Futuro do Trabalho e as Organizações ESG (Environmental, social, and corporate governance)

PROFISSÕES, ORGANIZAÇÕES E RELAÇÕES HUMANAS NA SOFT ECONOMY

“Porque mais importante do que se preparar para o Futuro das Profissões, Organizações e Relações, será se preparar para as Profissões, Organizações e Relações do Futuro.”

Todos os dias somos bombardeados com informações sobre o Futuro de Todas as Coisas, estamos inseridos em discussões infinitas sobre como a era da Inteligência Artificial, da Robótica, das Realidades Imersivas, da Internet das Coisas, do Blockchain e da poderosa Computação Quântica transformarão drasticamente a nossa sociedade.

Especialistas afirmam que essas tecnologias tornarão pessoas “desempregáveis”, gerando medos e confusões dos mais diversos, pois não explicam que os empregos que desaparecerão estão diretamente conectados com atividades repetitivas de Hard Economy ou Economia Dura.

Essas mesmas tecnologias que parecem vilãs nesse velho paradigma, cujas raízes estão na revolução industrial, são primordiais para o aparecimento das novas dinâmicas de mercado, tais como: Economia 4.0, Digital, Circular, do Compartilhamento, de Acesso ou simplesmente Soft Economy ou Economia Leve.

As tecnologias nesse novo paradigma libertam pessoas de trabalhos onde são usadas como máquinas, possibilitando migrações para atividades que privilegiem competências humanas, tais como criatividade, compartilhamento, cuidado, conhecimentos, curadorias, empatia, pois através delas é possível desenvolver melhores e mais leves matrizes de profissões, organizações e relações. 

ESG (Environmental, social, and corporate governance) governança ambiental, social e corporativa é uma abordagem para avaliar até que ponto uma corporação trabalha em prol de objetivos sociais que vão além do papel de uma corporação para maximizar os lucros em nome dos acionistas da corporação, uma grande oportunidade de aprofundamento do aluno nessa grande inovação na profissionalização. 

 

Personal Branding e as Habilidades do Futuro

Autoconsciência da Marca Pessoal, Indicadores de sucesso da Marca Pessoal, Soft Skills, como estabelecer sua Marca Pessoal no ambiente corporativo, Autoconhecimento X Estratégia X Visibilidade, Repensar a Carreira com foco na Marca Pessoal, Plano de Negócio da Marca Pessoal, Confiança, Credibilidade e reputação. Habilidades do futuro e como preparar a equipe com foco em alta performance e inovação.

 

Fundamentos em Tecnologias Inteligentes – Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Big Data

Inteligência Artificial – Deep Learning e Machine Learding. Cases de uso de Inteligência Artificial. Impactos da Inteligência Artificial. Como lidar com Inteligência Artificial. Conceito de Big Data. Uso de big data nas organizações. Como aproveitar a big data na liderança. Conceito de internet das coisas. Cases e impacto da internet das coisas. Como aproveitar a internet das coisas na liderança.

 

Design Thinking – Compreensão e Solução de Problemas

Design Thinking e SPRINT. Inovação. Cases de sucesso utilizando Design Thinking e SPRINT. Experienciar o Design Thinking na resolução de problemas em Gestão de Pessoas. Fazer Sprint para prototipar projetos inéditos.

 

Cultura, Clima e Gestão da Mudança

Cultura organizacional. Como é formada cultura organizacional. Clima Organizacional. Relação entre confiança e clima organizacional. Como é formada a Confiança. Cultura organizacional na era da inovação. Gestão da Mudança. 8 Passos de Kotter para gestão da mudança.

 

SCRUM, Gestão de Projetos Aplicados a Gestão de Pessoas

Gestão de projetos, métodos ágeis, equipes multidisciplinares. Projetos inovadores, métodos convencionais versus métodos ágeis. SCRUM.

 

Atração e Seleção 4.0: Métodos, Assessments e Plataformas Digitais

Atração de talentos. Uso de plataformas digitais para recrutamento. Uso de inteligência artificial em atração de talentos. Seleção. Métodos e ferramentas para seleção de pessoas. Uso de assessment em seleção de pessoas.

