VOLTAR

PÓS-GRADUAÇÃO ALFA

MBA em Mobilidade Urbana e Transporte Público

início

Agosto de 2017

local

Unidade Bueno

investimento

Clique aqui para exibir o valor

periodicidade

Sábados quinzenais

horários

das 08h às 18h

inscrever para esta turma

Dúvidas?

Nós ligamos pra você

APRESENTAÇÃO DO CURSO

A Engenharia da Mobilidade Urbana é uma ciência que envolve conhecimentos multidisciplinares e demanda aptidões específicas para a sua administração. É necessário e urgente perceber a importância do planejamento e da gestão do sistema de transporte no Brasil e sua consequência nas próximas décadas. Esse mercado de trabalho deve ter a sua disposição, profissionais da área pública e privada capazes de atender às exigências dos complexos sistemas de deslocamento de pessoas e objetos de um ponto a outro. Este MBA busca transmitir aos alunos uma visão mais prática da aplicabilidade dos ensinamentos que irão receber ao longo do curso e, de forma atraente, motivá-los para a obtenção do seu projeto de formação profissional.

 

OBJETIVOS

Capacitar e desenvolver Gestores Públicos e Privados e demais Executivos, oferecendo conhecimentos e habilidades necessárias ao gerenciamento do setor, de modo a lhes permitir formular, discutir e implementar políticas na área de Mobilidade Urbana.

 

PÚBLICO ALVO

Destina-se aos portadores de diploma de curso de graduação em qualquer área de conhecimento, emitido por instituição de Ensino Superior, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e que trabalham em áreas de serviços públicos e/ou privadas, prestadoras de serviços públicos, além dos demais profissionais oriundos de qualquer área do conhecimento que desejam dedicar-se com profundidade ao tema da mobilidade urbana.

 

LOCAL

Unidade Bueno  
Periodicidade: Sábados Quinzenais
Horário de Aula: Sábados: 08h às 18h
Duração aproximada: 18 meses

 

Matriz Curricular

Estrutura Curricular

Introdução ao sistema de transporte - 20h

O Setor dos Transportes. Estudos de Transporte e Mobilidade. Metodologia Geral

Mobilidade sustentável e implicações do urbanismo - 40h

Introdução aos planos de mobilidade urbana sustentável. Implicações dos modelos urbanos e a mobilidade. Novos modelos urbanos: DOT (transit oriented development). Redes de pedestres. Redes de ciclovias. Regeneração de avenidas.

Modelação de Rede e Metodologia - 20h

Modelação de Rede e Metodologia. Modelos Econometricos.  Modelos de contrato.

Políticas Metropolitanas e o Transporte Público - 20h

Modelo TOD (transit oriented development). Cidades orientadas para TP (transporte público).

Estudo de Mercado - 20h

Técnicas de amostras e elaboração de pesquisas. Realização de estudos de mercado.  Ferramentas de exploração.

Tráfego e Viabilidade - 20h

Trafego Urbano. Segurança Viária. Tecnologia e Transporte, ITS (intelligent transport systems). Relação terminal-cidade. Analise de caos.

Design Thinking e Inovação - 20h

Cultura da inovação. Ferramentas para resolução de problemas. Desenho de estratégias. Desenho de produtos e/ou serviços alinhados ao transporte urbano. Pensamento colaborativo. Pensamento linear. Diversidade.

Planejamento, desenho e operação do transporte público - 20h

Transporte Público urbano e metropolitano, implicações do planejamento urbano na operação manutenção do transporte público, cálculo de uma operação do transporte público, entraves na manutenção do transporte público.

Economia do Transporte Público - 40h

Otimização do transporte. Gestão, economia e financiamento de infraestruturas. PPP (parcerias público privadas). Como desenhar uma parceria público-privada (PPP). Aplicação prática. Análise de custo benefício: metodologia ABC.

Prática Empresarial - 40h

Vivência prática da gestão do transporte público. Identificação, análise e solução de problemas a partir de estudos de caso.

Infraestrutura e equipamentos públicos voltados a mobilidade urbana - 40h

Hierarquia viária urbana. Estrutura da malha viária. Equipamentos e mobiliário urbano.

Projeto Experimental - 40h

Desenvolvimento das técnicas de projeto voltadas para mobilidade urbana e transporte público. Integra a teoria e a prática. Consolida os conceitos, propostas e ideias desenvolvidas pelas disciplinas durante o curso. Traça as diretrizes gerais do trabalho de conclusão.

Metodologia Científica - 30h

Práticas de investigação. Etapas de uma pesquisa científica. Tipos de pesquisa.  Métodos e Técnicas de pesquisa. Caracterização do objeto de pesquisa. Formas comuns de coleta de dados. Estruturas do projeto de pesquisa. Metodologia científica para elaboração de trabalhos. Técnicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências. Elaboração de projetos de pesquisa.

Trabalho de Conclusão - 30h

Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação. O trabalho é direcionado para realização de um artigo científico na metodologia de Estudo de Caso.

Coordenação

Aline Rodrigues Miranda

especialista Aline Rodrigues Miranda

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Especialista em Gerenciamento de Obras, Tecnologia e Qualidade na Construção pelo Instituto de Pós-Graduação. Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo no UNIALFA, na área de Planejamento Urbano. Membro da câmara técnica de desenvolvimento urbano do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia. Atua na área de desenvolvimento de projetos de arquitetura e urbanismo, compatibilização e elaboração de orçamentos analíticos para obras.

Currículo Lattes

Corpo Docente