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FINANCIAMENTO DA POLÍTICA E DA CAMPANHA ELEITORAL

A definir.

R$ R$ 990,00 (PIX, BOLETO ou PARCELADO EM ATÉ 5X NO CARTÃO DE CRÉDITO).

Remoto ao vivo pela plataforma digital de aprendizagem com interação direta com os profissionais e participantes envolvidos.

8 horas, formato imersão em data única a confirmar.

Dúvidas?

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Público

O curso é destinado a candidatos e políticos, assessores e consultores políticos, membros de partidos responsáveis pela administração e regulamentação financeira, advogados especializados em direito eleitoral, acadêmicos e pesquisadores interessados em política e financiamento de campanhas, jornalistas que cobrem temas políticos e eleitorais, além de cidadãos interessados em compreender melhor o processo de financiamento político.

Objetivo

De forma profissionalizante, após a conclusão do curso você será capaz de:

  • Interpretar as principais normas que regem o financiamento de campanhas eleitorais no Brasil;
  • Implementar estratégias eficazes de arrecadação de fundos;
  • Utilizar métodos modernos de financiamento, como crowdfunding e financiamento coletivo;
  • Conduzir análises críticas sobre o impacto do financiamento de campanhas; 
  • Contribuir para a formulação de políticas públicas relacionadas ao financiamento eleitoral.
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PROF. DR. JOSÉ OSÓRIO DO NASCIMENTO NETO

Pós-doc em Direito Político, MACKENZIE/SP. Doutor e Mestre em Direito Econômico com ênfase em Políticas Públicas, PUC/PR e CARLOS III MADRID/Espanha. Especialista em Direito Público, UCAM/RJ. Coordenador Acadêmico, ESMEG/GO. Coordenador da Pós-graduação, ESMAFE/PR. Professor titular de Direito Administrativo, ESTÁCIO/BR. Advogado. Membro da Comissão de Educação Jurídica, OAB/PR.

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PROFa. DRa. ANA CLAUDIA SANTANO

Pós-doc, Univ. Externado de Colombia e PUC/PR. Doutora e Mestra em "Estado de Derecho y Buen Gobierno", Univ. Salamanca/Espanha. Fundadora e coordenadora-geral da organização Transparência Eleitoral Brasil. Membro fundadora da Red Latinoamericana de Investigadores sobre Estado de Derecho, Democracia y Derechos Sociales, REDESS. Membro fundadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral, ABRADEP. Integrante do Instituto Brasileiro de Direito Parlamentar.

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PROF. Ms. GEOVANE COUTO DA SILVEIRA

Mestre em Democracia e Direitos fundamentais, UniBrasil. Especialista em Direito Administrativo, PUC/MG. Secretário-Geral do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral, IPRADE. Membro da Transparência Eleitoral Brasil. Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político, ABRADEP. Membro do Comitê de Olho na Transparência.

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PROFa. Msa. HELOISA HELENA ANTONACIO MONTEIRO GODINHO

Mestra em Políticas Públicas e Gestão Governamental, IDP. Vice-Presidente de Relações Jurídico-Institucionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, ATRICON. Secretária Geral da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas, AUDICON. Diretora do Instituto de Direito Administrativo de Goiás, IDAG. Conselheira Substituta do Tribunal de Contas do Estado de Goiás.

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Módulo 1: Fundamentos do Financiamento Eleitoral – 2 horas

  • Introdução ao Financiamento de Campanhas;
  • Principais normas sobre financiamento de campanhas no Brasil;
  • Modelos de Financiamento: Crowdfunding e formas alternativas.

Módulo 2: Fiscalização e Controle das campanhas – 2 horas

  • Limites de doações e gastos com transparência e prestação de contas;
  • Mecanismos de Controle: Procedimentos e ferramentas tecnológicas para monitoramento;
  • Casos práticos, análise de casos emblemáticos, lições aprendidas e melhores práticas.

Módulo 3: Estratégias de Financiamento e Arrecadação – 2 horas

  • Planejamento de Campanhas e elaboração de orçamentos de campanha;
  • Estratégias de Arrecadação de Fundos: uso de eventos, doações online e campanhas de crowdfunding – engajamento de grandes doadores e doadores pequenos;
  • Gestão eficiente dos recursos de campanha: práticas de transparência, prestação de contas e comunicação com doadores e eleitores.

Módulo 4: Impacto do Financiamento no Estado Democrático – 2 horas

  • Impacto do Dinheiro nas Eleições e efeitos na representatividade e na equidade do processo eleitoral;
  • Desafios e Controvérsias dos problemas comuns no financiamento de campanhas;
  • Participação no debate público sobre o financiamento eleitoral.
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Unidade Perimetral

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(62) 3272-5000
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Vila João Vaz, Goiânia / GO
CEP 74445-190

Unidade Bueno

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