Módulo 1: Fundamentos do Financiamento Eleitoral – 2 horas
Introdução ao Financiamento de Campanhas;
Principais normas sobre financiamento de campanhas no Brasil;
Modelos de Financiamento: Crowdfunding e formas alternativas.
Módulo 2: Fiscalização e Controle das campanhas – 2 horas
Limites de doações e gastos com transparência e prestação de contas;
Mecanismos de Controle: Procedimentos e ferramentas tecnológicas para monitoramento;
Casos práticos, análise de casos emblemáticos, lições aprendidas e melhores práticas.
Módulo 3: Estratégias de Financiamento e Arrecadação – 2 horas
Planejamento de Campanhas e elaboração de orçamentos de campanha;
Estratégias de Arrecadação de Fundos: uso de eventos, doações online e campanhas de crowdfunding – engajamento de grandes doadores e doadores pequenos;
Gestão eficiente dos recursos de campanha: práticas de transparência, prestação de contas e comunicação com doadores e eleitores.
Módulo 4: Impacto do Financiamento no Estado Democrático – 2 horas
Impacto do Dinheiro nas Eleições e efeitos na representatividade e na equidade do processo eleitoral;
Desafios e Controvérsias dos problemas comuns no financiamento de campanhas;
Participação no debate público sobre o financiamento eleitoral.