VOLTAR

PÓS-GRADUAÇÃO UNIALFA

MBA em Gestão de Produção Farmacêutica

início

Outubro/2017

local

Unidade Bueno

investimento

Clique aqui para exibir o valor

periodicidade

Sábado Quinzenais

horários

08h às 18h

inscrever para esta turma

Dúvidas?

Nós ligamos pra você

APRESENTAÇÃO DO CURSO

A Indústria Farmacêutica, um dos segmentos industriais mais lucrativos e apresenta algumas características e peculiaridades que a diferencia da maioria das outras indústrias. Neste segmento altamente regulado há a necessidade de um forte dinamismo centrado em produção industrial, pesquisa e desenvolvimento, comercialização que demandam altos investimentos e estratégia de competição para a diferenciação de produtos.  Assim é requerido do profissional a capacidade de atuar tecnicamente, mas com uma visão estratégica e gerencial.

Este curso foi estruturado para oferecer uma visão de gestão e estratégia ao profissional bem como uma complementação técnica relacionada à operação de uma indústria farmacêutica.

OBJETIVOS

Formar especialistas com conhecimentos e habilidades focados no ambiente industrial farmacêutico capazes de atuar em áreas como: logística e suprimentos, controle de qualidade, regulamentação e registro junto à ANVISA, produção farmacêutica e gestão de novos projetos.

PÚBLICO ALVO

Profissionais com formação superior interessados em impulsionar suas carreiras em funções ligadas às áreas de Planejamento e Controle da Produção, Logística e Processos Industriais das organizações industriais da cadeia de produção de fármacos ou profissionais interessados em ingressar nestas áreas.

LOCAL DO CURSO E DURAÇÃO

Unidade Bueno
Periodicidade: Sábados Quinzenais
Horário de Aula: Sábados: 08h00 às 18h00
Duração aproximada: 22 meses

 

Matriz Curricular

Estrutura Curricular

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS

Pesquisa básica, pré-clínica e clínica. Propriedade intelectual, marcas e patentes. Registro inicial, pós-registro, renovação de registros e comercialização de produtos farmacêuticos. Bioequivalência e Biodisponibilidade. Medicamentos genéricos, similares e de referência. 

CONTROLE DE QUALIDADE NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

Fundamentos, princípios e objetivos da qualidade. Sistemas de gestão da qualidade. Ferramentas para a garantia da qualidade. Auditoria de qualidade. Qualificações e Validações. Controle de qualidade microbiológico e físico-químico.          

LEGISLAÇÃO SANITÁRIA E BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO

O papel regulatório da Vigilância Sanitária Nacional. Legislação sanitária geral e legislação de funcionamento de empresas sujeitas à vigilância sanitária. Requisitos e aplicação da RDC nº 17/2010 - Boas Práticas para a Fabricação de Medicamentos. 

 

SISTEMAS DE UTILIDADES INDUSTRIAIS FARMACÊUTICAS

Visão geral, calibração e qualificação de sistemas de utilidades industriais farmacêuticas. Sistemas de aquecimento, ventilação e condicionamento de ar (Heating, ventilation and air conditioning - HVAC). Sistemas de produção de água purificada (Purified Water - PW), água ultra purificada (Ultra Purified Water ? UPW) e água para injetáveis (Water For Injection ? WFI), vapor limpo, nitrogênio e ar comprimido. 

GESTÃO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

Manutenção industrial e sua evolução. Gestão da manutenção: tipos de manutenção e custos envolvidos. Planejamento e controle da manutenção. A manutenção e os softwares dedicados, escolha e utilização. Indicadores de manutenção.

GESTÃO DE RESÍDUOS

 A legislação e a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Classificação de resíduos, classificação de risco e os impactos causados pelo descarte inadequado. Programa de gerenciamento de resíduos industriais. Tratamento e disposição final de resíduos. Logística reversa e acordo setorial. Requisitos e aplicação da RDC nº 306/2004 - Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.

 

PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE PRODUÇÃO

Classificação dos sistemas de produção. Estatística aplicada à produção. Análise de custos industriais e lotes econômicos de produção. Cadeia de suprimentos. Planos e programação de produção. Planejamento de demanda e capacidade de produção. Dimensionamento de estoques. Balanço e fluxo de Materiais. 

 

ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO

Legislação aplicada à saúde e segurança do trabalho. Fundamentos da ergonomia e da fisiologia do trabalho. Análise ergonômica. Condições técnicas e ambientais de trabalho. Caracterização de acidentes de trabalho, mapas de risco, árvores de causa e sistemas de proteção contra incêndio.

LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS

Fundamentos da logística e da cadeia de suprimentos. Rastreabilidade. Legislação Sanitária aplicada à logística farmacêutica e de produtos para saúdes. Sistemas de gestão da qualidade e boas práticas de armazenagem. Distribuição e transporte de fármacos. Cadeia de Frio. Gestão de transportes e gestão de armazenagem e distribuição. Qualificação térmica de embalagens. Logística internacional e recintos alfandegados. 

GESTÃO ESTRATÉGICA: DA DEFINIÇÃO A IMPLEMENTAÇÃO.

A disciplina aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos, formulação, implementação e controle de estratégias. Oferece aos alunos instrumentos que tratam do processo de desenvolvimento da estratégia, utilizando uma abordagem voltada para a prática, proporcionando a oportunidade de vivenciar o uso de algumas das principais ferramentas de planejamento estratégico disponíveis. Possibilita um amplo aprendizado desde escolas de estratégia; diagnóstico de ambientes organizacionais; análise de cenários; tipos de estratégia; formas de implementação e indicadores de performance.

GESTÃO DE PROJETOS

A disciplina aborda conceitos avançados de projetos, tratando da evolução da gestão de projetos, do papel do gerente e do escritório de projetos, dos os principais envolvidos nos projetos e dos benefícios da gestão de projetos. Além disso, trata de aspectos de estruturas organizacionais para projetos, das áreas de conhecimento de gestão de projetos, dos processos de gestão de projetos e dos ciclos de vida de projeto e de produto.

GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADO

A disciplina apresenta uma visão estratégia da área de Recursos Humanos, com destaque para a responsabilidade de cada gestor, independentemente da área de atuação dentro da organização. Compreende a evolução dos conceitos de Recursos humanos à gestão de pessoas, os recursos humanos como função estratégica para obtenção de resultados, o alinhamento estratégico da gestão de pessoas aos valores e estratégicas organizacionais. Aborda-se também modelos de planejamento e políticas de recursos humanos.

INTELIGÊNCIA DE MERCADO

A disciplina aborda os aspectos de inteligência e estratégia competitiva, tratando do contexto organizacional e a disciplina de inteligência como recurso essencial para a gestão de riscos e oportunidades para atingir os objetivos estratégicos, através da compreensão de sua inserção nos diferentes processos de negócio, quais são os modelos e exigências para estabelecer um sistema de inteligência consistente com o as caraterísticas da organização, técnicas de direção ou condução de inteligência; o ciclo de inteligência. Fundamentos de estratégia competitiva, mapeamento do ambiente competitivo, formulação, estratégias genéricas e ferramentas de análise da estratégia. Possibilita o aprendizado sobre posicionamento da empresa no ambiente competitivo.

VISITA DE CAMPO

A visita de campo visa a integração, a visualização da teoria colocada em prática e também a troca de experiências entre alunos, professores e profissionais da indústria farmacêutica. Esta visita exigirá do aluno a elaboração de um relatório de aprendizagem. 

PROJETO DE PESQUISA: ON-LINE

O conteúdo desta disciplina permite que o aluno tenha sua iniciação nas práticas de investigação e tem o propósito de discutir conceitos e características da ciência, bem como de familiarizá-lo com as com técnicas de estudo e de pesquisa científica. Aborda as etapas de uma pesquisa científica. Tipos de pesquisa. Métodos e Técnicas de pesquisa. Caracterização do objeto de pesquisa. Formas comuns de coleta de dados. Estruturas do projeto de pesquisa. Metodologia científica para elaboração de trabalhos. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências, resultando na Elaboração de um Pré-Projetos de pesquisa, que é a fase inicial do Trabalho de Conclusão da Pós-Graduação.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO.

Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação. Uma das possibilidades do programa é a produção de um diagnóstico empresarial focado da cadeia de produção de fármacos.

 

 

Coordenação

Iúry Vinícius Winckler Colatto

mestre Iúry Vinícius Winckler Colatto

Engenheiro Mecânico com mestrado em Ciências Mecânicas com ênfase em desenvolvimento de equipamentos, ambos pela Universidade de Brasília - UnB. Possui MBA Executivo pelo Ibmec realizado durante o programa Trainee Sotreq Caterpillar, quando alcançou o primeiro lugar junto ao seu grupo no módulo final. Como Supervisor de Vendas pela Sotreq Caterpillar, foi responsável pelo suporte ao produto de máquinas de grande porte para mineração. Como pesquisador no Serviço Florestal Brasileiro, em parceria com o Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique Pour le Développement (França), desenvolveu um novo reator termo gravimétrico, até então inédito devido à sua precisão e capacidade de realizar testes com macro partículas. Atualmente está empreendendo na área de impressão 3D e é coordenador do curso de Engenharia Mecânica das Faculdades ALFA.

Currículo Lattes