Carga Horária

  • 400 horas (incluindo 40 horas de supervisão/prática supervisionada)

O que serei capaz de fazer após o curso?

  • Desenvolver e implementar programas de intervenção comportamental baseados em evidências para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos do neurodesenvolvimento.
  • Realizar avaliações comportamentais, incluindo análises funcionais de comportamento.
  • Elaborar e executar Planos de Ensino Individualizados (PEI) eficazes.
  • Aplicar técnicas de manejo comportamental para reduzir comportamentos desafiadores e ensinar novos comportamentos adaptativos.
  • Conduzir supervisões éticas e eficazes em Análise do Comportamento Aplicada.
  • Colaborar efetivamente com famílias, educadores e outros profissionais de saúde.
  • Tomar decisões clínicas baseadas em dados e evidências científicas.
  • Atuar de forma ética e profissional no campo da Análise do Comportamento Aplicada.

A quem se destina esse curso?

  • Graduados nas áreas da saúde e educação, como psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, pedagogos e educadores especiais.
  • Profissionais que atuam ou desejam atuar com indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos do neurodesenvolvimento.
  • Profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos em Análise do Comportamento Aplicada e suas aplicações clínicas e educacionais.
  • Pesquisadores e acadêmicos que buscam uma formação prática e baseada em evidências na área de intervenções comportamentais.

Quais os objetivos desse curso?

  • Fornecer uma sólida base teórica e prática em Análise do Comportamento Aplicada.
  • Capacitar profissionais para avaliar, planejar e implementar intervenções comportamentais eficazes.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica e tomada de decisão baseada em dados.
  • Promover a compreensão e aplicação de princípios éticos na prática profissional.
  • Preparar os alunos para atuar de forma competente e compassiva com indivíduos com TEA e seus familiares.
  • Fomentar o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e consumo crítico de literatura científica.
  • Proporcionar experiências práticas supervisionadas para consolidação das habilidades aprendidas.

 

O que vou aprender nesse curso?

  • Fundamentos filosóficos e conceituais da Análise do Comportamento.
  • Princípios básicos e avançados da Análise do Comportamento Aplicada.
  • Técnicas de avaliação comportamental, incluindo análise funcional.
  • Métodos de coleta, análise e interpretação de dados comportamentais.
  • Estratégias de intervenção para ensino de novas habilidades e redução de comportamentos desafiadores.
  • Desenvolvimento e implementação de Planos de Ensino Individualizados (PEI).
  • Aspectos éticos e profissionais da prática em ABA.
  • Aplicações da ABA em diversos contextos, incluindo educação e saúde.
  • Habilidades de supervisão e gestão de casos em ABA.
  • Metodologia de pesquisa em Análise do Comportamento Aplicada.
  • Colaboração interdisciplinar e trabalho com famílias.
  • Tendências atuais e desenvolvimentos recentes no campo da ABA.