VOLTAR

PÓS-GRADUAÇÃO ALFA

MBA em Gestão de Negócios e Empreendedorismo

início

Junho/2017

local

Unidade Bueno

investimento

Clique aqui para exibir o valor

periodicidade

Sábados quinzenais

horários

das 08h às 18h

inscrever para esta turma

Dúvidas?

Nós ligamos pra você

PÚBLICO ALVO

Profissionais formados ou não na área de administração que estão em inicio de carreira e tenham objetivo de assumir cargos gerenciais em organizações de serviços, varejo, indústria. Gestores que desejam se aprofundar em conceitos de administração e negócios. Docentes que buscam conhecimentos específicos, prático e teóricos que contribuam para sua didática de ensino. 

OBJETIVOS

Capacitar profissionais de média gerência que buscam se aprofundar em conceitos de gestão de negócios e que objetivam crescer em suas organizações, através de temas emergentes em negócios. O programa ainda permite o desenvolvimento de habilidades interpessoais fundamentais aos líderes do futuro.

JUSTIFICATIVA

O mundo corporativo necessita cada vez mais de profissionais habilitados tanto teoricamente como tecnicamente para desempenhar os desafios que o mercado exige. Os profissionais oriundos da graduação, tanto em cursos de administração como demais áreas de conhecimento, nem sempre conseguem obter nos bancos escolares uma formação adequada a estes desafios do dia a dia das corporações, quer pelo tempo que ficam sem estudar, quer pela qualidade do curso que realizou. O MBA em Gestão Estratégica em Negócios, vem portanto suprir as lacunas de formação destes profissionais. 

DIFERENCIAIS 

Professores com ótima formação a acadêmica e vivência de mercado, o que possibilita trazer a prática para a sala de aula com linguagem adaptada aos profissionais não formados em Administração.

DESCRIÇÃO DO CURSO

Sua grande característica é a abrangência da grade de disciplinas e a busca pela formação de um profissional extremamente flexível para o mercado de trabalho. Trabalha com análise para solução de casos reais vivenciados por empresas do mercado, preparando o aluno para enfrentar na prática os desafios do mundo corporativo. 

O programa é formatado para administrados e não administradores. 

Possui 430 horas de atividades, compreendendo 20 disciplinas.  O aluno deve também realizar um Trabalho de Conclusão de curso com foco em plano de negócio ou diagnóstico empresarial 

REGULAMENTAÇÃO

Res CNE/CSE no. 1 de 08 de junho de 2007. 

Trabalho de conclusão da Pós Graduação

Para o trabalho de conclusão de curso os alunos poderão optar entre desenvolver um plano de Negócio ou um diagnóstico Empresarial. 

 

Matriz Curricular

Núcleo de Formação de Competências Técnicas Especializadas

Análise de Cenários Econômicos

Elementos para a Análise da Economia Brasileira, Cenários Econômicos Internacionais e seus efeitos sobre a Economia Brasileira, Cenários Econômicos para a Economia Brasileira. Elaboração e análise de cenários em uma economia globalizada, gestão macroeconômica; objetivos e instrumentalização.

Contabilidade como Centro de Informações

Conceitos Fundamentais de Contabilidade. Patrimônio. Patrimônio Líquido. Apuração de Resultado e o Levantamento do Balanço. Período Contábil. Princípio da Realização de Receitas. Princípio da Contraposição de Receitas e despesas. Contabilização de Receitas e despesas. Diferença entre Despesa, Custo e Investimento. Apropriação Pró Rata Temporis. Receitas e Despesas Financeiras. Depreciação. Estrutura e Elaboração de Demonstrações Financeiras. Balanço Patrimonial. Demonstrativo de Resultado. Demonstrativo das Mutações Patrimoniais. Demonstração do Fluxo de Caixa.

Ambiente Digital

História da Internet. Conceitos da cultura digital / cibercultura. A convergência de mídias: convergência, inteligência coletiva, colaboração e participação. A sociedade em rede: a cultura da virtualidade real, o fim da audiência de massa e as redes interativas.  Novas ferramentas da comunicação digital: os desafios e as boas práticas que a cultura digital traz ao mercado.

Gestão da Produção e Logística

Administração da produção. Papéis estratégicos da Produção. Objetivos da produção. Estratégia de produção. Projeto em gestão da produção, projeto de produtos e serviços, projeto de redes de operações produtivas, tecnologia de processo, organização do trabalho, planejamento e controle da capacidade produtiva, planejamento e controle de estoque, planejamento e controle da cadeia de suprimentos. MRP e just-in-time. Planejamento e controle de projetos, planejamento e controle de qualidade, melhoramentos na produção (TQM, previsão de falhas). 

Gestão de Projetos

Conceitos avançados de projetos. A evolução da gestão de projetos. O gerente de projetos. Escritórios de projetos. Os principais envolvidos nos projetos. Benefícios da gestão de projetos. Estruturas organizacionais para projetos. As áreas de conhecimento de gestão de projetos. Os processos de gestão de projetos. Ciclo de vida do projeto e do produto.

