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PÓS-GRADUAÇÃO UNIALFA

MBA em Marketing Digital

início

Novembro/2017

local

Unidade Bueno

investimento

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periodicidade

Sábados Quinzenais

horários

08h30 às 12h10 e 13h30 às 17h10

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APRESENTAÇÃO DO CURSO

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O mercado necessita cada vez mais de profissionais habilitados tanto teoricamente como tecnicamente para desempenhar os desafios que o cenário tecnológico atual exige. Os profissionais oriundos das áreas de marketing e comunicação tradicionais necessitam se atualizar e conhecer as plataformas e estratégias digitais emergentes para obterem sucesso no mercado que se apresenta e modifica constantemente em função da penetração das novas tecnologias. MBA em Marketing Digital vem atualizar e complementar as lacunas de formação destes profissionais.

OBJETIVOS

Capacitar profissionais de média gerência que buscam se aprofundar em conceitos de marketing na área digital e que objetivam crescer em suas organizações, através de temas emergentes em marketing. O programa ainda permite o desenvolvimento de habilidades interpessoais fundamentais aos líderes do futuro.

PÚBLICO ALVO

Profissionais formados ou não na área de comunicação ou marketing e tenham objetivo ampliar a sua atuação para a área digital. Gestores que desejam se aprofundar em conceitos digitais de marketing. Docentes que buscam conhecimentos específicos, prático e teóricos que contribuam para sua didática de ensino.

LOCAL DO CURSO E DURAÇÃO

Unidade Bueno - Goiânia
Periodicidade Semanal: Sábados Quinzenais
Horário de Aula: 08h30 às 12h10 e 13h30 às 17h10
Duração aproximada: 22 meses

 

Matriz Curricular

Estrutura Curricular

Gestão de Marketing (on e off-line) - semi presencial

Definições de marketing, os conceitos, as variáveis controláveis e incontroláveis no ambiente mercadológico. Estratégias e táticas, o plano de marketing, posicionamento, segmentação, o composto de marketing, seja no ambiente online e off-line. Conhecer as transformações que as plataformas tecnológicas digitais de comunicação e informação causaram no planejamento estratégico de marketing

Liderança e Gestão de Pessoas (semi presencial)

Cenário de recursos humanos, estratégias de recursos humanos e formação de competências; Sistemas de avaliação de desempenho e potencial; Feedback; Sistemas de recompensa; Sistemas de desenvolvimento: treinamento técnico e comportamental; Seleção de pessoas: entrevista por competências. Gestão de pessoas no ambiente digital. Liderança.

Cibercultura e Comportamento do Consumidor 2.0

Cibercultura. A sociedade em rede, multiplicidades e descentralização. Colaboracionismo. Relação homem-máquina. Cultura viral, Cultura da Interface, Creative Commons, Cultura Remix. Tecnoutopia, tecnoapocalipse e tecnorrealismo. Cibridismo. Comportamento do consumidor no ambiente digital e suas principais transformações: Economia da Atenção, Consumer Experience, Código da Cultura, Gourmetização, Cultura Digital, comportamento Mobile, transformação na jornada de compra (ZMoT, FMoT, SMoT e UMoT).

Transmedia e Storytelling

As principais correntes teóricas da cibercultura e do marketing de conteudo. Os conceitos e contextos fundamentais das estratégias de gestão de marca no contexto  digital. Teorias do consumidor 2.0 em relação à emergência e ao desenvolvimento dos meios de comunicação. Comunicação digital e a pós-modernidade. Teorias da comunicação, cena midiática e culturas do consumo online e o storytelling.

Pesquisa de Mercado e Netnografia

Conceitos e metodologia de pesquisa de mercado. Objetivos da pesquisa de mercado. Tipos, características e usos da pesquisa de mercado. Pesquisa quantitativa e qualitativa. Dados primários e secundários. Estatística aplicada a pesquisa de mercado. Plano de pesquisa de mercado. Aplicações da pesquisa de mercado abrangendo o ambiente online. Netnografia e suas aplicações.

Gestão de crises & Sustentabilidade

Conceitos de RP ? Relações Públicas. Relações públicas no ambiente digital. Ações de RP para fortalecimento de marca. Crises e Risco. Crises Empresariais & Crises de Opinião Pública. Blindagem contra crises. Gestão de crises. e-crises. Sistema de Gestão de Crises. Sustentabilidade e seu impacto no negócio, marketing e reputação de marca.

MARKETING DE CONTEÚDO E INBOUND MARKETING (semi presencial)

Conceituação de convergência e transmídia e suas especificidades. Branded content (advertainment & product placement). Plataformas de conteúdo ? display, flashmob, games, poscasting, video, conteúdo para facebook e twitter. Integração de plataformas on e off line. Marketing de conteúdo, Inbound Marketing. Planejamento estratégico de Marketing de Conteúdo.

BIG DATA: DATA DRIVEN & REAL TIME MARKETING

Conceitos de Data Economy, BI, big data, data driven, real time, 3D printing, drones & robots, quatified self, internet das coisas. Os 5 ?V?s do Big Data. Como obter inteligência de mercado por meio de processos de big data. Marketing autommation.  

INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE E CROWDSOURCING

Conceitos de inovação. Inovação incremental e inovação disruptiva. Metodologias de Gestão da Inovação. Inovação aberta. Crowdsourcing e seus tipos ? crowdcreation, crowdwisdom, crowdfunding e crowdvoting. Processos de Criatividade.

MARKETING DE RELACIONAMENTO

Conceitos de Marketing de Relacionamento. Interrupção vs. Permissão. LTV (Life Time Value). Estágios do Marketing de Relacionamento: Conscientização, Consideração, Conversão e Pós-venda. Estratégias de relacionamento nos diversos estágios ? PRM e CRM. Metodologia e fluxos para construção de um Plano de Relacionamento.

