Objetivo do curso

Desenvolvimento das competências técnicas, éticas e comportamentais por meio da aplicação das melhores práticas, tecnologia do mercado e valores, a fim de:

  • Melhorar a qualidade dos processos produtivos nos segmentos da indústria, serviços e agronegócios, aplicando métodos, ferramentas e tecnologia para a melhoria da produtividade, com qualidade e sustentabilidade;
  • Integrar os sistemas de gestão da qualidade com a transformação digital e automação dos processos produtivos e de serviços e proporcionar uma visão sistêmica da qualidade, integrando pessoas, processos e tecnologia com a visão dos clientes.

Público-alvo

O curso de pós-graduação em engenharia da qualidade integrada é destinado a profissionais e egressos dos cursos de engenharia, tecnologia, administração e áreas afins, que necessitam adquirir conhecimentos baseados nas melhores práticas, para contribuir na melhoria contínua da produtividade, competitividade e qualidade dos produtos e serviços.


Perfil do egresso

O profissional egresso revela um perfil pautado nas seguintes competências:

  • Aprender a conhecer;
  • Aprender a fazer;
  • Conviver;
  • Ser;
  • Aprender a comunicar.

Mercado de trabalho

A competitividade das empresas requer uma grande produtividade dos processos e isto faz com que a demanda por este profissional esteja em crescimento - principalmente nos setores de construções de portos, refinarias, plataformas marítimas e industrias minerais. Tais áreas requerem grandes especificações e normas técnicas de ensaios em estruturas e equipamentos de grande porte.

 o profissional de engenharia da qualidade também pode atuar avaliando procedimentos e rotinas internas e externas de forma sistemática, para identificar pontos de melhorias, além de treinar a equipe envolvida nos processos de produção. Seu objetivo é otimizar os processos e reduzir as perdas que a falta de uma estrutura e de controles produtivos podem impor à empresa.

O mercado de trabalho para o profissional em engenharia da qualidade e vasto e vai da área de produção industrial a setores como educação, serviços financeiros e saúde. O maior empregador destes profissionais é o setor industrial. Uma das razões é a exigência crescente da certificação de produtos e processos de fabricação.

Entre as funções que este profissional está apto a assumir estão auditor interno, gerente de qualidade, assistente de controle de processos, analista de sistema de qualidade e supervisor de processos de qualidade, existindo uma alta demanda para contratação de profissionais qualificados nestas áreas.


 

WhatsApp