento de pesquisas científicas relacionadas à área de comunicação e Jornalismo.
Mercado de Trabalho
O curso de Jornalismo da UNIALFA forma profissionais com conhecimentos e habilidades para trabalhar de forma ética com produção e disseminação de conteúdos informacionais direcionados à comunidade. Ensina a noticiar os fatos de forma justa e analisar criticamente a realidade social, política, econômica e cultural do nosso país.
Com domínio da linguagem e dos suportes técnicos para veiculação, o curso capacita intelectualmente o aluno e o prepara para a produção e articulação de informações e conhecimentos sobre a atualidade. Logo, oferece o pleno domínio das linguagens de diversas mídias e o qualifica para atuar em um cenário de convergência. Assim, o jornalista UNIALFA estará preparado para atuar em:
- Veículos de Comunicação: Jornais impressos e portais de notícias; Emissoras de Televisão (aberta e plataformas de streaming VOD); Revistas impressas e digitais; Emissoras de Rádio e Web Rádio;
- Agências de Comunicação Digital;
- Produtoras de Comunicação Audiovisual e Comunicação Sonora;
- Editoras e Web editoras;
- Bureau de mídia programática;
- Comunicação Corporativa e Organizacional;
- Assessoria de Imprensa e de Comunicação;
- Assessoria de Imagem Profissional e Pessoal;
- Assessoria de Comunicação Política e Eleitoral;
- Organizações do terceiro Setor: ONGs e Associações Comunitárias;
- Pesquisa científica e carreira docente: atuação em Universidades
- Institutos de pesquisa mercadológica.