WEB Notícias / Notícias

06/11/2017

Literatura X Internet

De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura realizada no ano passado, 44% da população brasileira não lê. Enquanto isso, a pesquisa TIC KIDS revelou que quase 80 % dos jovens brasileiros tem acesso à internet. Essa realidade pode mudar com o surgimento de uma geração de internautas amante da literatura e adepta das redes sociais que promete unir as duas coisas e assim, influenciar cada vez mais jovens a se aventurar no mundo dos livros: são os blogueiros literários.

 

A maioria dos blogueiros usam as mais diversas plataformas existentes na internet (Facebook, Instagram, Tumblr, Blogger e etc), para compartilhar com os leitores, rotinas e dicas literárias, como explica a blogueira Isis Daniele: “Eu criei o blog, a princípio, como uma maneira de me distrair com algo que sempre fez parte da minha vida. Também sempre gostei muito de escrever e o blog me possibilita transmitir um pouco da minha experiência relacionada a literatura”.

Responsável pelo blog Apenas Sentidos, Isis afirma que após a criação do blog, passou a valorizar algo que ainda é pouco reconhecido pelos leitores brasileiros: a literatura nacional. “Passei a conhecer mais e a me interessar mais pela literatura nacional. Hoje leio mais nacionais e percebi quantos autores bons nós temos”.

A estudante Jaqueline Oliveira é a criadora do blog Star Livros e revela que sua rotina literária mudou bastante: “Após a criação do blog e do instagram literário, eu passei a ler muito mais do que eu lia antes. Eu lia no máximo 5 livros por ano e esse ano estou quase batendo a meta que eu tenho de 30 livros até Dezembro. Já li 21”.

Os blogueiros literários também tem ganhado cada vez mais espaço no Youtube. É comum encontrarmos canais que trazem dicas literárias, além de diversas resenhas, como é o caso da youtuber Paola Aleksandra. Com mais de 86 mil inscritos, Paola é a responsável pelo canal Livros e Fuxicos e relata o motivo pelo qual decidiu se aventurar nesse mundo: O que me levou a criar o blog foi a necessidade de fazer parte de uma comunidade que amasse livros tanto quanto eu. Quando comecei a ler, conhecia pouquíssimas pessoas com o mesmo hábito e, como fui consumida por esse mundo e pelas sensações geradas por ele, queria encontrar mais pessoas como eu”.

 “O que mudou na minha rotina é que os livros tomaram boa parte do meu tempo livre. Antes lia despreocupadamente, hoje leio tanto para diversão quanto para trabalho, para gerar conteúdo para o Livros e Fuxicos. Acredito que um blogueiro literário tenha que ler uma quantidade razoável de livros por mês, e me esforço para que isso aconteça.”, explica Paola, que viu o que era para ser uma distração, se tornar uma profissão.

Quem aprova a ideia e se beneficia muitos desses profissionais da leitura, são os autores. É muito comum no meio literário, ouvirmos falar em parceria. Basicamente, o autor envia o livro para o blogueiro que após a leitura, divulga a obra em seu blog ou canal.

A escritora Cecília Mouta ressalta a importância dos blogueiros literários: “Os blogueiros são de fundamental importância! Em primeiro lugar porque são pessoas que lêem muito, então o feedback que dão sobre o livro deve ser sempre levado em consideração. É o primeiro contato com o meu público”! Segundo, que muitos blogueiros têm alcances muito bons, a sua opinião conta pra muita gente. Então, se ele gostar da sua história, mais pessoas vão se interessar”.

Autora dos livros O Colecionador de Borboletas e É Inverno, Cecília defende que a internet é hoje a melhor maneira de divulgação de um livro: “A internet ajuda muito! Como as mídias tradicionais são mais difíceis de se alcançar, a internet é aonde tenho acesso ao meu público sem passar por terceiros. É um contato direto e com alcance muito maior. É um contato instantâneo”.

Os blogs literários estão crescendo cada vez mais e são uma alternativa para você que adora ler, mas, não encontra ninguém para conversar sobre o seu livro favorito. E até mesmo para você que não é muito adepto dos livros, mas, tem consciência de que a leitura é fundamental para o nosso crescimento pessoal. Se não sabe por onde começar a procurar pelo seu futuro blog literário favorito, confira esses 13 blogs que valem a pena conhecer.

Leia os posts, assista aos vídeos, escolha o livro que mais chamar a sua atenção, prepare o café ou o chocolate quente e aventure-se no mundo mágico da literatura. Você não tem nada a perder. E para inspirar você ainda mais, segue esse infográfico que trás todos os benefícios que a leitura pode trazer para você!

E para fechar com chave de ouro, assista a um dos vídeos do canal Livros e Fuxicos. Nesse vídeo, a youtuber Paola Aleksandra nos conta um pouco sobre seus hábitos de leitura, organização e manias. Assista e corra para a livraria mais próxima!

https://www.youtube.com/watch?v=J_PZU8ymF0U&t=96s