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PÓS-GRADUAÇÃO UNIALFA

MBA em Planejamento e Gestão de E-commerce

início

Novembro de 2017

local

Unidade Perimetral

investimento

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periodicidade

Segunda e Quarta

horários

19h às 22h30

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APRESENTAÇÃO DO CURSO

Entende-se que um dos maiores desafios do empreendedor é inovar em todos os sentidos. As tecnologias são cada vez mais democratizadas e, com isso, o empreendedor, por menor que seja, tem a possibilidade de empregá-las em seu negócio.

O Matriz Curricular do MBA em Planejamento e Gestão de E-commerce irá levar aos alunos conhecimentos que envolvem desde estruturação de e-commerce até as estratégias de competitividade para os negócios digitais.

As metodologias utilizadas no programa são as mais atuais compreendendo a utilização de estudo de casos, visitas técnicas, design thinking e atividades que aproximem os educandos da realidade do mercado local, nacional e global. Assim as disciplinas foram pensadas estrategicamente a partir de metodologias ativas de modo que se eleve o domínio dos conceitos e possibilite uma interação com as práticas mercadológicas de E-commerce. 

O programa ainda possibilita o desenvolvimento de habilidades em liderança, trabalho em equipe, compreensão interpessoal, comunicação e negociação.

Os módulos permitem uma visão interdisciplinar e inovadora acerca da gestão de negócios on-line, possibilitando o Planejamento e Gestão de E-commerce para profissionais que desejam se atualizar.

OBJETIVOS

Trazer ao aluno os principais conceitos, técnicas e ferramentas modernas para a gestão de e-commerce. Identificar as melhores práticas empresariais que estão sendo utilizadas nas lojas virtuais. Desenvolver habilidades gerenciais para tomada de decisão estratégica de forma a construir um negócio competitivo e de alto desempenho. Oferecer conhecimento para que os alunos possam empreender com sucesso em sua loja virtual ou alavancar sua carreira na área de e-commerce.

PÚBLICO ALVO

Profissionais formados nas áreas relacionadas a negócios, tais como Marketing, Comunicação, Administração, Logística, Tecnologia, gestores comercias de varejo e demais profissionais empreendedores do meio digital.

LOCAL DO CURSO E DURAÇÃO

Unidade Perimetral
Periodicidade: Semanal
Horário de Aula: Segunda e Quarta: 19h às 22h
Duração aproximada: 18 meses

Matriz Curricular

Estrutura Curricular

Comércio Eletrônico: tendências e perspectivas

Panorama Internacional. Evolução do e-commerce no Brasil. Conceitos básicos. Perfil do profissional de e-commerce. Análise de setores. Cenários. Iniciação em Plataformas Digitais.

Comportamento de Consumo Virtual

Consumo virtual. Conceitos fundamentais no comportamento do consumidor digital. Consumidor global e ciberespaço. Papéis sociais, personalidades e estilos de vida de consumidores na internet. Percepção, sistemas sensoriais e ambiente virtual. Atitudes e decisões de compra: a perspectiva do marketing online. Informação e estimulação na internet: aprendizagem e memória. Motivação, impulso e envolvimento do consumidor virtual. Subcultura digital e tribalismo. User experience. Comportamento do comprador organizacional.

Técnicas de Vendas em Ambientes Virtuais

Princípios básicos do atendimento no e-commerce. Técnicas de relacionamento: fidelização de clientes/e-CRM/Inteligência de Mercado. Principais canais de atendimento. Formas de atendimento Online. SAC. FAQ. Do pré ao pós-venda.  Scarcity. Cross-selling e Upselling. A.I.D.A. FITD e DITF. Tomada de decisões em técnicas de vendas. B2B. Venda de Serviços. Loja Fisica x Ecommerce. Como trazer visitantes para a loja virtual. Como converter visitantes em vendas. Administrando e aumentando o Ticket Médio. Gerenciando a conversão de pagamento. Canalização por Whatsapp.

