Notícias

Jornalismo e carreira

Publicado em 21/07/2014

Jornalismo e carreira

O curso de Jornalismo tem como princípio a divulgação e a procura de informações através do uso de veículos de comunicação como revistas, rádio e internet, lida com notícias e divulgação de informações. Seu principal objetivo é coletar, editar, redigir e publicar notícias e informações cotidianas, além de atender às transformações e inovações da mídia, capacitando o aluno formado a desenvolver sua criatividade e seu senso crítico para a elaboração da informação. Além disso, o curso oferece competências ao estudante para que ele esteja apto a apurar os fatos com precisão, redigindo textos de forma coerente, concisa e adequando-os aos diferentes meios nos quais serão publicadas as informações.

Oferece conhecimentos e habilidades para o aluno, com o intuito de que o mesmo possua ou desenvolva o domínio da língua portuguesa, aprimore técnicas adequadas para redigir textos e melhore a sua capacidade de expressão. Possui duas etapas diferenciadas, na primeira o estudante recebe uma grande carga de informação cultural, já na segunda o curso passa a ser essencialmente prático, fazendo com que o aluno coloque em prática os conhecimentos adquiridos, adequando-se às exigências do mercado de trabalho.

O curso é oferecido na modalidade de bacharelado e possui duração de 4 anos. Nos anos iniciais são ministradas matérias básicas como teoria da comunicação, economia e sociologia, já nos outros dois as disciplinas passam a ser mais específicas do curso, como técnicas de redação, novas tecnologias de comunicação e jornalismo informativo.

O profissional formado é responsável por buscar, investigar, redigir e transmitir notícias através dos principais meios de comunicação. O jornalista trabalha em todo o processo de produção das notícias como a investigação, a apuração, a organização, o resumo e a redação. Na carreira de jornalismo dependendo do perfil do profissional, ele pode se especializar em diferentes áreas de atuação como: repórter, redator, produtor ou assessor de imprensa.

O mercado de trabalho para o profissional formado no curso de Jornalismo apresenta-se estável, as especializações na área de meio ambiente, da ciência e da economia são as que apresentam maior carência e demanda por profissionais da área. As maiores oportunidades de trabalho para o jornalista se encontram em blogs, comunicação empresarial e corporativa. Além disso, existem boas oportunidades de trabalho nas versões virtuais dos grandes jornais e na área investigativa, principalmente nas pequenas e médias emissoras de TV regionais.

Fonte: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/carreira/jornalismo/