...

Especialização em Transtorno do Espectro do Autista, TDAH e TOD: Atenção Multiprofissional

MODALIDADE DIGITAL AO VIVO

360 horas

12 meses

Aulas mensais,
sextas 19h00 às 22h00 e sábados das 8h00 às 18h00.

Aulas ao vivo com profissionais atuantes no mercado, utilizando metodologia ativa onde o aluno é o protagonista do aprendizado, com grupos de estudo-de-casos, projetos. Conteúdo exclusivo de cada disciplina disponibilizado em PLATAFORMA DIGITAL para promover o aprendizado ativo do aluno, com gravação da aula ao vivo, material de aula, fórum de discussão, material complementar, quis, estudos de casos, biblioteca virtual e muito mais.

Editar conteúdo

Informações Gerais

O que serei capaz de fazer após o curso?

▪ Diagnosticar e avaliar de forma assertiva transtornos do neurodesenvolvimento, como TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA, TDAH e TOD, com base em ferramentas e critérios científicos.
▪ Elaborar e implementar planos terapêuticos individualizados (PTIs) para intervenção em diferentes contextos.
▪ Conduzir estratégias terapêuticas e educacionais baseadas em evidências, promovendo inclusão e suporte a indivíduos com neurodivergências.
▪ Atuar de maneira interdisciplinar em equipes multiprofissionais, promovendo o engajamento familiar e comunitário.
▪ Desenvolver projetos aplicados à prática profissional, ampliando sua atuação em saúde, educação e inclusão social.

A quem se destina esse curso?

▪ Psicólogos, pedagogos, médicos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.
▪ Educadores, assistentes sociais e demais profissionais interessados em atuar na área de neurodesenvolvimento.
▪ Profissionais que já trabalham ou desejam ingressar em contextos multiprofissionais, como escolas, clínicas, hospitais e instituições sociais.

Quais os objetivos desse curso?

▪ Psicólogos, pedagogos, médicos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.
▪ Educadores, assistentes sociais e demais profissionais interessados em atuar na área de neurodesenvolvimento.
▪ Profissionais que já trabalham ou desejam ingressar em contextos multiprofissionais, como escolas, clínicas, hospitais e instituições sociais.

O que vou aprender nesse curso?

▪ Psicólogos, pedagogos, médicos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.
▪ Educadores, assistentes sociais e demais profissionais interessados em atuar na área de neurodesenvolvimento.
▪ Profissionais que já trabalham ou desejam ingressar em contextos multiprofissionais, como escolas, clínicas, hospitais e instituições sociais.

Editar conteúdo

MSc. JÚLIO C. ABDALA
Psicólogo da Infância e Adolescência | CRP09/12642

– Professor no curso de Psicologia da UNIALFA
– Doutorando e Mestre em Psicologia (Análise Experimental do Comportamento) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sob a orientação do Prof. Dr. Lorismario E. Simonassi.
– Possui experiência em Análise Experimental do Comportamento com ênfase em: (1) análise do comportamento aplicada; (2) comportamento verbal; (3) variabilidade comportamental; e (4) análise quantitativa do comportamento.

https://www.linkedin.com/abdalafilhojc/
https://www.instagram.com/julioc.abdala

Editar conteúdo

Grade do Curso resumida

O Curso tem como componentes curriculares o desenvolvimento integral do aluno/profissional, por meio de práticas pedagógicas voltadas ao domínio e aplicação das teorias propostas como bases na criação e construção do conhecimento e aplicação prática.

