VOLTAR

PÓS-GRADUAÇÃO ALFA

Especialização em Psicologia do Trânsito

início

local

Unidade Bueno

investimento

Clique aqui para exibir o valor

periodicidade

Aulas Mensais: Sextas, Sábados e Domingos

horários

Sexta: 19h às 22h30 / Sábados das 8h às 18h / Domingo das 8h às 12h

inscrever para esta turma

Dúvidas?

Nós ligamos pra você

APRESENTAÇÃO DO CURSO

De acordo com a Resolução 267 do Detran, RESOLUÇÃO Nº267 DE 15 DE FEVEREIRO DE 2008 em seu Art.18, o credenciamento de psicólogos peritos examinadores será realizado pelos órgãos ou entidades executivas de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, com critério especifico de ser portadores de Título de Especialista em Psicologia do Trânsito reconhecido pelo CFP (Art 18, Inciso III, &2º.)

O UNIALFA - Centro Universitário Alves Faria, que possui o curso de Graduação de Psicologia, reconhecido pelo MEC, conforme Portaria No. 369 de 30.08.2011, publicada no D.O.U em 31.08.2011, lança o curso de especialização:  Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia do Trânsito, de acordo com a Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e com a Resolução CFP No 013/2007, que trata da consolidação do título de profissional especialista em Psicologia, a partir da conclusão da primeira turma.

Em conjunto com o atendimento das Legislações, academicamente, o programa visa a qualificar e titular como Especialista, o profissional psicólogo que atue na área da Psicologia do Transito, a fim de desenvolver as atividades de avaliação psicológica de condutores e ter uma visão sistêmica das inter-relações do condutor, veículo, via, sociedade, política, legislação e relações intrínsecas no trânsito.

Em complemento à formação, o curso ainda possibilita ao psicólogo desenvolver projetos de pesquisa para melhoria do trânsito, com orientação, e de forma exclusiva possui conteúdos que permitirão ao aluno, a pratica para a docência para o transito. 

OBJETIVOS

Capacitar, aprimorar e desenvolver habilidades relativas a psicologia do transito dentro de uma visão sistêmica, com visão do conjunto de elementos que tem relação com o trânsito, formando, portanto, um profissional que tenha um olhar além do condutor, ou seja, uma visão do sistema de trânsito como um todo. 

PÚBLICO ALVO

Psicólogos que queiram aprofundar seus conhecimentos na área da Psicologia do Trânsito que atuam ou pretendem atuar na avaliação psicológica para motoristas e outras áreas de atuação da Psicologia do Trânsito, com a obtenção da titulação necessária ao exercício da atividade junto ao DETRAN.

DIFERENCIAIS

  • Disciplina de Docência para o Trânsito que habilita ao psicólogo a também atuar como docente em programas de educação para o trânsito, prevenção de uso indevido de substâncias psicoativas, prevenção de acidentes de trânsito entre outros de acordo com resolução n. 358 de 13.10.2010 do DENATRAN.
  • O UNIALFA possui curso de Graduação em Psicologia Reconhecido pelo MEC com nota 4, em uma escala de 1 a 5.
  • Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia do Transito Reconhecido pelo MEC.
  • Curso irá atender a Resolução 013/2007 do CFP - Conselho Federal de Psicologia.
  • Possibilidade de validação de carga horária do Curso de Capacitação de Perito do Trânsito.

REGULAMENTAÇÃO

O programa está em acordo com as disposições da Resolução MEC/CNE/CES n. 01, de 08 de junho de 2007.

LOCAL DO CURSO E DURAÇÃO - AULAS MENSAIS 

Unidade Bueno
Aulas Mensais:
Sextas, Sábados e Domingos 
Horário de Aula: Sexta das 19h às 22h30, Sábados das 8h às 18h e Domingo das 8h às 12h
Duração aproximada: 18 meses.

 

Matriz Curricular

Estrutura Curricular

Compromisso Ético e Social do Psicólogo. Legislação e Prevenção.

Comprometimento ético social do  psicólogo em relação ao trânsito, transporte e mobilidade urbana. Aspectos legais e institucionais vinculados a Politica Nacional de Trânsito e ao Código de Trânsito Brasileiro visando a prevenção de acidentes de trânsito, medidas de segurança, fiscalização.

Neuropsicofarmacologia na Condução Veicular

Noções da classificação psicofarmacológica. Psicofármacos e direção veicular: uso de substância alcoólica e toxicomanias. As abordagens terapêuticas na medicina do tráfego e a neuropsicofarmacologia na condução veicular.

Entrevista Psicológica e Elaboração de Documentos Psicológicos

Conceitos e metodologia em avaliação psicológica. Leis e resoluções do Conselho Federal de Psicologia - laudo, parecer, relatório e atestado psicológico.

Avaliação Psicológica I - Testes de Inteligência para o Trânsito

Estudo dos instrumentos, conceituação, procedimentos e normas da avaliação psicológica. Regulamentos do Conselho Federal de Psicologia e o Denatran quanto a pratica de avaliação psicologia. Aplicação e avaliação dos instrumentos atuais de inteligência no contexto do trânsito.

Avaliação Psicológica II - Testes de Atenção para o Trânsito

Estudo dos instrumentos, conceituação, procedimentos e normas da avaliação psicológica. Os regulamentos do Conselho Federal de Psicologia e Denatran quanto a pratica de avaliação psicológica. Aplicação e avaliação dos instrumentos atuais de atenção no contexto do trânsito.

