Apresentação
O Mestrado Profissional em Administração (MPA) do Centro Universitário Alves Faria – UNIALFA tem como principal objetivo possibilitar a formação do mestrando em gestão empresarial com visão integrada da organização. As pesquisas do mestrado reúnem competências organizacionais nas áreas técnicas, financeira, de pessoas e sistemas de informação com a necessária visão empresarial de mercados locais, globais, públicos e privados. Os trabalhos acadêmicos/profissionais/científicos visam desenvolver estudos nas áreas de:
- Estratégias em ambiente competitivo;
- Estratégias ligadas a processos operacionais e de governança;
- Gestão estratégica de inovação, posicionamento e gestão de marcas;
- Comportamento do consumidor e do comprador industrial;
- Pesquisas de mercado empresarial e de consumo;
- Desempenho de servidores públicos em comparação com outros países;
- Concorrências e licitações;
- Inteligência competitiva;
- Globalização dos mercados;
- Sustentabilidade econômica, social e ambiental de todas as formas de organização (públicas e privadas, locais e globais).
O Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário Alves Faria – UNIALFA possui como área de concentração a Gestão Estratégica, contando com três linhas de pesquisa: Gestão Integrada de Mercados; Gestão Integrada de Finanças; Gestão das Cadeias Globais de Valor em Saúde. Elas incorporam teorias e métodos da prática de gestão, considerando formulações de estratégias cuja execução ocorra de forma integrada entre as diversas áreas organizacionais.
Linhas de Pesquisa
Gestão Integrada de Mercados
A linha de pesquisa de Gestão Integrada de Mercados abarca a identificação, análise, interpretação e intersecção de variáveis estratégicas e mercadológicas nos contextos de instituições públicas e privadas. Abrange estudos ligados a redes interorganizacionais; gestão por indicadores; gerenciamento de projetos e processos; modelos de governança; agregação e apropriação de valor a comodities; gestão da inovação; gestão de marcas; comportamento do consumidor; pesquisa de marketing; gestão em mercados globais; inteligência competitiva; marketing de relacionamento no setor público e privado; sustentabilidade econômica, social e ambiental; estratégias aplicadas à administração pública; modelos de inovação no setor público; cocriarão e capacidades de inovação no setor público; relações empresa-estado.
Gestão Integrada de Finanças
A linha de pesquisa de Gestão Integrada de Finanças promove o avanço do conhecimento científico, de modo que os tomadores de decisão possam gerar e avaliar informações necessárias para que as decisões sejam tomadas de forma sólida e, assim, favorecer a consecução dos resultados desejados em instituições públicas e privadas. Aborda temas ligados a gestão de riscos financeiros; finanças corporativas; economia e mercado; finanças sustentáveis; métodos quantitativos aplicados às estratégias competitivas; internacionalização econômica; mercado financeiro; análise de investimentos; cooperativismo de crédito; instituições financeiras e organismos internacionais; finanças e inteligência artificial; políticas púbicas de fomento à microempresa; finanças públicas.
Gestão das Cadeias Globais de Valor em Saúde
A linha de pesquisa de Gestão de Cadeias Globais de Valor em Saúde objetiva promover o avanço do conhecimento técnico-científico vinculados a gestão da saúde, envolvendo a administração de organizações, instituições e atores inter e intraorganizacionais, integrantes da rede pública e privada de saúde, de modo a contribuir para a eficácia, efetividade e avanço da prestação de serviço em saúde, a nível nacional e internacional. A linha aborda conhecimentos científicos necessários ao relacionamento com os diversos stakeholders, abrangendo estudos ligados a economia e gestão em saúde; gestão de processos em saúde; liderança estratégica em saúde; gestão da experiência do usuário; planejamento em instituições de saúde; organização social e os contratos de gestão; parcerias público-privadas; administração estratégica aplicada à gestão da saúde; modelos de gestão; gestão da tecnologia da informação e comunicações no contexto da prestação de serviços em saúde.
Diferenciais do Programa
- Capacitação para solução de problemas corporativos complexos e desenvolvimento da inovação com visão estratégica de futuro;
- Forte capacitação na sua área de pesquisa, com integração organizacional que ocorrerá pela transferência de conhecimento científico e pela experiência prática da abordagem de negócios;
- Competência no uso do conhecimento adquirido para conduzir empresas à liderança no seu setor de atuação;
- Integra o programa MOC – Microeconomia da Competividade, que acontece anualmente na Universidade de Harvard (Boston). O grupo de estudos (com mais de 150 universidades em todo o mundo) é liderado pelo professor Michael Porter da Harvard Business School – HBS em Boston/Massachusetts -USA;
- Workshops em conjunto com universidades do mundo inteiro;
- Parcerias com os setores públicos e privados para a aplicação de conhecimentos práticos.
MOC Harvard – Microeconomia da Competitividade
O programa MOC – Microeconomia da Competitividade, em parceria com a UNIALFA, tem como objetivo realizar estudos sobre a competência empresarial e competitiva de clusters de negócios na região Centro-Oeste, visando o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e casos para ensino. A UNIALFA é afiliada ao Instituto para Estratégia e Competitividade da Universidade de Harvard (Boston/Massachusetts-USA), liderado pelo professor emérito Michael Porter, cujo objetivo principal é explorar os determinantes da competitividade e do sucesso empresarial em uma perspectiva econômica regional.
Diferenciais do Programa
- Capacitação para solução de problemas corporativos complexos e desenvolvimento da inovação com visão estratégica de futuro;
- Forte capacitação na sua área de pesquisa, com integração organizacional que ocorrerá pela transferência de conhecimento científico e pela experiência prática da abordagem de negócios;
- Competência no uso do conhecimento adquirido para conduzir empresas à liderança no seu setor de atuação;
- Integra o programa MOC – Microeconomia da Competividade, que acontece anualmente na Universidade de Harvard (Boston). O grupo de estudos (com mais de 150 universidades em todo o mundo) é liderado pelo professor Michael Porter da Harvard Business School – HBS em Boston/Massachusetts -USA;
- Workshops em conjunto com universidades do mundo inteiro;
- Parcerias com os setores públicos e privados para a aplicação de conhecimentos práticos.
MOC Harvard – Microeconomia da Competitividade
O programa MOC – Microeconomia da Competitividade, em parceria com a UNIALFA, tem como objetivo realizar estudos sobre a competência empresarial e competitiva de clusters de negócios na região Centro-Oeste, visando o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e casos para ensino. A UNIALFA é afiliada ao Instituto para Estratégia e Competitividade da Universidade de Harvard (Boston/Massachusetts-USA), liderado pelo professor emérito Michael Porter, cujo objetivo principal é explorar os determinantes da competitividade e do sucesso empresarial em uma perspectiva econômica regional.