Apresentação do curso

Especialização em Avaliação Psicológica da UNIALFA foi estruturada para oferecer aos profissionais da psicologia uma matriz curricular em sintonia com as necessidades das demandas do mercado de trabalho, clientela, contextos da avaliação psicológica e locais de atuação, apresentando conteúdos pertinentes e técnicos.

Além disso, proporciona troca de experiências entre os pares e professores qualificados que desenvolvem seus conhecimentos e habilidades, para que possam pensar e agir estrategicamente no levantamento de informações dos fenômenos psicológicos, de maneira a permitir decisões assertivas no processo de análise e investigação psicológica. 

Esta formação é alcançada por meio da troca contínua de informações e experiências entre alunos do curso, professores e estudos de caso, adquirindo insumos para extrapolar os desafios e responsabilidades de suas carreiras. 

Objetivos

Desenvolver psicólogos capacitados para atuar nos variados contextos que demandem o desenvolvimento crítico, ético, responsável e técnico do processo de avaliação psicológica e testagem psicológica, assim como conferir acuidade estratégica na melhor escolha e no devido domínio das técnicas, procedimentos, métodos e instrumentos exclusivos da profissão em diversas modalidades de atuação. 
Para tanto, conta com os seguintes objetivos específicos:

  • Capacitar o aluno com sólidos conhecimentos em Avaliação e Testagem Psicológica, garantindo recursos para a efetiva aplicação desses conhecimentos no cotidiano do seu contexto de trabalho;
  • Promover o desenvolvimento de habilidades e competências para conduzir criticamente o processo de Avaliação Psicológica de acordo com os objetivos da avaliação, o contexto no qual a avaliação será realizada, o indivíduo avaliado e o domínio do próprio psicólogo no processo;
  • Capacitar o aluno na administração, correção, avaliação e execução de leitura padronizada de acordo com o manual de cada teste, a partir de referencial psicométrico consistente;
  • Capacitar o aluno para emissão de documentos técnicos conforme o Manual de Ética da classe, sob orientação do Conselho Federal de Psicologia;
  • Capacitar o aluno para correta identificação da demanda inicial baseada no conhecimento científico disponível para a área, impactando, assim, na assertiva escolha dos instrumentos, estratégias e técnicas de avaliação;
  • Divulgar o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) como único e importante critério para consulta da validade dos instrumentos privativos do psicólogo;
  • Divulgar os diversos contextos de aplicação da avaliação psicológica em diferentes espaços de atuação, bem como capacitar o profissional nesse viés, contribuindo com a expansão dos locais de atuação do psicólogo, aparte do clínico (clássico).
  • Quais testes os alunos poderiam utilizar para avaliar determinado aspecto psicológico, dando conhecimento técnico para o aluno explorar o ambiente da Avaliação Psicológica considerando seu contexto de atuação, modalidade, sujeito a ser avaliado e estruturação geral de um processo avaliativo, sem, no entanto, qualificar o discente em qualquer teste específico ou bateria em especial.

Público alvo

O curso de Especialização em Avaliação Psicológica se destina exclusivamente a psicólogos com registro ativo no Conselho Regional de Psicologia.

Diferenciais

  • Professores experientes que atuam no mercado com o processo de avaliação psicológica nos mais variados contextos da prática: organizacional, clínica, hospitalar, jurídica, ambulatorial, do trânsito, dentre outras;
  • Promoção ao networking: o curso também incentiva a troca de práticas e experiências em diferentes contextos pelos profissionais e professores presentes em cada módulo;
  • Baixíssimo índice de repetição de professores ao longo da especialização, o que permite ao aluno contato com diferentes profissionais de mercado;
  • Promoção do raciocínio clínico por parte do estudante para análise e compreensão das especificidades e complexidades de cada caso em seu contexto laboral;
  • Curso voltado à capacitação técnica do processo de avaliação psicológica, grande diferencial se comparado ao mercado, que aposta na prática da testagem psicológica, isto é, no ensino dos testes psicológicos em detrimento do processo em seus diferentes contextos. Essa configuração focada no processo da Avaliação Psicológica pode permitir ao aluno a sua atuação em diferentes condições da prática de investigação psicológica, vez que ao compreender o processo em diferentes locais de atuação do psicólogo, o aluno se torna capacitado para escolher as ferramentas e técnicas (inclusive os testes psicológicos) com base nas especificidades dessas mesmas particularidades e não única e exclusivamente na familiaridade que o mesmo possui com os testes apenas;
  • Casos clínicos de profissionais com anos de experiência em avaliação psicológica, utilizados para promover a postura ética, prática e o raciocínio clínico dos discentes, os quais se capacitarão para situações limites e manejos diversos frente aos variados casos.