Notícias

Seminários Interdisciplinares do curso de Pedagogia discutem a importância da família no aprendizado

Publicado em 21/03/2019

Coordenadora do curso de Pedagogia do UNIALFA, Sonilda Silva afirma que a presença dos familiares dentro da escola contribui para formar cidadãos melhores

Autoria: Stefany Lara (Baru - Agência Experimental de Comunicação)

Foi realizado, na manhã de 16 de março, o seminário "A importância da família no processo ensino aprendizagem", promovido pelos alunos gestores dos seminários em 2019-1, pelas professoras gestoras e pela coordenação de Pedagogia do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA), em sua Unidade Perimetral.

O evento, que faz parte do conjunto de atividades que envolvem as disciplinas do curso, contou com a participação do psicólogo Alailson Dias. Ele incentivou o envolvimento dos pais na vida dos alunos. "É importante que a família esteja participando e vendo o comportamento do filho, se está acontecendo algo no mundo externo dele que esteja atrapalhando o desenvolvimento intelectual e psicomotor do estudante", explicou o psicólogo.

Na ocasião, estiveram presentes professores, alunos e familiares de universitários. A dona de casa Santana Alves, de 54 anos, mãe de uma das alunas de Pedagogia, após assistir o seminário, afirmou ser importante que a família dê o apoio financeiro e ajude os alunos nos desafios que vêm com os estudos. "Toda vida, foi meu sonho ver minhas filhas no curso superior. Não importa que curso elas escolherem, eu sempre vou dar meu apoio", afirmou Santana.

A Coordenadora de Pedagogia, Sonilda Silva destacou a relevância da discussão. Ela explicou que a escola terá sempre mais dificuldade de formar o cidadão quando a família não estiver presente e lembrou da tragédia que aconteceu em Suzano (SP) - recentemente, dois alunos entraram em uma escola e atiraram em colegas, professores e funcionários. "O curso de Pedagogia forma professores para ficarem atentos ao comportamento do aluno e buscar a família para participar do processo de aprendizagem", enfatizou a docente.

A próxima palestra será realizada no dia 13 de abril. Desta vez, o tema será "Desafios e possibilidades da música dos anos iniciais ao ensino fundamental". Os seminários são promovidos pelo curso de Pedagogia do UNIALFA, abertos à população e oferecidos a cada 15 dias, aos sábados