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PÓS-GRADUAÇÃO ALFA

MBA em Branding (Gestão de Marcas)

início

Agosto/2017

local

Unidade Bueno

investimento

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periodicidade

Sábados Quinzenais

horários

08h30 às 12h10 e 13h30 às 17h10

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APRESENTAÇÃO DO CURSO

A criação deste curso se deve à necessidade de preparar um profissional com visão estratégica para gerenciar uma marca no mercado, seja na indústria, comércio ou serviços. O curso foi concebido para alunos com formação nas mais diversas áreas de conhecimento. O curso foca as competências do egresso no sentido de poderem criar e gerir marcas de empreendimentos diferentes e possibilita meios de ascensão na carreira profissional como gestor de marcas. O programa foi concebido para que toda a bagagem teórica recebida pelo aluno tenha aplicabilidade prática. Os professores são os facilitadores do aprendizado por meios de exemplos e atividades práticas como estudos de campo, de casos e discussões direcionadas em sala de aula.

OBJETIVOS

  • Especializar o aluno para o desenvolvimento de gestão de marcas;
  • Capacitar o aluno para o desenvolvimento do planejamento estratégico da marca;
  • Capacitar o aluno a desenvolver e gerenciar programas de identidade de marcas, papéis estratégicos na gestão de marcas e especificar as ações de comunicação para o alcance da equidade da marca.

PÚBLICO ALVO

Profissionais que objetivam assumir cargos executivos nas mais diversas organizações (serviços, varejo, indústria e terceiro setor) para assumirem a gestão de marcas; Empreendedores que desejam gerir com excelência a marca do seu próprio negócio; Gestores que desejam se aprofundar em conceitos de administração de marcas; Profissionais graduados ou não em administração que buscam uma reciclagem acadêmica.

DIFERENCIAIS

Professores especialistas em branding e com ótima formação acadêmica e vivência de mercado, o que possibilita trazer a prática para a sala de aula com linguagem adaptada aos profissionais não formados em Administração.

A abrangência da grade de disciplinas e a busca pela formação de um profissional extremamente flexível para o mercado de trabalho.

Trabalha com análise para solução de casos reais vivenciados por empresas do mercado, preparando o aluno para enfrentar na prática os desafios do mundo corporativo.

LOCAL DO CURSO E DURAÇÃO

Unidade Bueno
Periodicidade Semanal: Sábados Quinzenais
Horário de Aula: 08h30 às 12h10 e 13h30 às 17h10
Duração aproximada: 22 meses.

Matriz Curricular

Estrutura Curricular

Gestão de Marketing (on e off-line) - semipresencial

Definições de marketing, os conceitos, as variáveis controláveis e incontroláveis no ambiente mercadológico. Estratégias e táticas, o plano de marketing, posicionamento, segmentação, o composto de marketing, seja no ambiente online e off-line. Conhecer as transformações que as plataformas tecnológicas digitais de comunicação e informação causaram no planejamento estratégico de marketing

Liderança e Gestão de Pessoas - semipresencial

Cenário de recursos humanos, estratégias de recursos humanos e formação de competências; Sistemas de avaliação de desempenho e potencial; Feedback; Sistemas de recompensa; Sistemas de desenvolvimento: treinamento técnico e comportamental; Seleção de pessoas: entrevista por competências. Gestão de pessoas no ambiente digital. Liderança

Cibercultura e Comportamento do Consumidor 2.0

Cibercultura. A sociedade em rede, multiplicidades e descentralização. Colaboracionismo. Relação homem-máquina. Cultura viral, Cultura da Interface, Creative Commons, Cultura Remix. Tecnoutopia, tecnoapocalipse e tecnorrealismo. Cibridismo. Comportamento do consumidor no ambiente digital e suas principais transformações: Economia da Atenção, Consumer Experience, Código da Cultura, Gourmetização, Cultura Digital, comportamento Mobile, transformação na jornada de compra (ZMoT, FMoT, SMoT e UMoT).

Design Thinking

O design thinking como uma abordagem sistemática à inovação. Compreensão dos conceitos do Pensamento do Design (Design Thinking), capazes de estimular a cultura da inovação constante e a solução de problemas da complexidade, de forma a produzir produtos e serviços capazes de alinhar às estratégias corporativas à experiência desejada de consumo.

Transmedia e Storytelling

As principais correntes teóricas da cibercultura e do marketing de conteudo. Os conceitos e contextos fundamentais das estratégias de gestão de marca no contexto  digital. Teorias do consumidor 2.0 em relação à emergência e ao desenvolvimento dos meios de comunicação. Comunicação digital e a pós-modernidade. Teorias da comunicação, cena midiática e culturas do consumo online e o storytelling.

Pesquisa de Mercado e Netnografia

Conceitos e metodologia de pesquisa de mercado. Objetivos da pesquisa de mercado. Tipos, características e usos da pesquisa de mercado. Pesquisa quantitativa e qualitativa. Dados primários e secundários. Estatística aplicada a pesquisa de mercado. Plano de pesquisa de mercado. Aplicações da pesquisa de mercado abrangendo o ambiente online. Netnografia e suas aplicações.

Gestão de crises & Sustentabilidade

Conceitos de RP ? Relações Públicas. Relações públicas no ambiente digital. Ações de RP para fortalecimento de marca. Crises e Risco. Crises Empresariais & Crises de Opinião Pública. Blindagem contra crises. Gestão de crises. e-crises. Sistema de Gestão de Crises. Sustentabilidade e seu impacto no negócio, marketing e reputação de marca.