Direito Digital e Propriedade Intelectual

O que é um domínio e como registrar. A importância do domínio. Proteção da marca. Buscado um endereço amigável. Os diferentes grupos de plataformas. Opções disponíveis no mercado brasileiro. Análise custo/benefícios das opções de plataformas. Roteiro para escolha de plataformas de e-commerce. Sistemas acessórios para e-commerce. Design, usabilidade e arquitetura da informação. Planejamento das estruturas.

Arquitetura e Tecnologia da Informação

Direito no ambiente digital. Abrangência do direito nas novas plataformas digitais. Crimes digitais. Privacidade. Marco civil brasileiro. Lei Azeredo. Ameaças legais no ambiente digital. Regras de conduta: boas práticas. Cases.

Planejamento e Proteção Financeira em Ambientes Virtuais

Visão geral dos meios de pagamento e sua usabilidade. Integração com a plataforma de e-commerce. Integração direta ? Administradoras de cartões. Intermediadores e facilitadores ? PagSeguro, Bcash, MoIP e outros. Segurança da Informação. Tipos de Ataques e tipos de Defesa. Ferramentas antifraude. Risco percebido e cibermediadores.

Estratégias de Marketing e Branding Digital

Marketing digital no e-commerce. Marketing de busca ? Links Patrocinados. Marketing de Conteúdo. Marketplace. Email marketing. Marketing nas redes sociais. Comparadores de preços. Programa de afiliados. Comunicação de marcas. Os componentes da marca. A estratégia do posicionamento. Programação visual. Brand Equity.

Gestão de Estoques em Negócios Virtuais

Fornecedores. Relacionamento Comprador / Fornecedor. Demandas de venda. Cotas de fornecimento. Espaços produtivos. Produtos e giro. Estratégias de atendimento. Curva de produtos. Curva ABC. Característica de produto (Giro, Margem e Ticket). Cobertura e giro. Orçamento/Plano de vendas anual (projeção de vendas). Ciclo de abastecimento (plano de compras). Forecast (por coleção/categoria). Acompanhamento mensal de vendas. Calendário Comercial. Principais indicadores comerciais. Modelos de análise / Planos de ação.

Liderança e Gestão de Pessoas 2.0

Cenário de recursos humanos, estratégias de recursos humanos e formação de competências; Sistemas de avaliação de desempenho e potencial; Feedback; Sistemas de recompensa; Sistemas de desenvolvimento: treinamento técnico e comportamental; Seleção de pessoas: entrevista por competências. Gestão de pessoas no ambiente digital. Liderança.

Gestão da Logística de Distribuição para ambiente digital

Organograma e fluxograma de uma operação de e-commerce. Logística de recebimento e processamento. Logística de entrega. Logística reversa: devoluções e trocas. Dropshipping. Sistemas de informação para monitoramento. Passo a passo: recebimento do pedido até a entrega ao consumidor final

Gestão de Redes Sociais

Visão geral das redes sociais no Brasil e no Mundo. Busca de consumidores através das redes. Relacionamento com o consumidor através das redes sociais. Planejamento e atuação nas redes sociais. Geração de conteúdo relevante. Engajamento com a marca. Canais e perfis em redes sociais: Youtube, Instagram, Facebook, Whatsapp, Pinterest, e outros.

Design e layout de ambientes virtuais

Administração de conteúdo. Fotos no e-commerce. Tratamento e otimização de imagens. Cuidados na manutenção do sistema. Segurança na administração.

Gestão de Lojas Virtuais

Tipos de operações. Boas práticas de gestão. Monitoramento. Processos e embalagens. Análise e Desenho de Processo. Organograma. Gestão Financeira. Precificação. Tabela de frete e contratos.

Métricas de Análise e otimização de buscas

Pesquisa e Estratégias de palavras-chave. SEO. Social Media Optimization. Google Adwords . Links Patrocinados. Definição de objetivos e metas de campanhas: palavras chaves. CPC (custo por clique) e CPM (custo por impressão). Redes de Pesquisa X Redes de Display. Remarketing. Criação de grupos de anúncios. Anúncios na rede de conteúdo. Mensuração de ações. Relatórios de métricas (visita, visitante único, pageview, pageview único, página por visita, tempo de nevegação, bounce rate, novas visitas, conversão). Relatórios Dimensões (páginas, região, fonte de tráfego, browsers, idiomas, produtos, eventos, landing page, tipo de mídia). Google Analytics

Internacionalização de MPE´s através do E-commerce

Oportunidades no mercado global. Teorias da internacionalização de empresas. Marketplaces internacionais. Técnicas básicas de Comércio Exterior. Processos e desembaraços aduaneiros: exporta fácil.

