O que serei capaz de fazer após o curso?
▪ Diagnosticar e avaliar de forma assertiva transtornos do neurodesenvolvimento, como TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA, TDAH e TOD, com base em ferramentas e critérios científicos.
▪ Elaborar e implementar planos terapêuticos individualizados (PTIs) para intervenção em diferentes contextos.
▪ Conduzir estratégias terapêuticas e educacionais baseadas em evidências, promovendo inclusão e suporte a indivíduos com neurodivergências.
▪ Atuar de maneira interdisciplinar em equipes multiprofissionais, promovendo o engajamento familiar e comunitário.
▪ Desenvolver projetos aplicados à prática profissional, ampliando sua atuação em saúde, educação e inclusão social.
A quem se destina esse curso?
▪ Psicólogos, pedagogos, médicos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.
▪ Educadores, assistentes sociais e demais profissionais interessados em atuar na área de neurodesenvolvimento.
▪ Profissionais que já trabalham ou desejam ingressar em contextos multiprofissionais, como escolas, clínicas, hospitais e instituições sociais.
Quais os objetivos desse curso?
▪ Psicólogos, pedagogos, médicos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.
▪ Educadores, assistentes sociais e demais profissionais interessados em atuar na área de neurodesenvolvimento.
▪ Profissionais que já trabalham ou desejam ingressar em contextos multiprofissionais, como escolas, clínicas, hospitais e instituições sociais.
O que vou aprender nesse curso?
▪ Psicólogos, pedagogos, médicos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.
▪ Educadores, assistentes sociais e demais profissionais interessados em atuar na área de neurodesenvolvimento.
▪ Profissionais que já trabalham ou desejam ingressar em contextos multiprofissionais, como escolas, clínicas, hospitais e instituições sociais.
MSc. JÚLIO C. ABDALA
Psicólogo da Infância e Adolescência | CRP09/12642
– Professor no curso de Psicologia da UNIALFA
– Doutorando e Mestre em Psicologia (Análise Experimental do Comportamento) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sob a orientação do Prof. Dr. Lorismario E. Simonassi.
– Possui experiência em Análise Experimental do Comportamento com ênfase em: (1) análise do comportamento aplicada; (2) comportamento verbal; (3) variabilidade comportamental; e (4) análise quantitativa do comportamento.
https://www.linkedin.com/abdalafilhojc/
https://www.instagram.com/julioc.abdala
O Curso tem como componentes curriculares o desenvolvimento integral do aluno/profissional, por meio de práticas pedagógicas voltadas ao domínio e aplicação das teorias propostas como bases na criação e construção do conhecimento e aplicação prática.
DISCIPLINA | RESPONSÁVEL | DESCRIÇÃO | CARGA HORÁRIA |
---|---|---|---|
Fundamentos dos Transtornos do Neurodesenvolvimento | Dra. Maria das Graças Nunes Brasil | Introdução aos transtornos do neurodesenvolvimento, bases neurobiológicas, genéticas e comportamentais. Estudo de TEA, TDAH e TOD, modelos explicativos, evolução histórica, e relações entre fatores ambientais, biológicos e sociais. | 30 |
Desenvolvimento da Criança e do Adolescente | Dr. Luiz Carlos de Menezes Povoa | Estudo do desenvolvimento típico e atípico, teorias do desenvolvimento humano, impactos das condições do neurodesenvolvimento no crescimento, adaptação social e escolar, e aspectos emocionais, cognitivos e comportamentais. | 30 |
TEA: Diagnóstico e Características Clínicas | Dra. Fernanda Bizinoto Freire | Caracterização do TEA, critérios diagnósticos (DSM-5, CID-11), comorbidades, alterações sensoriais, comunicação, habilidades sociais, padrões restritivos/repetitivos, instrumentos de avaliação e desafios no diagnóstico precoce. | 30 |
TDAH e TOD: Diagnóstico e Características Clínicas | Dra. Fernanda Bizinoto Freire | Características de TDAH e TOD, critérios diagnósticos (DSM-5, CID-11), comorbidades, desafios diagnósticos, e impactos no funcionamento acadêmico, social e familiar. | 30 |
