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PÓS-GRADUAÇÃO ALFA

Especialização em Engenharia e Desenvolvimento de Software Web

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local

Unidade Perimetral

investimento

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periodicidade

Sábados Quinzenais

horários

08h às 18h

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APRESENTAÇÃO DO CURSO

As organizações demandam a cada dia uma quantidade maior de profissionais com habilidades para criação de soluções para a Internet. É neste contexto que a formação e aperfeiçoamento do profissional em desenvolvimento Web torna-se um elemento importante para o acompanhamento do crescimento e sobrevivência das empresas.

O curso de Especialização em Engenharia e Desenvolvimento de Software Web permite ao aluno desenvolver sólidos conhecimentos em áreas tecnológicas específicas para o projeto e construção de aplicações para Internet. Os alunos serão expostos a conhecimentos em evidência no mercado: JSP, JSF, Hibernate, Padrões de Projetos, JQuery, Bootstrap, AngularJS, Grails, MongoDB, Seleniun, etc.

OBJETIVOS

Formar especialistas para atuar na área de Desenvolvimento de Software Web para que o mesmo esteja apto a desenvolver produtos de software adequados às exigências do mercado. Apresentar as mais modernas tecnologias da área (HTML5, CSS3, AngularJS, JQuery, Bootstrap, Grails, NoSQL, MondoDB, Rest e UX).

PÚBLICO ALVO

Profissionais graduados em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Computação e Análise de Desenvolvimento de Sistemas que estejam envolvidos com a área de Desenvolvimento de Software.

PRÉ REQUISITO

Ter conhecimento de orientação a objetos e Java.

LOCAL DO CURSO E DURAÇÃO

Unidade Perimetral
Periodicidade: Sábados Quinzenais
Horário de Aula: Sábados: 08h00 às 18h00
Duração aproximada: 18 meses

Matriz Curricular

Núcleo de Formação de Competências Técnicas Especializadas

Desenvolvimento Front-End com Padrões Web (HTML5 e CSS3)

Elementos HTML; HTML5 (canvas, formulários, áudio e vídeo, drag/drop, geolocation e storage); HTML média;  CSS3; CSS Styling; CSS Box; técnicas de design responsive. 

Desenvolvimento Front-End Avançado (JavaScript e AJAX)

Fundamentos do JavaScript; funções e objetos JavaScript; manipulação de elementos e de eventos;
árvore de objetos de um documento (DOM); requisições assíncronas, JSON e técnicas de AJAX; boas
práticas de script não-obstrutivo e cross-browser com otimizações.

Frameworks Front-End (JQuery e Bootstrap)

JQuery: fundamentos do JQuery; adicionar e remover classes; efeitos especiais; callback e
functions; plug-ins. Bootstrap: download e instalação, scaffolding, grid system; tables e forms;
ícones; botões e tipografia; componentes (dropdow, menus, navs, paginação, alertas, barras de
progresso); transitions; modal, scrollspy, alert, popover; tab; colapse, carousel.

Frameworks Front-End Avançado (AngularJS)

Introdução ao AngularJS; diretivas; data binding; views parciais; rotas; filtragem de listas;
programação assíncrona; exibição de dados.

Java Web e suas Tecnologias (JSF e PrimeFaces)

Conceitos da linguagem Java; padrão arquitetural MVC; mapeamento objeto relacional e conexões
com banco de dados com JPA e Hibernate. Especificação JEE com Servlets, JSP, JSTL e criação de
componentes e o uso de JSF. Componentes PrimeFaces.

Desenvolvimento Back-End I (Spring)

Introdução ao Spring Framework; Validação de dados com Bean Validation; Integração do Spring
com JPA e Hibernate (Spring Data JPA); Spring MVC; Spring Rest;

Desenvolvimento Back-End II (Spring Security)

Introdução ao Spring Security. Namespace. Autenticação e autorização stateful e stateless.

Framework Grails

Introdução à linguagem Groovy e ao IDE STS. Visão geral do framework grails; paradigma da
programação por convenção, serviços web, Ajax e integração (tecnologias Grails e Java). GORM
(Modelo); GSPs (Visão) e Controllers (Controle).

Gerenciamento de Configuração e Versão de Sistemas

Compreender a importância do uso de mecanismos de gerência de configuração e de mudança.
Controle de versões, gerenciamento de espaços de trabalho, gerenciamento de build, atributos,
branches e históricos de elementos versionados. Controle de mudanças: métodos, técnicas e
ferramentas para registrar e gerenciar solicitações de mudanças. Ferramentas de controle de
versão. Integração contínua com testes automatizados.

Arquitetura Orientada a Serviços e Web Services

Introdução a Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) e Web Services; Desenvolvimento de Web
Services; Modelo de segurança; RESTful Web Services e OAuth.

User Experience Design e Arquitetura de Informação

Arquitetura de informação, design de interação, usabilidade, design visual, estratégia de conteúdo.
Construção de Roadmap; definição de métricas de sucesso do projeto e do design do produto,
criação dos personas, dos modelos conceituais e dos blueprints da aplicação; organização e
navegação, mapas, wireframes, CRAP, cores, Gestalt, tipografia. Testes de usabilidade baseados
em heurísticas.

Validação e Teste de Software Web (Selenium)

Trabalhar conhecimentos técnico-científicos em Teste de Software. Verificação, validação e
confiabilidade de software. Planejamento de testes. Critérios e técnicas de testes. Inspeção, revisão
e walkthrough. Depuração; Documentação e especificação de testes. Automação e Ferramentas de
testes. Testes unitários. Testes integrados. Test Driven Development (TDD). Acceptance Test Driven
Development (ATDD). Behavior Driven Development. Selenium.

Banco de Dados NoSQL

Tipos de BD NoSQL, Teorema CAP, Escalabilidade e Consistência Ferramentas do Mercado:
Cassandra, MongoDB, NodeJS.

Arquitetura para Dados de Alta Performance

Arquitetura de aplicações escaláveis. Arquitetura para software de alta performance. Banco de
dados NoSQL de alta performance. Princípios para alcançar desempenho e escalabilidade no
desenvolvimento de websites.

Projeto de Pesquisa: On-line

O conteúdo desta disciplina permite que o aluno tenha sua iniciação nas práticas de investigação e
tem o propósito de discutir conceitos e características da ciência, bem como de familiarizá-lo com
as com técnicas de estudo e de pesquisa científica. Aborda as etapas de uma pesquisa científica.
Tipos de pesquisa. Métodos e Técnicas de pesquisa. Caracterização do objeto de pesquisa. Formas
comuns de coleta de dados. Estruturas do projeto de pesquisa. Metodologia científica para
elaboração de trabalhos. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de
referências, resultando na Elaboração de um Pré-Projetos de pesquisa, que é a fase inicial do
Trabalho de Conclusão da Pós-Graduação.

Trabalho de Conclusão da Pós-Graduação

Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se fomentar e
estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para
assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos
aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação. O trabalho é direcionado para realização de um
projeto ou artigo científico, que expresse conhecimento e análise crítica na área de engenharia de
software web.

Coordenação

sem foto

mestre Joelma de Moura Ferreira

Doutoranda em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás, Especialista em Redes de Computadores pela Universidade Salgado de Oliveira, MBA em Gerenciamento de Projetos (2012) pela Fundação Getúlio Vargas e graduada em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Goiás. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, interação-homem computador, visualização de informação e otimização.

Currículo Lattes

Corpo Docente