DISCIPLINA RESPONSÁVEL DESCRIÇÃO CARGA HORÁRIA
Fundamentos dos Transtornos do Neurodesenvolvimento Dra. Maria das Graças Nunes Brasil Introdução aos transtornos do neurodesenvolvimento, bases neurobiológicas, genéticas e comportamentais. Estudo de TEA, TDAH e TOD, modelos explicativos, evolução histórica, e relações entre fatores ambientais, biológicos e sociais. 30
Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Dr. Luiz Carlos de Menezes Povoa Estudo do desenvolvimento típico e atípico, teorias do desenvolvimento humano, impactos das condições do neurodesenvolvimento no crescimento, adaptação social e escolar, e aspectos emocionais, cognitivos e comportamentais. 30
TEA: Diagnóstico e Características Clínicas Dra. Fernanda Bizinoto Freire Caracterização do TEA, critérios diagnósticos (DSM-5, CID-11), comorbidades, alterações sensoriais, comunicação, habilidades sociais, padrões restritivos/repetitivos, instrumentos de avaliação e desafios no diagnóstico precoce. 30
TDAH e TOD: Diagnóstico e Características Clínicas Dra. Fernanda Bizinoto Freire Características de TDAH e TOD, critérios diagnósticos (DSM-5, CID-11), comorbidades, desafios diagnósticos, e impactos no funcionamento acadêmico, social e familiar. 30
Diagnóstico e Avaliação Multiprofissional Esp. Saymon E. Ferraz Cardoso Ferramentas e métodos de avaliação, atuação multiprofissional, instrumentos clínicos, neuropsicológicos e educacionais, critérios diagnósticos (DSM-5, CID-11), e desafios em diferentes contextos. 30
Ética e Boas Práticas no Atendimento Multiprofissional Esp. Patricia K. Alves de Amorim Bessa Ética no atendimento, boas práticas interdisciplinares, diretrizes éticas, e impacto das intervenções na qualidade de vida de pacientes e famílias. 30
Abordagem Psicofarmacológica e Terapêutica Dra. Heloísa Caixeta Princípios de farmacologia, farmacocinética, farmacodinâmica, uso de medicamentos para TEA, TDAH e TOD, integração com terapias não medicamentosas, e efeitos/benefícios/limitações dos fármacos. 30
A Família e a Neurodiversidade Ms. Acza Ferreira Rabelo Impacto da neurodiversidade na dinâmica familiar, estratégias para aceitação e resiliência, suporte familiar, e envolvimento no processo terapêutico e educacional. 30
Avaliação e Gerenciamento de Crises e Comportamentos Disruptivos Ms. Lucas Alves Landin Estratégias para prevenção e intervenção em crises, avaliação funcional, manejo de comportamentos (agressão, autolesão, estereotipias), reforçamento diferencial, extinção, controle de antecedentes, e considerações éticas. 30
Inclusão e Neurodiversidade no Mercado de Trabalho Esp. Angelica Soares Castro Dos Santos Neurodiversidade na vida adulta, desafios profissionais/acadêmicos, estratégias de intervenção, diagnóstico tardio, inclusão no mercado de trabalho, adaptações e políticas inclusivas. 30
Intervenções Clínicas, Educacionais e Pedagógicas Esp. Letícia Martins Ribeiro Candido Abordagens clínicas e educacionais, práticas inclusivas, adaptações pedagógicas, ensino de habilidades, estratégias baseadas em evidências, e impacto na qualidade de vida. 30
Políticas Públicas e Legislação Inclusiva Esp. Gustavo Henrique Gonçalves dos Santos Políticas públicas para inclusão, análise da legislação, desafios de implementação, promoção de equidade/acessibilidade, e defesa dos direitos de neurodivergentes. 30
CARGA-HORÁRIA TOTAL 360
Editar conteúdo

Corpo docente

MSc. JÚLIO C. ABDALA
Psicólogo da Infância e Adolescência | CRP09/12642

– Professor no curso de Psicologia da UNIALFA
– Doutorando e Mestre em Psicologia (Análise Experimental do Comportamento) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sob a orientação do Prof. Dr. Lorismario E. Simonassi.
– Possui experiência em Análise Experimental do Comportamento com ênfase em: (1) análise do comportamento aplicada; (2) comportamento verbal; (3) variabilidade comportamental; e (4) análise quantitativa do comportamento.

https://www.linkedin.com/abdalafilhojc/
https://www.instagram.com/julioc.abdala

CZA FERREIRA RABELO

Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) com experiência em Análise do comportamento em clínica e em pesquisa. Durante a graduação fui monitora das disciplinas de Psicologia Geral Experimental I, Psicologia Geral Experimental II, Personalidade I, Clínica I, Estágio Básico supervisionado II, Estágio Básico supervisionado VII e Controle e manejo de Stress.

PESQUISAS
  • Influências de Contexto Sob Categorias de Comportamentos Verbais: Os Estudos de Reforçamento Diferencial no Estabelecimento de Significados”
  • Efeitos da entonação de voz sobre os significados das palavras
  • Avaliação Funcional e Compulsão alimentar e autoestigma: uma avaliação funcional a partir de registros alimentares
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
  • Comissão de monitoria da ABPMC (2019)
  • Estágio no Instituto Skinner
  • Membra do LAEC
  • Diretora de ensino e pesquisa da LAAC/PUC-GO
  • Psicóloga clínica
FORMAÇÃO ACADÊMICA
  • Mestrado em Psicologia (em andamento) – PROSUC/CAPES
  • Bacharelado em Psicologia – PUC-GO
ORIENTAÇÃO

Prof. Dr. Lorismario E. Simonassi

ANGÉLICA SOARES CASTRO DOS SANTOS

Possui Graduação em psicologia Faculdade Estácio de Sá de Goiás, com especialização em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), pelo NEPNEURO, e especialização em andamento em Neuropsicologia, pelo Instituto Israelita Albert Einstein.