REDES E MÍDIAS SOCIAIS

Redes sociais, mídias sociais, capital social. Tipos de redes sociais (centralizadas, descentralizadas, distribuídas). Dados no Brasil e no mundo. Influência e Engajamento. Viralização em redes. Principais plataformas de redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, etc.). Social Media Marketing (SMM). Estratégias de SMM. Planejamento de comunicação em Mídias Sociais. Gestão de ações em mídias sociais.

MOBILE MARKETING

Conceituação de Mobile Marketing e suas características. Tecnologias mobile ? mobile web, aplicativos, mobile TV, SMS, RFID, mobile payment, mobile commerce, mobile tags (QR code, data matrix, etc.), realidade aumentada mobile, estratégias e mídias locativas, geolocalização. Integração mobile entre Online e OFFline. Estratégias de Mobile Marketing.

MARKETING DE BUSCA

Marketing de Busca e suas características. Números no Brasil e no mundo. Buscadores. Busca paga e busca orgânica. Plano de marketing de busca. SEM Search Engine Marketing. Links Patrocinados. SEO Search Engine Marketing. Cuidados Essenciais ? técnicas negras, landing pages, busca mobile, integração com SMM Social Media Marketing. Conteúdo de blindagem e gestão de crises ? SEO reverso.  Busca semântica.

EMAIL MARKETING E SOCIAL CRM

E-mail marketing - conceituação. Números do Brasil e no mundo. Spam vs. Relacionamento. Recomendações do Capem. Boas práticas. Régua de relacionamento no ecommerce. Social CRM. Plataformas e serviços de email marketing integrado. Email marketing mobile. Ações estratégicas de e-mail marketing. 

ECOMMERCE E ESTRATÉGIAS DE VAREJO

Varejo com foco estratégico. Varejo no ambiente digital. Conceituação de e-business e e-Commerce. Benefícios e vantagens competitivas do ecommerce. Números no Brasil e no mundo. Social commerce. T-commerce. M-commerce. Plataformas de e-commerce. Compras coletivas e suas implicações. Mercados eletrônicos e Marketplaces. Transformações do PDV e lojas físicas em função da proliferação do e-commerce. Tendências do varejo.

MONITORAMENTO E MÉTRICAS DE RESULTADO NO AMBIENTE DIGITAL (semi presencial)

Conceituação de Monitoramento e Métricas e suas especificidades no ambiente digital. KPIs. Tipos de KPIs e interrelação entre eles. Mensurações frias e quentes. Web analytics, sentimentos e eco-sistemas. Planejamento de monitoramento e dashboards em função dos objetivos de marketing. Ferramentas de monitoramento.

DIREITO DIGITAL E PROPRIEDADE INTELECTUAL

Direto no ambiente digital. Abrangência do direito nas novas plataformas digitais. Crimes digitais. Privacidade. Marco civil brasileiro. Lei Azeredo. Ameaças legais no ambiente digital. Regras de conduta ? boas práticas. Cases.

PROJETO DE PESQUIA (ONLINE)

O objetivo deste módulo é destacar os Conceitos Metodológicos para preparação do trabalho final, que consiste em pesquisa orientada, em qualquer área do conhecimento relacionada às disciplinas do curso. Ao final deste módulo o aluno aplicará os conceitos metodológicos que irão constituir a seu trabalho final de curso.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O objetivo deste módulo é realizar um trabalho de conclusão de curso seguindo de acordo com as normas acadêmicas vigentes relacionando os conhecimentos obtidos no decorrer do curso, tendo como finalidade apresentar resultados práticos à empresa. Ao final deste módulo o aluno terá obtido uma experiência prática na solução de problemas reais do mundo corporativo.  
 

Coordenação

Martha Gabriel

doutor(a) Martha Gabriel

Martha Gabriel é Engenheira pela UNICAMP, pós-graduada em Marketing pela ESPM e Design pela Belas Artes de São Paulo, mestre e PhD em artes pela USP. Autora de 5 livros, inclusive o best seller "Marketing na Era Digital", palestrante de 4 TEDx, keynote speaker internacional com mais de 50 palestras no exterior e premiada 3 vezes nos USA. Rankeada pela Online Universities entre os Top 100 professores mais experts em tecnologia no mundo (posição 35a); listada entre os 50 profissionais mais inovadores do mundo digital brasileiro pela Revista ProXXIma e rankeada entre os Top 50 Marketing Blogers mais influentes do mundo pelo KRED. Colunista dos portais IDGNow!; Cidade Marketing e Administradores.com. Site pessoal: www.martha.com.br -- Twitter: @marthagabriel --Facebook.com/MarthaGabriel -- LinkedIn.com/in/MarthaGabriel

Currículo Lattes

Corpo Docente

Foto Professor Lattes Titulação
Alessandro Medina Saade Currículo Lattes Mestre
Alyssa Marjorye Hopp Currículo Lattes Especialista
Carlos Piazza Currículo Lattes Especialista
Cristian Gallegos Currículo Lattes Especialista
Dario Giordano Caldas Currículo Lattes Mestre
Fernando Nogueira Debessa Currículo Lattes Mestre
Marcel Ayres Currículo Lattes Especialista
Márcia Auriani Currículo Lattes Mestre
Marcos Carrer Cruz Currículo Lattes Especialista
Martha Gabriel Currículo Lattes Doutor(a)
Rafael Rez Oliveira Currículo Lattes Especialista
Renato Hideo Hirata Currículo Lattes Especialista
Renato Opice Blum Currículo Lattes Especialista
Rodrigo Almeida Currículo Lattes Especialista
Rodrigo Amorim Currículo Lattes Especialista
Valéria Brandini Currículo Lattes Doutor(a)