Notícias

Gerenciamento de Projetos e Inovação

Publicado em 07/10/2019

Apenas ter boas ideias não gera resultado. É preciso transformá-las em projetos e executar.

*Messias Reis

A indústria 4.0 já é uma realidade, não sendo mais um pensamento futurista. O grande desafio é preparar empresas e profissionais para essa era digital e altamente conectada.

Muitas ideias surgem a todo momento, mas se essas ideias não forem validadas, transformadas em projetos, possuírem pessoas capacitadas e métodos eficientes para um bom gerenciamento, as chances de alcance dos resultados esperados se tornam praticamente nulas, ou no mínimo, frustrantes.

Infelizmente fazer o que sempre fizemos, da mesma maneira, mesmo que tenha dado certo até este momento, não garante que tenhamos o mesmo sucesso daqui em diante. As mudanças estão acontecendo cada vez mais rápidas e o mercado ficando cada vez mais volátil ambíguo, incerto e complexo, também chamado de mundo VUCA (Volatility, uncertainty, complexity and ambiguity).

Neste contexto totalmente competitivo os profissionais e empresas estão na busca constante de métodos e práticas com o objetivo de repensar, desenvolver e implantar as melhores práticas de gerenciamento de projetos e inovação para torná-los mais eficientes, competitivos e sustentáveis em seus negócios.

No contexto de gerenciamento de projetos, a palavra projetos remete a tudo que tenha início, meio e fim, gerando serviços produtos os resultados exclusivos.

Por muito tempo o termo "Gerenciamento de Projetos" foi intitulado com algo aplicado apenas às áreas de Engenharias ou Tecnologia da Informação. Ele é aplicável a qualquer segmento de mercado ou profissão.

Construir uma casa, fazer uma viagem, abrir uma empresa, montar um modelo de negócio, desenvolver um software e até mesmo emagrecer pode ser tratado como projeto, pois possuem a mesma característica: início - meio - fim.

No contexto empresarial e até mesmo pessoal, existem muitas ferramentas e técnicas que auxiliam no gerenciamento desses e outros tipos do projeto, mas não basta apenas gerenciar certo um projeto, o mais importante é gerenciar o projeto certo e de maneira correta.

Para evitar que se faça o projeto errado muitos caminhos podem ser percorridos até se tomar a decisão de fazê-los e esse caminho passa pela inovação. A inovação tem se tornado o diferencial competitivo para muitas organizações ao redor do mundo, tornando-as mais competitivas e sustentáveis.

Embora o pensamento mais recorrente quando se fala de inovação é o de estarmos falando de tecnologia, o alicerce está nas pessoas. São elas que promovem e possibilitam todo esse processo inovador.

A inovação pode acontecer em vários níveis, desde o essencial, passando pelo incremento em tecnologia ou no modelo de negócio, até chegar na disrupção total, quebrando todas as fronteiras dos meios tradicionais.

Inovação e gerenciamento de projetos coexistem, pois quando as ideias surgem precisam ser validadas, saber se tem cliente e se é o produto certo para ele. Uma vez esse caminho vencido, se torna um projeto, e é preciso estratégias a seguir, senão será apenas mais uma boa ideia engavetada.

Projetos com inovação é mudar a maneira de pensar e agir, tirando o foco no cliente e mudando para o foco do cliente.

Messias Reis - É Cientista da Computação com MBA em Tecnologias da Informação e MBA em Gerenciamento de Projetos. Autor dos livros "MS Project - Por que Planejar e Controlar é preciso" e "Procedimentos para Gerenciamento de Projetos". Atualmente é coordenador do MBA em Gerenciamento de Projetos e Inovação da UNIALFA.

 

Quer mais nformações? Fale direto com um dos nossos consultores.

FALAR COM O CONSULTOR