Calendário Acadêmico

Portal Domínio Público – Biblioteca virtual criada para divulgar clássicos da literatura mundial. Ela oferece download gratuito de mais de 350 obras.

 

Coleção Educadores – Esta coleção disponibiliza 62 títulos, no Portal Domínio Público. Eles são dirigidos aos professores da educação básica e às instituições de educação superior que atuam na formação de docentes.

 

BVS Psicologia – Este espaço é dedicado à publicação de livros eletrônicos da área de Psicologia, considerando o princípio maior da BVS-Psi que é o acesso aberto ao conhecimento. O objetivo é disponibilizar livros fora do mercado editorial, cujos direitos autorais foram cedidos à BVS-Psi ou caíram em Domínio Público

 

Open Library – Projeto que pretende catalogar todos os livros publicados no mundo, já tem 1 milhão de títulos disponíveis para download. 

Brasiliana – O site da Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza cerca de 3 mil livros para download de forma legal. Há livros raros, documentos históricos, manuscritos e imagens.

 

Blog Midia8 – A página reúne mais de 200 links de livros sobre comunicação em português, inglês e espanhol para ler online e fazer download.

 

Casa de José de Alencar – A Biblioteca Virtual Casa de José de Alencar disponibiliza 14 de suas obras para download, incluindo romances e peças de teatro.

 

Biblioteca Nacional de Portugal – Entre os destaques do portal está um site dedicado ao escritor José Saramago. Nele estão disponíveis manuscritos do autor.

 

Machado de Assis – Criado pelo MEC, o site disponibiliza a obra completa do escritor (em PDF ou HTML) para leitura online. Ele contém crônicas, romances, contos, poesias, peças de teatro, críticas e traduções.

 

Biblioteca Mundial Digital – Oferece milhares de documentos históricos de diferentes partes do mundo. Multilingue, o material está disponível para leitura online.

 

e-Books Brasil – Oferece livros eletrônicos gratuitamente em diversos formatos.

 

Projeto Gutenberg – Tem mais de 100 mil livros digitais que podem ser baixados e lidos em diferentes plataformas eletrônicas.

 

Unesp Aberta – Criado pela reitoria da Universidade Estadual Paulista , o site disponibiliza material pedagógico gratuitamente. Desenvolvido para os cursos da universidade, o material está aberto para consulta em diversos formatos.

 

CRE – O Centro de Referência em Educação Mario Covas (CRE), idealizado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, tem como objetivo ser um referencial pedagógico de excelência na disseminação da informação educacional. Para isso, conta com um acervo documental que poderá ser consultado fisicamente, em sua sede, ou acessado virtualmente pelo site, de qualquer parte do país e do mundo. O CRE possui um acervo construído a partir do conceito de que a informação deve ser selecionada, organizada, disponibilizada de forma simples e orientada. Dessa forma, ele proporcina aos educadores, especialmente professores, respostas confiáveis, atualizadas e significativas para o seu cotidiano profissional

 

A Segurança Contra Incêndio no Brasil – Autoria: Alexandre Itiu Seito; Alfonso Antonio Gill; Fabio Domingos Pannoni; Rosaria Ono; Silvio Bento da Silva; Ualfrido Del Carlo; Valdir Pignatta e Silva. Projeto Editora. São Paulo: 2008.

 

Biblioteca Digital do Brasil – Fundação Biblioteca Nacional: abrange projetos específicos: Rede da Memória Virtual Brasileira (sobre as expressões culturais das artes, música, literatura e história do país e de suas regiões); A França no Brasil (portal digital entre as Bibliotecas Nacionais do Brasil e da França); Periódicos & Literatura; Guerra do Paraguai; Coleção Thereza Christina (coleção de fotografias do Imperador D. Pedro II); Hemeroteca Digital Brasileira (acervo de periódicos ? jornais, revistas, anuários, boletins etc. ? e de publicações seriadas). Entre outros.

 

Biblioteca Digital do Musel Nacional: disponibiliza itens do acervo de obras raras da Biblioteca do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Essas coleções formam um patrimônio de referência nas áreas de ciências naturais e antropológicas. Os arquivos podem ser baixados através desta página e suas versões em altíssima resolução estão disponíveis para acesso em terminais da instituição.

 

Biblioteca Nacional sem Fornteiras: programa desenvolvido pela Biblioteca Nacional que visa democratizar o acesso da instituição. É composta por coleções digitais temáticas, refletindo todas as áreas da instituição em em especial os tesouros da Biblioteca Nacional. Seu acervo é dividido em manuscritos e obras raras. Em português.

 

Biblioteca Digital do Senado Federal: o acervo digital é variado, dividindo-se entre livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos. As obras são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos das obras.

 

Biblioteca Digital de Obras Raras:  reúne e disponibiliza a íntegra digitalizada de livros considerados raros (levando em conta o valor histórico, a antiguidade e a não existência de outras impressões ou edições), e que estão localizados nas unidades da Universidade de São Paulo.

 

Literatura Digital UFCS: biblioteca de literaturas da língua portuguesa (fonte primária e gratuita de textos literários do Brasil e Portugal em versão integral).