Módulos | Carga |
Fundamentos do Gerenciamento de Projetos | 20 |
Planejamento Estratégico e Gestão com OKR’s e KPI’s | 20 |
Inovação e Design Thinking | 30 |
Gerenciamento de Escopo e Cronograma | 30 |
Gerenciamento da Qualidade e Recursos | 20 |
Gerenciamento de Custos e Aquisições | 20 |
Gerenciamento de Comunicação e Gestão de Conflitos | 20 |
Gerenciamento de Riscos e Incertezas | 20 |
Gestão de mudanças, complexidade e adaptabilidade | 20 |
Liderança e Gestão de equipes (Empowerment e Team Building) | 20 |
Gestão ágil e Híbrida de projetos (Scrum e outras metodologias) | 20 |
Governança Corporativa e gestão de processos | 20 |
PMO (Project Management Office) e AMO (Agile Management Office) | 20 |
Capacidade de entrega de valor | 20 |
Gestão de dados para indicadores de projetos | 30 |
Inteligência Artificial na gestão de projetos | 20 |
Planejamento para Certificações | 10 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 360 |
Compreensão dos conceitos fundamentais de gerenciamento de projetos. Entendendo as estruturas organizacionais para projetos, o papel do gerente de projetos nessas estruturas, as atuais boas práticas e metodologias e os principais benefícios na aplicação dos conhecimentos, habilidades e técnicas de gerenciamento de projetos. Apresentar os conceitos do padrão internacional PMBOK®.
Compreensão do contexto das organizações, entendendo identificação das estratégias e os desdobramentos em diretrizes, objetivos e resultados-chave com seus indicadores de desempenho. Ǫue culminam na identificação de projetos a serem gerenciados para o cumprimento das diretrizes.
Conceitos e níveis de inovação. Os valores e pilares do Design Thinking. Formatos de aplicação do Design Thinking. Ideação. Prototipação. Testes. Avaliação.
Definição do escopo do projeto e do produto, desde a sua iniciação até a geração de entregas, compreendendo o contexto para conciliar os escopos preditivos, ágeis e híbridos. Compreendendo como são realizados os sequenciamentos e estimativas das atividades, para a elaboração e controle do cronograma.
Compreensão da gestão da qualidade com planejamento, gerenciamento e controle, com foco em atender as expectativas das partes envolvidas no projeto. E nesse processo entender a gestão de recursos que envolve tanto pessoas, quanto materiais e equipamentos que serão necessários para garantir as entregas nos padrões de qualidade definidos.
Compreensão da gestão de custos e aquisições como ferramenta capaz de potencializar o processo de melhoria contínua e a criação de valor através da análise não apenas dos processos, mas a cadeia de produção como um todo. Entendendo a condução e controle das aquisições, e instrumentos contratuais, bem como aspectos gerais que implicam nas responsabilidades envolvidas e compliance.
Elaboração do plano de comunicação com gerenciamento e controle de toda as informações do projeto. Compreendendo a importância das comunicações, incluindo as principais características como inteligência emocional, comunicação assertiva que apoiam a gestão de conflitos, e otimizam e melhoram a comunicação em projetos. Nesse processo envolve também a identificação das partes interessadas e definição de estratégias para garantir o engajamento e atendimento das expectativas durante todo o projeto.
Elaboração do plano de gerenciamento de riscos do projeto, que inclui a identificação dos riscos, com a análise qualitativa e análise quantitativa para o planejamento de respostas aos riscos, e o monitoramento e controle dos riscos durante a execução do projeto.
Adquirir habilidades para entender melhor o ambiente e o contexto dos projetos compreendendo melhor a complexidade e assim diminuir os impactos externos. Desenvolvendo a capacidade de adaptabilidade e como lidar com as mudanças que ocorrem ao longo da execução.
Desenvolver habilidades de gestão e liderança, capacitando para entrega de resultados e, engajamento e desenvolvimento de pessoas. Formar líderes gerentes de projetos que empoderam times e estão preparados para a tomada de decisão.
Formar um líder gerente de projetos, criando o espírito de liderança e desenvolvendo habilidades de tomadas de decisão.
Aprender sobre os valores, princípios e técnicas da abordagem ágil em projetos que envolve compreender o contexto das organizações, em ambientes disruptivos e inovadores exigindo mudanças de mentalidade e de comportamentos.
Compreensão sobre a governança corporativa e a junção entre processo e projeto. Aprendendo sobre a análise do processo atual para promover melhorias e criar um padrão que seja aplicável e escalável em todos os níveis organizacionais.
Compreensão sobre o que é, como implantar e gerenciar um Escritório de Gerenciamento de Projetos e manter uma governança ágil e enxuta. Entendendo o contexto para a estrutura do escritório que poderá atender projetos ágeis, híbridos e tradicionais.
Desenvolver a habilidade de compreender melhor os desejos do patrocinador e demais envolvidos, entendendo seus critérios de aceitação para mostrar de forma mais clara e perceptível o real valor da entrega do resultado do projeto, proporcionando uma melhor experiência para o usuário e/ ou cliente.
Ensina como realizar a gestão de dados internos da empresa e mercadológicos, através de análises estratégicas para construção de indicadores de projetos, programas e portfólios, possibilitando melhora na tomada de decisões.
Ensina desde os conceitos básicos da IA, e como essa tecnologia pode ser integrada nas práticas de gerenciamento de projetos para otimizar processos e melhorar a tomada de decisões.
Orientação para o gerenciamento de projetos de carreira com foco na obtenção das certificações profissionais.