400 horas (incluindo 40 horas de supervisão/prática supervisionada)
O que serei capaz de fazer após o curso?
Desenvolver e implementar programas de intervenção comportamental baseados em evidências para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos do neurodesenvolvimento.
Realizar avaliações comportamentais, incluindo análises funcionais de comportamento.
Elaborar e executar Planos de Ensino Individualizados (PEI) eficazes.
Aplicar técnicas de manejo comportamental para reduzir comportamentos desafiadores e ensinar novos comportamentos adaptativos.
Conduzir supervisões éticas e eficazes em Análise do Comportamento Aplicada.
Colaborar efetivamente com famílias, educadores e outros profissionais de saúde.
Tomar decisões clínicas baseadas em dados e evidências científicas.
Atuar de forma ética e profissional no campo da Análise do Comportamento Aplicada.
A quem se destina esse curso?
Graduados nas áreas da saúde e educação, como psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, pedagogos e educadores especiais.
Profissionais que atuam ou desejam atuar com indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos do neurodesenvolvimento.
Profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos em Análise do Comportamento Aplicada e suas aplicações clínicas e educacionais.
Pesquisadores e acadêmicos que buscam uma formação prática e baseada em evidências na área de intervenções comportamentais.
Quais os objetivos desse curso?
Fornecer uma sólida base teórica e prática em Análise do Comportamento Aplicada.
Capacitar profissionais para avaliar, planejar e implementar intervenções comportamentais eficazes.
Desenvolver habilidades de análise crítica e tomada de decisão baseada em dados.
Promover a compreensão e aplicação de princípios éticos na prática profissional.
Preparar os alunos para atuar de forma competente e compassiva com indivíduos com TEA e seus familiares.
Fomentar o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e consumo crítico de literatura científica.
Proporcionar experiências práticas supervisionadas para consolidação das habilidades aprendidas.
O que vou aprender nesse curso?
Fundamentos filosóficos e conceituais da Análise do Comportamento.
Princípios básicos e avançados da Análise do Comportamento Aplicada.
Técnicas de avaliação comportamental, incluindo análise funcional.
Métodos de coleta, análise e interpretação de dados comportamentais.
Estratégias de intervenção para ensino de novas habilidades e redução de comportamentos desafiadores.
Desenvolvimento e implementação de Planos de Ensino Individualizados (PEI).
Aspectos éticos e profissionais da prática em ABA.
Aplicações da ABA em diversos contextos, incluindo educação e saúde.
Habilidades de supervisão e gestão de casos em ABA.
Metodologia de pesquisa em Análise do Comportamento Aplicada.
Colaboração interdisciplinar e trabalho com famílias.
Tendências atuais e desenvolvimentos recentes no campo da ABA.