 

Gestão de Desempenho Individual

Desdobramento da avaliação de desempenho por resultados. Avaliação por competências. Matriz Ninebox. Desburocratização da gestão de desempenho. Avaliações de desempenho mais simples e em maior constância. Aplicativos e tecnologia aplicada a gestão de desempenho. Desafios e boas práticas para gestão de desempenho. Feedbacks menos estruturados e mais constantes. Avaliação de desempenho de acordo com nível de maturidade.

 

Carreiras e Remuneração

Novas modalidades de trabalho. Motivações tangíveis e intangíveis e níveis de consciência de Barret. Recompensas financeiras e não financeiras. Sistemas de remuneração variável. Avaliação de desempenho. Sistemas de recompensa inovadores e cases. Calibragem de plano de carreira a modelo de negócio e cultura organizacional. Distribuição de lucros.

 

Management 3.0 – Humanização na Era da Inovação

3.0 é um assunto tão amplo que pode ser explorado durante um ano todo. Visando respeitar o título da disciplina e atender às expectativas de quem sabe alguma coisa sobre assunto, reescrevi a ementa considerando exclusivamente temas que são tratados no Management 3.0.

  • Gestão e Liderança
  • Princípios de Gerenciamento 3.0
  • Complexidade de Pensamento
  • Motivação e Engajamento
  • Delegação e Autonomia
  • Equipes Remotas
  •  Melhores Feedback

 

Employee Experience e Endomarketing como Tática de Engajamento

Employee Experience. Customer Experience. Experiência do empregado. Employee Value Proposition – EVP. Felicidade do empregado. Endomarketing. Endomarketing estratégico. Embaixadores da marca. Plano de Endomarketing. StoryBrand.

 

Estratégias de desenvolvimento de pessoas: Storytelling, coaching, mentoring e assessment

Panorama geral sobre Coaching, mentoring e cousenling: origem, conceitos, modelos teóricos, tipos, aplicações, metodologias. A jornada do desenvolvimento, utilização e interpretação de assessements. Stotytelling como ferramenta de autodesenvolvimento

 

Desenvolvimento e Capacitação com Design Thinking

Processo convencional de aprendizagem. Aprendizagem com modelo mental de design thinking. Co-criação. Empatia. Pessoas no centro de tudo. Processo de concepção de novos conhecimentos. Bussiness design.

 

Treinamento e Desenvolvimento 4.0 – Educação a Distância e Realidade Virtual

Educação a distância. Educação corporativa. Ensino híbrido. Realidade Virtual. Recursos tecnológicos aplicados a aprendizagem. Pílulas de conhecimento e práticas simples de aprendizagem. Mentoria para apoio a aprendizagem. Cases de sucesso.

 

Gamificação aplicada à Gestão de Pessoas

Gamificação. Engajamento. Jogos de Negócios. Games. Gestão de Pessoas. Ementos de jogos. Cases de sucesso de gamificação para desenvolvimento de pessoas.

 

Desenvolvimento Humano, Inovação e adaptabilidade

Bases Teóricas do Desenvolvimento Humano. Inovação e Adaptabilidade. Locus de controle e motivação. Competências essenciais para a Adaptação. Valores e Propósito. Crescimento sustentável do Ser Humano na Era da Inovação. Neurociência aplicada à Adaptação Individual. Responsabilidade organizacional e engajamento para mudança.

 

Indicadores, People Analytics e Planejamento Estratégico

Indicadores e KPI’s. Planejamento estratégico. Etapas de planejamento estratégico. Ferramentas de Bussiness Design. BSC – Balanced Scorecard. PDCA. People Analytics conceito e cases de sucesso.

 

Gestão por Resultados e Inteligência na Execução da Estratégia

Gestão por resultados. PDCA. Inteligência da execução. Gestão por objetivos. Indicadores de performance. Análise de resultados. Ajustes de rota. Comportamentos que movem a meta. Engrenagem de gestão que gera disciplina. Rotina de gestão eficaz. Cenário propício a alta performance. Problemas que impedem a empresa de executar bem a estratégia.