VOLTAR

PÓS-GRADUAÇÃO ALFA

Especialização em Automação Industrial

início

local

Unidade Perimetral

investimento

Clique aqui para exibir o valor

periodicidade

Sábados Quinzenais

horários

08h às 18h

inscrever para esta turma

Dúvidas?

Nós ligamos pra você

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O curso de Especialização em Automação Industrial, oferece aos participantes uma matriz curricular que compreende as necessidades do dia a dia da indústria brasileira.

Os conteúdos apresentados em sala vêm da experiência dos docentes do convívio com o chão de fábrica o que permitirá a criação de massa crítica no quesito da otimização de processos e linhas de produção associados à indústria local e nacional. 

A formação é sustentada na necessidade de renovar os conhecimentos adquiridos nos cursos de formação de engenharia, que com o passar dos anos continuam a evoluir, apresentando novas tendências e requerimentos a serem cumpridos.   

A estruturação do curso prevê o intercâmbio de conhecimentos entre os professores e estudantes, via discussão de casos práticos que permitam o melhor aproveitamento da aplicação dos conceitos da sala de aula.  Promove ainda o aperfeiçoamento da capacidade de atuar em equipe e a troca de conhecimentos entre as diversas áreas do saber, presentes na mesma sala, propiciando ainda o networking para otimização de resultados em comum aos colegas de curso.

O curso é composto de disciplinas das áreas de ciências exatas com conteúdo inovadores e específicos que possibilitam aprofundar o conhecimento em Automação Industrial.

 

OBJETIVOS

Desenvolver massa crítica quanto as necessidades do chão de fábrica, interagindo nas diversas áreas do saber necessárias para a otimização das linhas de produção das industrias além de permitir a aquisição de conhecimentos sólidos nos quesitos da automação industrial, garantido ferramentas que permitam ao formando atuar em áreas de alta demanda no setor industrial.

 

PÚBLICO ALVO

O curso é direcionado a profissionais graduados em Ciências de Engenharia, preferencialmente atuantes em industrias do mercado de automação industrial cujas especialidades estejam relacionadas com: Eng. de computação, Eng. Mecânica, Eng. Eletrônica, Eng. Elétrica, Eng. Mecatrônica/Eng. Controle e Automação, Eng. de Produção, Eng. Civil, Eng. Química, Eng. Segurança do Trabalho.

 

LOCAL DO CURSO E DURAÇÃO

Unidade Perimetral 
Periodicidade: Sábados Quinzenais
Horário de Aula: Sábados: 08h às 18h
Duração aproximada: 22 meses

 


 

ESTRUTURA CURRICULAR : FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

 

NÚCLEO DE FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS TÉCNICAS AUTOMAÇÃO

Fundamentos da Automação Industrial

20 h

Sistemas de Controle Inteligente I

20 h

Sistemas de Controle Inteligente II

20 h

Eletrônica Indústria

30 h

Sistemas Automáticos

30 h

Interfaces e Sensores

30 h

Robótica Industrial

30 h

Projeto Mecatrônico

30 h

TOTAL DE COMPETÊNCIAS TÉCNICAS ESPECIALIZADAS

210 h

NÚCLEO DE FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS COMPUTAÇÃO E REDES

Noções de Programação

30 h

Redes de Computadores e Redes Industriais I

20 h

Redes de Computadores e Redes Industriais II

20 h

TOTAL DE COMPETÊNCIAS EMPRESARIAIS

70 h

NÚCLEO DE FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PROJETO E MANUFATURA

Projeto de Sistemas de Manufatura

30 h

Manutenção Industrial I

20 h

Manutenção Industrial II

20 h

TOTAL DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

70 h

NÚCLEO DE CONSOLIDAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS

Projeto de Pesquisa: On-line

30 h

Trabalho de Conclusão da Pós-Graduação

30 h

TOTAL DE CONSOLIDAÇÃO DE CONHECIMENTOS

60 h

TOTAL GERAL DO PROGRAMA

410 h

 


EMENTAS                                  

Introdução à Automação Industrial 

Análise dos principais equipamentos e sistemas da automação industrial. Conceitos de manufatura e processos contínuos, programação de CLP, acionamento de motores elétricos, sensores industriais, robôs e máquinas com comando numérico computadorizado.

Sistemas de Controle Inteligente I 

Conceitos básicos de engenharia de controle. Controle em malha fechada. Modelagem de sistemas físicos. Análise de resposta transitória e regime estacionário. Análise do lugar das raízes. Análise de respostas em frequência. Análise e projeto de sistemas de controle.

Sistemas de Controle Inteligente II 

Análise de respostas em frequência. Critério de Nyquist. Projeto de Controladores PID. Introdução à Controle Digital: Transformda Z. Amostragem. Conversores A/D e D/A. Projeto de Controladores Digitais.

Eletrônica Industrial

Retificadores Polifásicos, Sistemas de Controle de Velocidade de Motores, Proteção de Circuitos e Componentes, Inversores e Conversores, Modulação PWM, Aplicações em Automação Industrial, Controle de velocidade de motores CC e CA. Regulação automática de tensão (AVR) nas máquinas geradoras de grande porte.

