Apresentação do curso

Ao final do curso, o aluno/profissional estará preparado para implementar novas práticas de gestão, integração de recursos e tecnologias para produção de resultados; maior compreensão das bases de administração e de gestão de empresas, sobretudo do varejo farmacêutico; melhor capacidade de gerenciamento de pessoas; bem como identificação e organização de ações e serviços para promoção da saúde e ao mesmo tempo, sustentabilidade e rentabilidade de farmácias e drogarias.

 

O Curso de MBA em Gestão Estratégica e Serviçõs em Farmácias e Drogarias é ofertado de forma multidisciplinar e com destaques para profissionais que atuam na área da saúde na dispensação de produtos farmacêuticos, bem como com vendas, representação e relações interpessoais; profissionais farmacêuticos; gestores; gerentes; balconistas e demais colaboradores do varejo farmacêutico.

Objetivos

O curso MBA em Gestão Estratégica e Serviços em Farmácias e Drogarias tem por objetivo capacitar profissionais das diversas áreas do conhecimento oportunizando formação permanente de modo a permitir o desenvolvimento de competências para os colaboradores de farmácias e drogarias, denominado também como varejo farmacêutico, nos seguintes aspectos:

  • Gerir farmácias e drogarias (varejo farmacêutico) e integrar recursos para produção de resultados;
  • Conhecer e compreender as bases da administração e da gestão de estabelecimentos farmacêuticos;
  • Selecionar, capacitar e gerenciar pessoas, visando a implantação e otimização de projetos, processos e planos de ação;
  • Inovar na solução de problemas tecnológicos, compreendendo a introdução ou melhoria de processos, produtos, estratégias ou serviços, tendo repercussão positiva na saúde individual e coletiva da comunidade onde a farmácia/drogaria está circunscrita;
  • Pesquisar, desenvolver, inovar, fiscalizar, gerenciar e garantir a qualidade de tecnologias de processos e serviços aplicados a farmácias e drogarias;
  • Otimizar o processo de cuidado em saúde, por meio de serviços farmacêuticos ofertados ao indivíduo, à família e à comunidade na farmácia;
  • Realizar atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde, além da prevenção de doenças.

O que você vai aprender?

  • O contexto atual do varejo farmacêutico ? perspectivas e desafios;
  • Abordagem sobre modelos de negócios e estrutura administrativa de farmácias independentes e associadas;
  • Assuntos Regulatórios e Documentação Sanitária na Farmácia e no Consultório Farmacêutico;
  • Sistema da Garantia da Qualidade (POPs ? PGRSS), controle e guarda de medicamentos controlados na farmácia;
  • Rotinas de Treinamentos para as boas práticas operacionais e de atendimento na farmácia;
  • Precificação e Promoção de Produtos para saúde, insumos e correlatos no Varejo Farmacêutico;
  • ?Layout? da loja e o ?merchandising? visual de produtos como inovação no varejo farmacêutico;
  • Estratégias de vendas utilizando E-commerce, WhatsApp, drive thru e last mile;
  • Presença digital e marketing digital para farmácias;
  • Gestão Financeira e Contábil em Farmácias;
  • Gestão de Relacionamento com Clientes em Farmácias;
  • A Importância do bom Atendimento e a jornada do Cliente;
  • Indicação de Uso e Vendas de Medicamentos Isentos de Prescrição no Balcão da Farmácia;
  • Implantação de Serviços Clínicos na Farmácia / Telefarmácia ? gestão, gerenciamento e precificação;
  • Inovação por meio de sala de vacinas, administração de medicamentos e outros serviços na farmácia;
  • O potencial das linhas de dermocosméticos e cosméticos para cabelos, fotoproteção e para antienvelhecimento, no desempenho da farmácia;
  • Nutracêuticos e Fitoterápicos na perspectiva de promoção da saúde física e mental, no aumento da imunidade e na prevenção de doenças.