Psicologia do Trânsito

Psicologia do Trânsito: histórico, objeto e objetivo.  A psicogênese do comportamento no trânsito. Fatores humanos no trânsito. Infração, infratores e a segurança no trânsito. Intervenções da psicologia na prevenção de acidentes. O papel do Psicólogo.

Avaliação Psicológica III - Teste de Personalidade (Palográfico)

Estudo dos instrumentos, conceituação, procedimentos e normas da avaliação psicológica. Os regulamentos do Conselho Federal de Psicologia e o Denatran quanto a pratica de avaliação psicologica. Aplicação e avaliação do teste de personalidade Palográfico no contexto do trânsito.

Impactos sociais ambientais e mobilidade urbana sustentável.

Políticas públicas socioambientais para mobilidade humana e urbana sustentável, preservação do ambiente e a da vida. Refletir sobre os impactos socioambientais no transito dentro de uma visão sistêmica.

Inter Relações em Saúde Mental e Psicopatologia na Condução Veicular

Conceitos, paradigmas e estilos de pensamento em saúde mental A intervenção, conceituação e fundamentos da psicopatologia. Patologia das funções mentais. Classificação atual das doenças mentais: DSM e CID. Psicopatologia em condutores de veículos automotivos de acordo com a legislação vigente.

Ansiedade. Fobias. Amaxofobia (medo de dirigir)

Diferenciação conceitual entre medo, ansiedade e fobia. Etiologia do desenvolvimento das fobias. Escalas de Avaliação de Ansiedade e de Fobias. Amaxofobia (medo de dirigir).

Politicas Públicas em Trânsito. Pesquisas e Estatísticas de Acidentes de Trânsito

Os impactos dos acidentes de transito e mortalidade, pesquisas e estatísticas. As politicas publicas na redução de mortes em decorrencia aos acidentes de transito. Contribuições e desafios da psicologia na elaboração e implementação de politicas publicas do transito.

Docência para o Trânsito

Pratica da docência e a postura do docente no contexto macro da universidade, na educação no trânsito, no espaço da sala de aula vendo de forma sistêmica os aspectos políticos, metodológicos e teóricos.

Psicoterapia: Ação Mediadora na Avaliação Pericial

Analisar, investigar e averiguar os comportamentos que interferem na conduta do Trânsito. Inaptos temporários e Inaptos. Cases. Psicoterapia como ação mediadora.

Visão Sistêmica no Trânsito

Teoria de sistemas. Características dos sistemas abertos e fechados. As organizações como sistemas. Valores, normas e papéis. O pensamento Sistêmico e como pensar de forma sistêmica.  As leis universais dos sistemas.

Prática Supervisionada

Análise de casos práticos de avaliação de motoristas. Análise e interpretação de testes Psicológicos. Prática na Avaliação das aptidões específicas e da inteligência de motoristas. Testes de atenção e de inteligência. Elaboração do laudo. Avaliação psicológica e a lei. Avaliação pericial de casos práticos.

Metodologia Científica: PROJETO DE PESQUISA (on line)

O objetivo deste módulo é destacar os Conceitos Metodológicos para preparação do trabalho final, que consiste em pesquisa orientada, em qualquer área do conhecimento relacionada às disciplinas do curso. Ao final deste módulo o aluno aplicará os conceitos metodológicos que irão constituir a seu trabalho final de curso.

Trabalho de Conclusão da Pós-Graduação

Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação.

Coordenação

Carmen Maria de Barros Rizzotto da Trindade

mestre Carmen Maria de Barros Rizzotto da Trindade

Formada pela Universidade Gama Filho (RJ), Psicóloga, Especialista, Pós Graduada em Hipnose Clínica, Organizacional e Hospitalar e Mestre em Ciências da Educação. Certificação Internacional em Eneagrama 360º e Eneacoaching (International Enneagram Association). Membro da Associação Goiana de Rorschach e outros testes projetivos e da Society International Rorschach. Membro da Associação Brasileira de Hipnose e da Société Internacionale d'Hypnose. Coordenadora do MBA de Gestão de Pessoas e da Pós de Psicologia do Trânsito da ALFA (GO), Docente de Pós Graduação do IBHA (RJ), ALFA (GO) e Escola Superior da Magistratura de GO (ESMEG). Coach e Storyteller dos Programas voupassarnomeuconcurso e voupassarnaresidência. Com atuação extensiva na área Empresarial e Clínica (Hipnogramapsi). Diretora da Elipsy.Con - Consultoria em RH (Líder MentoRH). Palestrante empresarial.

Currículo Lattes

Corpo Docente

Foto Professor Lattes Titulação
sem foto Bruno Jorge Currículo Lattes Mestre
Carmen Maria de Barros Rizzotto da Trindade Currículo Lattes Mestre
sem foto Cassandra Araújo Currículo Lattes Mestre
Daniela de Oliveira Currículo Lattes Mestre
sem foto Luciana Bandeira Currículo Lattes Especialista
MARIA APARECIDA DA SILVA Currículo Lattes Especialista
sem foto Sarah Marques Currículo Lattes Mestre
sem foto Tânia Dutra Currículo Lattes Especialista
Wadson Gama Currículo Lattes Mestre