Branding Estratégico

Compreender os principais desafios para a construção de marcas. Conceitos e definições de  marca e branding. Construção da  identidade, posicionamento e reposicionamento de marcas. Missão, visão e valores da marca, cultura organizacional e seu planejamento estratégico de marca.

Inovação e Criatividade

A disciplina apresenta informações e técnicas para a estimulação das habilidades criativas, contribuindo para a formação de profissionais inovadores, capazes de fazer uso de tais recursos de maneira crítica e significativa.

Branding Pessoal

Gestão e construção da marca pessoal. Estudo de mercado profissional, análise do swot e definição do posicionamento, foco, diferencial, objetivos estratégicos, metas pessoais e ações  estratégicas de marketing. Planejamento estratégico de marketing da marca pessoal.

Place Branding e Internacionalização de Marcas

Apresentar  as questões gerenciais e operacionais que afetam a administração de marcas em ambientes globais. Discutir estratégias de marketing que possam suportar a decisão de expansão internacional e sua relação com o branding. Place Branding: conceito, contexto e benefícios do Place Branding no contexto mercadológico.

Brand Equity e Posicionamento de Marca

São objeto de estudo da disciplina a definição de Brand Equity, Posicionamento de Marca e seus objetivos, o Branding orientado para a construção de Brand Equity, além da estrutura e os possíveis caminhos para a geração de Brand Equity de uma marca

Arquitetura e Extensão de Marcas

Conhecer as diferentes estratégias de arquitetura, hierarquia e extensão de marca com suas definições, características, objetivos, assim como seu papel na manutenção e aprimoramento do brand equity.

Identidade da Marca e Naming

A disciplina aponta teorias, exemplos (cases) e proporciona a experiência de identificação e criação de identidade, design e nome da marca. Critérios e estratégias para escolher os elementos de marca e diretrizes para o estabelecimento da identidade e personalidade de marca.

Branding Sensorial

A disciplina discute conceitos e classificações de produtos e serviços. Aborda as relações entre marcas, serviços e produtos e sua experiência com o consumidor. Branding sensorial e emocional, a estética e o design. Experiência e sinestesia de marca: visão, olfato, audição, paladar e tato e sua utilização nos projetos da marca.

Comunicação Integrada de Marketing (semi presencial)

Introdução dos conceitos básicos de marketing na comunicação integrada de marcas. Comunicação integrada administrativa, institucional e mercadológica. Comunicação interna e externa. Planejamento de comunicação integrada e a gestão de marcas. Características, funções e aplicações das principais ferramentas de comunicação e suas relações dentro do processo de comunicação.

Economia Criativa e Empreendedorismo (semi presencial)

Noções de Empreendedorismo até a dinâmica da Economia Criativa para valorização dos bens e produtos. Conceitos que serão desenvolvidos:  Introdução à modelagem de negócio, O Canvas: como trabalhar com o Business Model Generation e Plano de Negócios

Projeto de Pesquisa (online)

O conteúdo desta disciplina permite que o aluno tenha sua iniciação nas práticas de investigação e tem o propósito de discutir conceitos e características da ciência, bem como de familiarizá-lo com as com técnicas de estudo e de pesquisa científica. Aborda as etapas de uma pesquisa científica. Tipos de pesquisa.  Métodos e Técnicas de pesquisa. Caracterização do objeto de pesquisa. Formas comuns de coleta de dados. Estruturas do projeto de pesquisa. Metodologia científica para elaboração de trabalhos. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências. Elaboração de projetos de pesquisa.

Trabalho de Conclusão de Curso

Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação. O trabalho é direcionado para o desenvolvimento de um plano estratégico de marca, artigo científico ou consultoria empresarial.

Coordenação

Márcia Auriani

mestre Márcia Auriani

Gestora Executiva no InfoBranding. Coordenadora de cursos de pós-graduação na Belas Artes/São Paulo e na UNIALFA/Goiânia. Atua no mercado corporativo como palestrante e consultora e no acadêmico como coordenadora e professora de pós-graduação. Mestra em Engenharia de Produção com foco em Gestão do Design e Branding pela Universidade Paulista, pós-graduada em Administração de Marketing e graduada em Administração de Empresas pela Fundação Álvares Penteado. Acumula também os títulos de extensão internacional em Negócios na EOI (Madrid) e na Andrés Bello (Chile), Marketing Digital pela HSM Educação, Ensino Superior pela Laureate International Universities, Propaganda e Marketing pela ESPM e Design Management pela LBDI. Autora e organizadora dos livros ?Design Digital e Novas Mídias?, ?InfoBranding ? Práticas de Gestão de Marcas?, ?Marketing e Gestão Comercial? e ?Gestão do Design?. Assina diversos artigos publicados em congressos e revistas no Brasil e exterior; além disso, representou o Brasil como jurada no concurso internacional Best Brand Awards 2015 e trouxe para São Paulo o III Congresso Internacional de Branding em 2016.

Currículo Lattes

Corpo Docente

Foto Professor Lattes Titulação
Carlise Nascimento Borges Currículo Lattes Mestre
Dario Giordano Caldas Currículo Lattes Mestre
Marcello Rodrigues Lage Currículo Lattes Mestre
Márcia Auriani Currículo Lattes Mestre
Martha Gabriel Currículo Lattes Doutor(a)
Rodrigo Amorim Currículo Lattes Especialista
Vivian Suarez Martins Currículo Lattes Mestre