WEB Notícias / Notícias

04/04/2018

Quatro atletas goianos estarão na Gymnasíade 2018

Alunos praticando um exercício de resistência (Foto: Allice Fernandes)Os estudantes goianos Rafael Magalhães de 15 anos, Guilherme Marinho de 16, Patrick Cardoso de 17, todos do taekwondo e Artur Vinicius Mesquita de 16 anos do judô, foram classificados para uma das disputas esportiva mais importante e a maior competição escolar do mundo, a Gymnasiade. A competição que é para alunos de escolas publica e privadas do mundo inteiro, e será realizada entre os dias 2 e 9 de maio, em Marrakesh, no Marrocos.

Para chegar à etapa mundial, os jovens atletas tiveram que ser campeões na etapa nacional da competição, realizada nos dias 22 a 25 de março, em São Paulo. Ao todo foram 88 estudantes goianos para participar da seletiva em diversas modalidades, como atletismo, natação, taekwondo, judô, Karatê, wrestling (luta profissional) e xadrez. Eles competiram com outros 1.200 atletas de 21 estados brasileiros e levaram a melhor, garantindo seus lugares na delegação brasileira.

O presidente da Federação Goiana de Desporto Escolar (FGDE), Marco Maia, afirmou que os resultados nacionais foram importantes. “É muito satisfatório ver o que o esporte faz na vida desses jovens, e como poderemos levar o nome do nosso estado para fora do país, o que demonstra que a verdadeira dedicação e esforço que cada equipe teve nos treinamentos e preparações valeram a pena” afirma.

As conquistas só foram possíveis com muito suor. O estudante do ensino médio, o selecionado na categoria acima de 78 kg, Patrick Cardoso aponta que teve desafios na seletiva. “Tive uns adversários bem difíceis na seletiva nacional, mas no decorrer nas lutas, eu consegui ganhar força e vencer. Isso tudo foi graças a tudo que aprendi ate aqui. Então agora eu só quero estar muito bem preparado para ser o campeão no mundial” relata o jovem.

O estudante Guilherme Marinho, representante da categoria de ate 63 kg, do taekwondo, se sente motivado por representar o Brasil. “Eu penso que o país inteiro está comigo, me incentivando, então não quero fazer feio pra ninguém. Mesmo que eu sinta um peso, uma responsabilidade nisso tudo é normal e prometo fazer o meu melhor lá, por minha família, meus amigos, por Goiás e pelo Brasil” destaca o atleta.

Os atletas goianos que não se classificaram, tiveram um bom desempenho na etapa nacional, ganhando 18 medalhas ao total, sendo seis de prata e oito de bronze. Assim, para alcançar o que todos eles querem que é a vitória, é necessário um processo de preparação e treinamento, com muita dedicação de cada um. Os treinos para a etapa mundial chegam há durar seis dias por semana e por cerca de 5 horas, com exercício de condicionamento físico e resistência, além da própria luta. Com esforço os goianos podem ser campeões mundiais.