Módulo 1: Fundamentos do Financiamento Eleitoral – 2 horas

  • Introdução ao Financiamento de Campanhas;
  • Principais normas sobre financiamento de campanhas no Brasil;
  • Modelos de Financiamento: Crowdfunding e formas alternativas.

Módulo 2: Fiscalização e Controle das campanhas – 2 horas

  • Limites de doações e gastos com transparência e prestação de contas;
  • Mecanismos de Controle: Procedimentos e ferramentas tecnológicas para monitoramento;
  • Casos práticos, análise de casos emblemáticos, lições aprendidas e melhores práticas.

Módulo 3: Estratégias de Financiamento e Arrecadação – 2 horas

  • Planejamento de Campanhas e elaboração de orçamentos de campanha;
  • Estratégias de Arrecadação de Fundos: uso de eventos, doações online e campanhas de crowdfunding – engajamento de grandes doadores e doadores pequenos;
  • Gestão eficiente dos recursos de campanha: práticas de transparência, prestação de contas e comunicação com doadores e eleitores.

Módulo 4: Impacto do Financiamento no Estado Democrático – 2 horas

  • Impacto do Dinheiro nas Eleições e efeitos na representatividade e na equidade do processo eleitoral;
  • Desafios e Controvérsias dos problemas comuns no financiamento de campanhas;
  • Participação no debate público sobre o financiamento eleitoral.