Jogos de Empresas

Jogos através dos tempos. Aprendizado dos Jogos. O Método de Jogos de Empresas: Conceitos, Características, Classificações e Aplicações Práticas nas empresas. Métodos, técnicas e desenvolvimento de jogos. A prática dos jogos de empresa e as suas interferências no atual contexto organizacional.  Simulação de situações diversas de ambientes organizacionais através das dinâmicas grupais. Método de desenvolvimento gerencial onde os participantes assumem a administração de uma empresa simulada.

Tecnologia da Informação Aplicada às Organizações

Tecnologia da Informação (TI) e aos Sistemas de Informação (SI). O papel do controlador na relação com a área de TI. Introdução à modelagem de informação. Softwares estatísticos, simuladores e de cálculos financeiros. Ferramentas de TI para o apoio à controladoria: ERP, SIG, Data Warehouse, SAD, apoio a BSC e controle orçamentário.

Gestão de Vendas

Vendas na estratégia de marketing. Análise potencial de mercado e previsão de vendas. Planejamento e gestão da força de vendas. Estruturação organizacional de vendas e remuneração da equipe de vendas. Avaliação da equipe de vendas e coaching. Gestão de talentos em vendas. 

Orçamento Empresarial e Fluxo de Caixa

Conceito de Orçamento. Finalidade do Orçamento. Mecanismos Orçamentários. Implantação do Sistema Orçamentário. Elaboração do Orçamento nas Diversas Áreas: Orçamento de Vendas, Produção Operacional, despesas Operacionais. Consolidação do Orçamento: Balanço Projetado, Resultado Projetado, Fluxo de Caixa Projetado. Revisão de Gestão; Utilização de estatística no modelo orçamentário; Utilização de controladoria no modelo orçamentário; Avaliação de desempenho (Acompanhamento / Controle no Processo Orçamentário).

Coaching para Gestão de Carreiras

A disciplina aborda os benefícios do Coaching como forma de desenvolvimento de pessoas, no planejamento estratégico Pessoal, visando identificar lacunas entre as competências atuais e a visão de futuro. Planejar e estabelecer metas e ações de curto e médio prazo. Auxilia também nos aspectos de administração do tempo, postura e etiqueta na carreira profissional. Intra-Empreendedorismo, empregabilidade e Marketing pessoal. Aspectos de competência na comunicação e estratégias para alto padrão de desempenho; 

Núcleo de Formação de Competências Empresariais

Gestão Estratégica: Da definição a Implementação.

A disciplina aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos, formulação, implementação e controle de estratégias. Oferece aos alunos instrumentos que tratam do processo de desenvolvimento da estratégia, utilizando uma abordagem voltada para a prática, proporcionando a oportunidade de vivenciar o uso de algumas das principais ferramentas de planejamento estratégico disponíveis. Possibilita um amplo aprendizado desde escolas de estratégia; diagnóstico de ambientes organizacionais; análise de cenários; tipos de estratégia; formas de implementação e indicadores de performance.

Gestão de Marketing: Planejamento, Táticas e Pesquisa

A disciplina aborda os conceitos fundamentais de Marketing e sua aplicação em empresas com atuação tanto em mercados business-to-consumer (B2C) como em mercados business-to-business(B2B). Dentre os tópicos abordados destacam-se orientações da empresa ao mercado, o mix de marketing, planejamento estratégico de marketing, pesquisa de mercado, comportamento do consumidor, segmentação, seleção de mercados-alvo e posicionamento, o ciclo de vida do produto, a gerência de produtos e serviços e a comunicação integrada de marketing. É dada ênfase à administração mercadológica do portfólio de produtos/serviço, tanto quantitativamente, quanto qualitativamente.

Gestão de Pessoas com foco em Resultados

A disciplina apresenta uma visão estratégia da área de Recursos Humanos, com destaque para a responsabilidade de cada gestor, independentemente da área de atuação dentro da organização. Compreende a evolução dos conceitos de Recursos humanos à gestão de pessoas, os recursos humanos como função estratégica para obtenção de resultados, o alinhamento estratégico da gestão de pessoas aos valores e estratégicas organizacionais. Aborda-se também modelos de planejamento e políticas de recursos humanos. 

Gestão Financeira para tomada de decisão.

A disciplina aborda conceitos financeiros, sua importância e aplicação no contexto empresarial, dando uma visão panorâmica de finanças corporativas. Expõe as relações entre risco e retorno, o custo médio ponderado de capital e as metodologias financeiras para análise de projetos (valor presente líquido, taxa interna de retorno, e payback). Examina a questão do valor do dinheiro no tempo, usando técnicas de matemática financeira, risco e retorno de investimentos e orçamento de caixa. Visa também orientar nas decisões que impactam diretamente resultados em convergência com a estratégia das organizações. 