Sistemas Automáticos

Conceituação e modelagem de sistemas automáticos. Métodos para projeto de sistemas automáticos.  Redes de Petri Canal/Agência, Métodos de análise e síntese utilizando Rede C/A.

Interfaces e Sensores

Estudo dos atuadores e sensores; princípios de funcionamento dos principais sensores e atuadores empregados na área automotiva; aquisição e tratamento de sinais; conceitos básicos de controle e seus tipos.

Robótica Industrial

Tipos de robôs; Estrutura mecânica: transmissões, atuadores, elementos terminais; Sensores para robótica; Sistemas de visão; Seleção de robôs industriais. Ferramentas matemáticas para localização espacial

Projeto Mecatrônico I

projeto de produto e seqüência de desenvolvimento; projeto conceitual; detalhamento; prototipagem. Projeto funcional e industrial. Matriz produto-processo; QFD (quality function deployment); DFM e DFA (design for manufacturing, design for assembly). Projetos mecânicos e elétricos; interfaces mecatrônica; projetos de sensores, controladores e atuadores.

Noções de Programação

Algoritmos: caracterização, notação, estruturas básicas. Conceitos de linguagens algorítmicas: expressões, comandos sequenciais, seletivos e repetitivos; entrada/saída; variáveis estruturadas, funções. Desenvolvimento e documentação de programas.

Redes de Computadores e Redes Industriais I

Redes de Computadores (MAN, WAN, LAN). Modelo de Referência OSI da ISO. Arquitetura de Redes (TCP/IP e proprietárias). Redes públicas de comunicação de dados (tipos, padrões, utilização). Interligação de redes. Protocolos. Projeto de Redes.

Redes de Computadores e Redes Industriais II

Redes Locais Industriais: os níveis hierárquicos de integração fabril no modelo CIM, características das redes industriais, projetos de padronização (Proway, IEEE 802, MAP/TOP, Fieldbus, etc.), visão de produtos. Protocolos industriais de comunicação, Sistemas supervisórios.

Projeto de Sistemas de Manufatura

Introdução à Manufatura Integrada por Computador (CIM): CAD, CAM, CAE, CAQ, CAPP, CIM, ERP. Automação Flexível. Softwares de gestão. Filosofia de Gerenciamento de Projetos de acordo com PMBok (conceitos de controle de custos, tempos de execução, caminho crítico). Automação e Integração dos Processos de Manufatura. Documentos necessários em projetos de automação e tempos de elaboração. Conceitos de Planejamento de Equipes e Recursos. Principais índices de resultados de projeto.

Manutenção Industrial I

Manutenção Industrial e sua Evolução. Gestão da Manutenção: tipos de manutenção, custos envolvidos na manutenção. Planos de Manutenção. O Planejamento e Controle da Manutenção. A Manutenção e os softwares dedicados, escolha e utilização. Indicadores de Manutenção em ambientes automatizados.

Manutenção Industrial II

Manutenção função gerencial: terceirização da Manutenção, gestão da terceirização, a manutenção classe mundial. MPT e os ambientes automatizados, a qualidade e a manutenção. A manutenção centrada em confiabilidade. A tribologia e a Terotecnologia para ambientes automatizados. Tomada de decisão em manutenção. Visita à organização automatiza e o tratamento dado à manutenção. A engenharia de manutenção em sistema automatizados.

Projeto de Pesquisa: On-line

O conteúdo desta disciplina permite que o aluno tenha sua iniciação nas práticas de investigação e tem o propósito de discutir conceitos e características da ciência, bem como de familiarizá-lo com as técnicas de estudo e de pesquisa científica. Aborda as etapas de uma pesquisa científica. Tipos de pesquisa.  Métodos e Técnicas de pesquisa. Caracterização do objeto de pesquisa. Formas comuns de coleta de dados. Estruturas do projeto de pesquisa. Metodologia científica para elaboração de trabalhos. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências, resultando na Elaboração de um Pré-Projetos de pesquisa, que é a fase inicial do Trabalho de Conclusão da Pós-Graduação.

Trabalho de Conclusão da Pós-Graduação

Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação. Uma das possibilidades do programa é um a implantação de um processo de automação industrial aplicado.

Matriz Curricular

Coordenação

Carlos Ortiz

mestre Carlos Ortiz

Possui graduação em Engenharia Mecatrônica - Universidad Santo Tomas de Aquino (2008), Convalidação de título de Engenharia em Controle e Automação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Mestrado no Programa de Engenharia Biomédica da COPPE/UFRJ, na área de Processamento de sinais Biológicos (Análise de Marcha Humana). Foi Engenheiro de Projeto na GT2 Energia no período 2013-2015 atuando nas áreas de robótica, controle e diagnostico. Atualmente é Professor II da Faculdade Alves Farias em Goiânia-GO, ministrando aulas para as Engenharias Mecânica, Elétrica e de Computação e é estudante de Doutorado do Programa de Engenharia Mecânica da COPPE/UFRJ, na área de Robótica e Projeto de Máquinas. Tem interesse em Projeto de Maquinas, Robôs autônomos submersíveis, Analise de Falhas em projetos, Processamento de sinais, Redes Neuronais Artificias, Análise de Componentes Principais

Currículo Lattes

Corpo Docente