Planejamento Estratégico Digital

Conceitos. Papel do marketing no planejamento estratégico. Agências Digitais e o perfil ideal. Perfil do profissional. Construção de briefing para o planejamento. A importância do conhecimento do perfil do consumidor para um bom planejamento. Pesquisa como ferramenta para o planejamento. O processo do planejamento estratégico digital. Produção de Conteúdo. Alinhamento do Conteúdo com o planejamento digital. Presença Digital. Avaliação do planejamento através de métricas.

Empreendedorismo e Economia Criativa

A disciplina irá integrar Empreendedorismo e Economia Criativa para despertar no aluno as motivações de empreender, mais por oportunidade do que necessidade, será proposto ao aluno pensar ¨fora da caixa¨, ou seja, sair dos princípios da Economia Tradicional, apostando na criatividade de cada um deles. O foco  será oferecer aos alunos instrumentos de como perceber OPORTUNIDADES de novos negócios´, serão dadas as ferramentas necessárias como por exemplo o Business Model Canvas,  para o desenvolvimento do negócio, que propiciará ao aluno transformar a ideia inovadora em um Plano de Negócio efetivo.

Arquitetura de Loja Virtual

Arquitetura de uma loja virtual. Fornecedores Meios de pagamento. Cadastro de Produtos. Processos e Embalagem (Picking e Packing). Postagem. Atendimento. Estratégias de Palavras-chave. Negociação. Administração De Compras. Administração de Materiais. Administração de Serviços.

Projeto de Pesquisa : On-line

O conteúdo desta disciplina permite que o aluno tenha sua iniciação nas práticas de investigação e tem o propósito de discutir conceitos e características da ciência, bem como de familiarizá-lo com as com técnicas de estudo e de pesquisa científica. Aborda as etapas de uma pesquisa científica. Tipos de pesquisa.  Métodos e Técnicas de pesquisa. Caracterização do objeto de pesquisa. Formas comuns de coleta de dados. Estruturas do projeto de pesquisa. Metodologia científica para elaboração de trabalhos. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências, resultando na Elaboração de um Pré-Projetos de pesquisa, que é a fase inicial do Trabalho de Conclusão da Pós-Graduação.

Trabalho de Conclusão da Pós-Graduação

Trata de fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação. O trabalho é direcionado para o desenvolvimento de um plano de negócios visando resultados práticos para aplicabilidade imediata.

Coordenação

Jussara de Paula Souza

mestre Jussara de Paula Souza

Mestre em Ecologia e Produção Sustentável, é graduada em Administração de Empresas com Pós graduação em Gestão de pessoas. Possui ampla experiência em Gestão estratégica de negócios e pessoas, com ênfase nas áreas gestão de pessoas, produção, elaboração de projetos, organização, qualidade. Atua como projetista para captação de recursos na empresa ASCESE Consultoria. Diretora Administrativa da organização social Instituto Terra Goyazes. É professora universitária nos cursos de Administração; Relações Internacionais; Comércio Exterior; Gastronomia; Engenharia de Alimentos; Gestão Socioambiental; Zootecnia, ministrando aulas para as disciplinas de Estratégias para Negócios Internacionais; Pesquisa Mercadológica; Produção; Plano de Negócios/Empreendedorismo; Elaboração e Análise de Projetos; Gestão Ambiental; Dinâmicas das Organizações Contemporâneas; Jogos de Negócios; Recursos Humanos; Gestão da Qualidade Gestão Ambiental; Gestão em Agropecuária; Estágio Supervisionado. Na pós graduação atuou na área de Gestão de Pessoas e Coaching (PUC, ALFA e Unievangélica) e Inteligência Organizacional (Faculdade Cambury).

Currículo Lattes