Colação de Grau

Regimento

REGULAMENTO INTERNO

 

Normas para solenidade de Colação de Grau

 

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ALVES FARIA

Reitor: Prof. Mestre Carlos Eduardo Trindade

Gerente da Secretaria de Graduação, Pós-Graduação e Extensão e Central de Atendimento: Márcia Correia da Silva.

 

COORDENADORES:

Cursos de Comunicação e Negócios: Prof.ª Ma. Maria Regina da Silva Lima

Direito:  Prof.ª Ma. Maria Izabel de Melo Oliveira

Arquitetura e Urbanismo: Prof.ª Ma. Paola Regina Monteiro

Curso de Engenharia e Tecnologia da Informação: Prof.º Me. Leonardo Gomes de Sá e Carvalho

Cursos de Educação e Pessoas: Prof.ª Dra. Hérica Landi de Brito

 

CAPITULO I

DOS OBJETIVOS E FINS

 

Art. 1º - O presente Regulamento tem por objetivo estabelecer as normas e procedimentos para as sessões solenes e públicas de Colação de Grau dos Cursos Superiores do UNIALFA - Centro Universitário Alves Faria.

Art. 2º - Em observância das instituições amparadas do Comitê Nacional de Cerimonial Público (CNCP) e das Normas de Ordem Geral de Procedência (Decreto 70.274 de 09/06/1972), o UNIALFA resolve por editar o presente Regulamento Interno que passa a regular o protocolo de todas as cerimônias de Colação de Grau da Instituição.

Art. 3º - A Colação de Grau é ato oficial realizado em sessão solene e pública, em dia e horário previamente fixados pelo UNIALFA.

Art. 4º - A Colação de Grau é requisito obrigatório para a expedição do diploma.

Art. 5º - Somente poderão requerer participação na solenidade de Colação de Grau os estudantes que tenham integralizado o currículo do curso, conforme previsto no Regimento Geral desta instituição.

Parágrafo Único: Entende-se por integralização do curso a conclusão, com aprovação de todos os componentes curriculares relacionados abaixo, e condição regular em relação ao Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade):

  • Conteúdos disciplinares;
  • Atividades complementares;
  • Estágios supervisionados;
  • Trabalho de conclusão de curso ou monografia;
  • E demais obrigatoriedades de cada curso.

Art. 6º - A Colação de Grau deverá ser requerida pelo próprio aluno, na Central de Atendimento, no período estabelecido e divulgado previamente em Calendário Acadêmico Institucional.

 

CAPÍTULO II

DO ATO DA COLAÇÃO DE GRAU

 

Art. 7º - A Cerimônia de Colação de Grau simboliza o ápice no desenvolvimento de um graduando, pois é por meio dela que a instituição o apresenta à sociedade como um profissional academicamente habilitado ao exercício de sua atividade.

Por este motivo, em respeito aos esforços empreendido pelos estudantes e seus familiares, há que se observar o adequado formalismo, compatível com a importância do momento para a vida das pessoas envolvidas.

 

Art. 8º O UNIALFA realiza dois tipos de colações:

  • Colação de Grau Tradicional

É a colação que acontece em local público, na presença do Reitor, Professores, Paraninfo, Homenageados, Orador e demais alunos e seus convidados. A data é definida pelo Centro Universitário e é divulgada em calendário acadêmico.

Ela reúne todos os cursos do matutino e noturno (junção). É realizada no Auditório Maria Dilda Alves e não tem ônus para o aluno. Os formandos e componentes da mesa usam becas cedidas pela Instituição.

 

  • Colação de Grau Extraordinária

É realizada em caráter extraordinário quando o formando necessita, em caráter excepcional, colar grau fora de datas oficiais do calendário acadêmico, conforme regas estabelecidas na Resolução 002/2017 de 14 de março de 2017.

 

Art. 9º - Todas as cerimônias são atos oficiais e registrados em ata. O UNIALFA deseja que a colação de grau permaneça na memória de todos os formandos, como a marca registrada de uma vitória incontestável.

 

CAPÍTULO III

DOS PROCEDIMENTOS

 

Art. 10º - As cerimônias de Colação de Grau serão presididas pelo Reitor ou pelo representante por ele designado, e deverão ser organizadas de acordo com as orientações estabelecidas neste Regulamento.

Art. 11º - A Colação de Grau é um ato oficial, formal e legal da instituição de acordo com as normativas do MEC.

Art. 12º - As Colações de Grau serão realizadas com rigorosa observação do Calendário Acadêmico Institucional.

Art. 13º - Não será admitida a realização de Colações de Grau Extraordinárias simultâneas, ou seja, em mesmo dia e horário.