Núcleo de Formação de Competências Gerenciais

Empreendedorismo e Economia Criativa

A disciplina irá integrar Empreendedorismo e Economia Criativa para despertar no aluno as motivações de empreender, mais por oportunidade do que necessidade, será proposto ao aluno pensar ¨fora da caixa¨, ou seja, sair dos princípios da Economia Tradicional, apostando na criatividade de cada um deles. O foco  será oferecer aos alunos instrumentos de como perceber OPORTUNIDADES de novos negócios´, serão dadas as ferramentas necessárias como por exemplo o Business Model Canvas,  para o desenvolvimento do negócio, que propiciará ao aluno transformar a ideia inovadora em um Plano de Negócio efetivo.

Design Thinking e Inovação

A disciplina irá trabalhar ferramentas imprescindíveis para resolução de problemas. Muito mais do que um instrumento estimular a cultura para a inovação, o Design Thinking traz uma metodologia que busca soluções criativas de problemas através de desenhos de produtos e serviços capazes de alinhar às estratégias corporativas à experiência desejada de consumo, onde o foco é o cliente.  A metodologia desta disciplina está centrada nos três princípios-chave do Design Thinking: Empatia e pesquisa de Campo, Pensamento Colaborativo e não Linear e Diversidade: Todos têm algo a ensinar e também a aprender na empresa e na vida.

Negociação Estratégica e Liderança Sistêmica

Os conteúdos trazidos nesta disciplina permitem desenvolver e estimular no aluno as capacidades e competência necessárias à condução eficaz de uma negociação. Trabalhada com uma metodologia prática, simula-se situações negociais, tanto para o ambiente externo como interno da empresa, como por exemplo negociação com equipe de trabalho. A temática conjunta de negociação e liderança na disciplina, permitirá a compreensão ampla do que significa ser líder dentro de uma organização, resultando assim que gestores consigam alcançar resultados através de equipes alinhadas e envolvidas com as estratégias da organização. 

Planejamento de Vida e Carreira

A disciplina será trabalhada de forma interdisciplinar, preparando o aluno para definir seus objetivos individuais, que aliado aos conteudos dos demais módulos do programa, possibilitam aglutinar o aprendizado para o desenvolvimento de competências especificas e únicas que com certeza irão contribuir para um melhor desempenho no trabalho. 

Ao final do conteúdo prevê-se que o aluno consiga identificar as implicações para melhoria de sua carreira, fazer as ligações entre os conteúdos aprendidos como ancora para sua prática profissional, tudo alinhado aos seus objetivos pessoais. 

Núcleo de Consolidação das Competências

Desafio Empresarial

A disciplina tem caráter interdisciplinar, onde o aluno é desafiado a integrar os conhecimentos adquiridos nos núcleos de formação empresarial, gerencial e de carreira e especifico. No MBA em Gestão Estratégica de Negócios atividade poderá ser uma Visita Técnica a Feira de Empreendedorismo em São Paulo. 

Projeto de Pesquisa- On-Line

O conteúdo desta disciplina permite que o aluno tenha sua iniciação nas práticas de investigação e tem o propósito de discutir conceitos e características da ciência, bem como de familiarizá-lo com as com técnicas de estudo e de pesquisa científica. Aborda as etapas de uma pesquisa científica. Tipos de pesquisa.  Métodos e Técnicas de pesquisa. Caracterização do objeto de pesquisa. Formas comuns de coleta de dados. Estruturas do projeto de pesquisa. Metodologia científica para elaboração de trabalhos. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências, resultando na Elaboração de um Pré-Projetos de pesquisa, que é a fase inicial do Trabalho de Conclusão da Pós-Graduação.

Trabalho de Conclusão da Pós-Graduação

Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação. O trabalho é direcionado para o desenvolvimento de um plano de negócio. 

Coordenação

Carlos José Solé Gomes

especialista Carlos José Solé Gomes

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Goiás (2003). Atualmente é Professor titular - Faculdades Alves Faria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: Mercado de capitais (BOVESPA E BM&F) , Análise Financeira e Jogos de Empresa. Especialista em Práticas Pedagógicas do Ensino Superior pelas Faculdades Alves Faria - ALFA (2009).

Currículo Lattes

Corpo Docente

Foto Professor Lattes Titulação
André de Almeida Jaques Currículo Lattes Especialista
sem foto Aurélio Ricardo Troncoso Chaves Currículo Lattes Mestre
Carlos José Solé Gomes Currículo Lattes Especialista
sem foto Daniel Cunha de Almeida Currículo Lattes Especialista
sem foto Dobson Ferreira Borges Currículo Lattes Mestre
sem foto Edna Perpétua dos Santos Currículo Lattes Mestre
sem foto Eliane Alves de Moura Currículo Lattes Mestre
sem foto Itla José de Almeida Currículo Lattes Mestre
José Adonilton da Silva Currículo Lattes Especialista
sem foto José Elenilson Cruz Currículo Lattes Mestre
José Luiz Miranda Currículo Lattes Mestre
Júlio Alfredo Rosa Paschoal Currículo Lattes Mestre
sem foto Miguel Angelo de França Costa Currículo Lattes Mestre
Santiago Meireles Rocha Currículo Lattes Especialista