Diagnóstico e Avaliação Multiprofissional | Esp. Saymon E. Ferraz Cardoso | Ferramentas e métodos de avaliação, atuação multiprofissional, instrumentos clínicos, neuropsicológicos e educacionais, critérios diagnósticos (DSM-5, CID-11), e desafios em diferentes contextos. | 30 |
Ética e Boas Práticas no Atendimento Multiprofissional | Esp. Patricia K. Alves de Amorim Bessa | Ética no atendimento, boas práticas interdisciplinares, diretrizes éticas, e impacto das intervenções na qualidade de vida de pacientes e famílias. | 30 |
Abordagem Psicofarmacológica e Terapêutica | Dra. Heloísa Caixeta | Princípios de farmacologia, farmacocinética, farmacodinâmica, uso de medicamentos para TEA, TDAH e TOD, integração com terapias não medicamentosas, e efeitos/benefícios/limitações dos fármacos. | 30 |
A Família e a Neurodiversidade | Ms. Acza Ferreira Rabelo | Impacto da neurodiversidade na dinâmica familiar, estratégias para aceitação e resiliência, suporte familiar, e envolvimento no processo terapêutico e educacional. | 30 |
Avaliação e Gerenciamento de Crises e Comportamentos Disruptivos | Ms. Lucas Alves Landin | Estratégias para prevenção e intervenção em crises, avaliação funcional, manejo de comportamentos (agressão, autolesão, estereotipias), reforçamento diferencial, extinção, controle de antecedentes, e considerações éticas. | 30 |
Inclusão e Neurodiversidade no Mercado de Trabalho | Esp. Angelica Soares Castro Dos Santos | Neurodiversidade na vida adulta, desafios profissionais/acadêmicos, estratégias de intervenção, diagnóstico tardio, inclusão no mercado de trabalho, adaptações e políticas inclusivas. | 30 |
Intervenções Clínicas, Educacionais e Pedagógicas | Esp. Letícia Martins Ribeiro Candido | Abordagens clínicas e educacionais, práticas inclusivas, adaptações pedagógicas, ensino de habilidades, estratégias baseadas em evidências, e impacto na qualidade de vida. | 30 |
Políticas Públicas e Legislação Inclusiva | Esp. Gustavo Henrique Gonçalves dos Santos | Políticas públicas para inclusão, análise da legislação, desafios de implementação, promoção de equidade/acessibilidade, e defesa dos direitos de neurodivergentes. | 30 |
CARGA-HORÁRIA TOTAL | – | – | 360 |
MSc. JÚLIO C. ABDALA
Psicólogo da Infância e Adolescência | CRP09/12642
– Professor no curso de Psicologia da UNIALFA
– Doutorando e Mestre em Psicologia (Análise Experimental do Comportamento) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sob a orientação do Prof. Dr. Lorismario E. Simonassi.
– Possui experiência em Análise Experimental do Comportamento com ênfase em: (1) análise do comportamento aplicada; (2) comportamento verbal; (3) variabilidade comportamental; e (4) análise quantitativa do comportamento.
https://www.linkedin.com/abdalafilhojc/
https://www.instagram.com/julioc.abdala
Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) com experiência em Análise do comportamento em clínica e em pesquisa. Durante a graduação fui monitora das disciplinas de Psicologia Geral Experimental I, Psicologia Geral Experimental II, Personalidade I, Clínica I, Estágio Básico supervisionado II, Estágio Básico supervisionado VII e Controle e manejo de Stress.
Prof. Dr. Lorismario E. Simonassi
Possui Graduação em psicologia Faculdade Estácio de Sá de Goiás, com especialização em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), pelo NEPNEURO, e especialização em andamento em Neuropsicologia, pelo Instituto Israelita Albert Einstein.
Psicólogo da Infância e Adolescência | CRP09/12642
Prof. Dr. Lorismario E. Simonassi
Unidade Perimetral
(62) 3272-5000
Av. Perimetral Norte, 4129
Vila João Vaz, Goiânia / GO
CEP 74445-190
Unidade Bueno
(62) 3121-3236
Av. Mutirão, 2600 (esq. com T-9)
Setor Bueno, Goiânia / GO
CEP 74215-240