Art. 14º - São reconhecidas pela IES como oficiais apenas as listas de formandos emitidas pela Gerência da Secretaria Geral dos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, responsável pelo registro e controle do histórico do aluno, as quais, após a solenidade, serão reconhecidas como Atas Oficiais das Solenidades de Colação de Grau.

 

CAPÍTULO IV

DAS PROVIDÊNCIAS QUE ANTECEDEM A CERIMÔNIA

 

Art. 15º - O UNIALFA disponibilizará convite para envio online.

§1º - Caso a turma queira um convite impresso, a confecção e impressão do mesmo são de inteira responsabilidade dos graduandos, devendo a arte do mesmo ser encaminhada à instituição a Prova de Prelo, a fim de verificar a ordem e a correção dos nomes das Autoridades Acadêmicas e do Corpo Docente, bem como, validação das características oficiais sobre a assinatura da instituição (logomarca).

§2º - No convite impresso deverá constar, obrigatoriamente, em lugar de destaque, a logomarca do UNIALFA, que poderá ser obtida no Comitê de Colação de Grau da instituição.

 

§3º - No convite deverão constar, também, os nomes das autoridades que compõem a mesa e a relação nominal da Administração Superior do Centro Universitário.

§4º - Deverá inserir na contracapa do convite a mensagem:

 

De acordo com as normas protocolares da cerimônia de colação de grau, do UNIALFA - Centro Universitário Alves Faria, é vetado:

  1. Utilizar instrumentos de poluição sonora;
  2. Fazer gestos de exibicionismo;
  3. Exibir balões, faixas, cartazes, entre outros;
  4. Fazer uso de bebidas alcoólicas;
  5. Utilizar recursos pirotécnicos, fumaça de gelo seco, caneta laser, produtos tóxicos, poluentes, inflamáveis e similares;
  6. Pessoas não autorizadas acompanharem o formando para receber o "canudo" que simboliza o diploma;
  7. Utilizar músicas não adequadas.

 

Art. 16º - Na Colação de Grau, os representantes dos cursos nos atos solenes serão:

  1. Um orador;
  2. Um juramentista;
  3. Dois representantes para a outorga de grau;
  4. Um representante para homenagear os pais;
  5. Um representante para homenagear o funcionário administrativo.

§1º - Todos os representantes serão definidos por sorteio. O interessado deverá realizar inscrição no site do UNIALFA, na página de Colação de Grau. O sorteio será mediado pela Gerência de Marketing e Eventos, em data e horário previamente divulgado no site, para que os participantes, caso queira acompanhar, possa comparecer. As inscrições serão realizadas no mês de junho, para concluintes em 30 de junho, e em dezembro para os concluintes em 31 de dezembro de cada ano vigente. No ato da inscrição o formando escolherá somente uma função a desempenhar na colação, e não será aceita uma nova inscrição para uma nova função.

§2º - O funcionário do Corpo Administrativo do UNIALFA a ser homenageado, também será escolhido mediante sorteio. Cada formando poderá indicar o funcionário de sua escolha. Não será aceita mais de uma indicação pelo mesmo formando.

Professores não fazem parte do corpo administrativo e sim do corpo docente. As indicações que constarem nome de professores serão desconsideradas automaticamente.

 

§3º - O discurso do orador, a homenagem aos pais e ao funcionário serão escritos pelos alunos sorteados, e não deverá ser específico do seu curso, e sim contemplar todos os cursos da cerimônia. O texto do juramento é oficial e será disponibilizado pela IES.

O texto de homenagem ao funcionário administrativo será impresso em placa e deverá ter no máximo 15 linhas, o custo da impressão da placa é do UNIALFA.

O discurso do orador deverá ter no máximo 10 (dez) minutos de duração e a homenagem aos pais 5 (cinco) minutos.

Todos os textos deverão ser encaminhados para o e-mail suzana.silva@unialfa.com.br da Gerência de Marketing e Eventos, com antecedência de 20 (vinte) dias da data de colação, para o devido conhecimento e avaliação do conteúdo.

O sorteado que não enviar o texto no prazo, será automaticamente substituído por outro formando sorteado pela Gerência de Marketing e Eventos.

§3º - Cada curso ficará somente com uma função no ato solene.

 

CAPÍTULO V

DAS NORMAS PROTOCOLARES DA CERIMÔNIA

 

Art. 17º - Os componentes da mesa diretiva, exceto corpo administrativo, serão indicados pelos formandos. Bem como os componentes da tribuna de honra. Estes devem ser pessoas reconhecidas pelos seus méritos intelectuais, éticos e morais, com bons serviços prestados à sociedade, em especial na atividade afeta aos cursos. A indicação será realizada pelo site, e cada formando poderá fazer apenas uma indicação. Os escolhidos serão os que receberem maior número indicações.