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR
  • Características de personalidade e saúde e aspectos básicos do desenvolvimento infantil e vulnerabilidade social – Instituto Israelita Albert Einstein
  • Curso Aplicador Técnico (AT) ABA – CIEC
  • Curso de extensão em Gestão de Comportamentos Inapropriados – Instituto Farol
  • Habilidades Sociais em TEA – Nexo Intervenção Comportamental
  • Grupos Sociais em ABA – Instituto Dani Botelho
ATUAÇÃO PROFISSIONAL
  • Fundadora do Instituto de Desenvolvimento Comportamental Unicare
  • Analista do Comportamento no Espaço Bem-te-vi
FERNANDA BIZINOTO FREIRE
FORMAÇÃO ACADÊMICA
  • Médica pela Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Psiquiatra pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HC-FMRP-USP)
  • Psiquiatra da Infância e Adolescência pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP)
GUSTAVO HENRIQUE GONÇALVES DOS SANTOS
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
  • Advogado atuante desde 2013 nas áreas Cível, Família, Previdenciária, Criminal, Fazendária e Juizados Especiais
  • Líder de escritório próprio há mais de seis anos, oferecendo soluções jurídicas personalizadas
  • Advogado da Assistência Social de Araçu-GO desde 2021
  • Ex-Coordenador da Assistência Social de Araçu-GO
  • Integrante do CMDCA de Araçu
  • Ex-participante de Comissões Temáticas da OAB-GO
FORMAÇÃO ACADÊMICA
  • Especializações em andamento em Direito Penal, Processo Penal, Direito de Família e Sucessões
  • Formação em Gestão Pública
JÚLIO C. ABDALA

Psicólogo da Infância e Adolescência | CRP09/12642

FORMAÇÃO ACADÊMICA
  • Professor no curso de Psicologia da UNIALFA
  • Doutorando em Psicologia (Análise Experimental do Comportamento) – PUC Goiás
  • Mestre em Psicologia (Análise Experimental do Comportamento) – PUC Goiás
ORIENTAÇÃO

Prof. Dr. Lorismario E. Simonassi

ÁREAS DE ATUAÇÃO
  • Análise do Comportamento Aplicada
  • Comportamento Verbal
  • Variabilidade Comportamental
  • Análise Quantitativa do Comportamento
LUCAS ALVES LANDIN
FORMAÇÃO ACADÊMICA
  • Doutorando em Psicologia (Análise do Comportamento) – Comportamento Verbal
  • Mestre em Psicologia (Análise do Comportamento) – PUC-GO
  • Especialista em Terapia Comportamental – USP
  • Graduado em Psicologia – Faculdade Anhanguera de Anápolis
ATUAÇÃO DOCENTE
  • Professor de especialização em Análise do Comportamento Aplicada – Faculdade Delta
  • Professor de “Análise Experimental do Comportamento” e “Behaviorismo” – Anhanguera Anápolis
  • Supervisor de estágio em Terapia Comportamental – Anhanguera Anápolis
PESQUISA
  • Esquizofrenia
  • Autismo
  • Comportamento Verbal
  • Comportamentos-problema
  • Pesquisa Básica em Análise do Comportamento
ATUAÇÃO PROFISSIONAL
  • Coordenador do LANDIN-Instituto de Análise do Comportamento (Anápolis)
  • Atendimento e supervisão clínica para crianças com deficiência intelectual e autismo
MARIA DAS GRACAS NUNES BRASIL
FORMAÇÃO ACADÊMICA
  • Graduação em Medicina – Universidade Federal de Goiás (1972)
  • Mestrado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental – Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002)
  • Doutorado – Universidade Federal de Goiás
ATUAÇÃO DOCENTE
  • Professora no Departamento de Medicina – PUC Goiás
  • Professora no Departamento de Psicologia – PUC Goiás
  • Professora no Departamento de Saúde Mental e Medicina Legal – Faculdade de Medicina/UFG
ÁREA DE ATUAÇÃO
  • Medicina com ênfase em Neuropsiquiatria da Infância e Adolescência
PATRÍCIA K. ALVES DE AMORIM BESSA
FORMAÇÃO ACADÊMICA
  • Graduação em Fonoaudiologia – PUC Goiás (2014)
  • MBA em Gestão em Saúde
  • Pós-graduação em Parentalidade – Artmed
ESPECIALIZAÇÕES
  • Comportamento Verbal
  • Transtorno do Espectro Autista (TEA)
  • Neuropsicopedagogia
  • Apraxia de Fala na Infância
  • Modelo DIR Floortime
ATUAÇÃO PROFISSIONAL
  • Coordenadora de Serviços Terapêuticos Especiais – Espaço Bem-te-vi/Unimed Goiânia
  • Fonoaudióloga com enfoque em Análise do Comportamento Aplicada
ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL
  • Participação ativa em eventos científicos da área
SAYMON E. FERRAZ CARDOSO
FORMAÇÃO ACADÊMICA
  • Psicólogo
  • Especialista em Neuropsicologia
  • Especialista em Análise do Comportamento Aplicada para Autismo e Deficiência Intelectual
ATUAÇÃO PROFISSIONAL
  • Gerente da equipe multiprofissional – Hospital São Cottolengo
  • Atendimentos em avaliação e intervenção de transtornos neuropsicológicos
  • Professor de Psicologia – Centro Universitário Alves de Farias
  • Supervisor de estágio em Neuropsicologia – Clínica-Escola da Unialfa
logo-unialfa

Unidade Perimetral

Unidade Perimetral
(62) 3272-5000
Av. Perimetral Norte, 4129
Vila João Vaz, Goiânia / GO
CEP 74445-190

Unidade Bueno

Unidade Bueno
(62) 3121-3236
Av. Mutirão, 2600 (esq. com T-9)
Setor Bueno, Goiânia / GO
CEP 74215-240