 

Parágrafo Único - As autoridades serão classificadas como:

  1. Patrono(a);
  2. Paraninfo(a);
  3. Nome de Turma;
  4. Professor homenageado;

Como as colações são realizadas em junções de cursos, o patrono(a) e o paraninfo(a) serão apenas uma por colação. Apenas o nome de turma e professores homenageado serão um (1) para cada curso. E ressaltamos que nome de turma e professor homenageado não compõe mesa, para eles reservamos a tribuna de honra.

Art. 18º - O roteiro da Colação de grau ficará à cargo da Gerência de Marketing/Eventos do UNIALFA.

Art. 19º - É obrigatório que haja ensaio antes do evento, o mesmo deverá ser realizado no dia da colação às 17h no espaço onde será realizado o referido evento. O representante do UNIALFA comparece com a lista oficial e acompanha o desenvolvimento das atividades, de acordo com as normas estabelecidas pela IES.

Art. 20º - O Mestre de Cerimônias da colação de grau é de responsabilidade do UNIALFA.

Art. 21º - Será rigorosamente obedecido o horário de início da cerimônia, às 20h. O formando que não estiver presente neste horário não participará.

Art. 22º - Hino Nacional Brasileiro não poderá ser executado por banda de música, coral ou cantor solo, sendo aceito somente o Hino original gravado em CD. Não poderá ser usado outro tipo de ritmo no Hino (Ex: DVD institucional do SEBRAE).

Art. 23º - Na cerimônia de Colação de Grau haverá sempre as seguintes bandeiras:

  1. País;
  2. Estado;
  3. Município;
  4. Instituição.

Art. 24º - A mesa será composta apenas pelas seguintes autoridades:

§1º - Obrigatoriamente:

  1. Reitor;
  2. Paraninfo(a);
  3. Patrono (a);
  4. Coordenador de Curso;
  5. Representante da Secretaria Geral;
  6. Presidente do Conselho Regional (se houver).

Art. 25º Os graduandos deverão se posicionar em ordem alfabética (aluno e curso) para receberem os canudos, que simbolizam a diplomação.

Parágrafo Único - O Reitor ou seu representante designado, sempre entregará o primeiro canudo.

Art. 26º - Na Cerimônia de Colação de Grau haverá somente três discursos: Reitor, Paraninfo e Orador da turma.

§1º - Não será permitido em hipótese alguma mais de um orador discursar em nome dos graduandos.

§2º - Durante o pronunciamento dos discursos, não será permitida a projeção de imagens nos telões, a não ser as de quem estiver discursando.

§3º - Não será permitida nenhuma apresentação artístico-cultural durante a solenidade de colação de grau.

Art. 27º - De acordo com as normas protocolares da cerimônia de colação de grau do UNIALFA - Centro Universitário Alves Faria é vetado aos convidados e formandos:

  1. Utilização de quaisquer instrumentos de poluição sonora;
  2. Fazer gestos de exibicionismo;
  3. Exibir balões, faixas, cartazes, entre outros;
  4. Fazer uso de bebidas alcoólicas;
  5. Entrar no local da Colação de Grau portando alimentos e bebidas de qualquer gênero;
  6. Utilizar recursos pirotécnicos, fumaça de gelo seco, caneta laser, produtos tóxicos, poluentes, inflamáveis e similares;
  7. Pessoas não autorizadas acompanharem o formando para receber o "canudo" que simboliza o diploma;
  8.  Utilizar músicas não adequadas.

Art. 28º - O acesso dos convidados ao local de Colação de Grau será a partir das 19h30, portando o convite individual. Os formandos deverão retirar os seus convites na Gerência de Marketing e Eventos, em até 5 (cinco) dias úteis antes da cerimônia, das 8h às 20h. Ressaltamos que em hipótese alguma, os convidados entrarão sem a apresentação do convite individual.

Parágrafo Único: A quantidade de convites será estabelecida de acordo com o número de alunos inscritos para cada colação.

Art. 29º - Caso não se cumpra as normas e orientações estabelecidas, o ato formal e público da colação de grau poderá ser suspenso pelo Reitor ou seu substituto legal, e será remarcado, com data, horário, local e condições que a Instituição estabelecer.

Art. 30º - Os casos de omissões serão submetidos à decisão da Comissão Interna de Colação de Grau e da Reitoria do UNIALFA.