VOLTAR

PÓS-GRADUAÇÃO UNIALFA

Especialização em Automação Industrial

início

Novembro de 2017

local

Unidade Perimetral

investimento

Clique aqui para exibir o valor

periodicidade

Sábados Quinzenais

horários

08h às 18h

inscrever para esta turma

Dúvidas?

Nós ligamos pra você

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O curso de Especialização em Automação Industrial, oferece aos participantes uma matriz curricular que compreende as necessidades do dia a dia da indústria brasileira.

Os conteúdos apresentados em sala vêm da experiência dos docentes do convívio com o chão de fábrica o que permitirá a criação de massa crítica no quesito da otimização de processos e linhas de produção associados à indústria local e nacional. 

A formação é sustentada na necessidade de renovar os conhecimentos adquiridos nos cursos de formação de engenharia, que com o passar dos anos continuam a evoluir, apresentando novas tendências e requerimentos a serem cumpridos.   

A estruturação do curso prevê o intercâmbio de conhecimentos entre os professores e estudantes, via discussão de casos práticos que permitam o melhor aproveitamento da aplicação dos conceitos da sala de aula.  Promove ainda o aperfeiçoamento da capacidade de atuar em equipe e a troca de conhecimentos entre as diversas áreas do saber, presentes na mesma sala, propiciando ainda o networking para otimização de resultados em comum aos colegas de curso.

O curso é composto de disciplinas das áreas de ciências exatas com conteúdo inovadores e específicos que possibilitam aprofundar o conhecimento em Automação Industrial.

 

OBJETIVOS

Desenvolver massa crítica quanto as necessidades do chão de fábrica, interagindo nas diversas áreas do saber necessárias para a otimização das linhas de produção das industrias além de permitir a aquisição de conhecimentos sólidos nos quesitos da automação industrial, garantido ferramentas que permitam ao formando atuar em áreas de alta demanda no setor industrial.

 

PÚBLICO ALVO

O curso é direcionado a profissionais graduados em Ciências de Engenharia, preferencialmente atuantes em industrias do mercado de automação industrial cujas especialidades estejam relacionadas com: Eng. de computação, Eng. Mecânica, Eng. Eletrônica, Eng. Elétrica, Eng. Mecatrônica/Eng. Controle e Automação, Eng. de Produção, Eng. Civil, Eng. Química, Eng. Segurança do Trabalho.

 

LOCAL DO CURSO E DURAÇÃO

Unidade Perimetral 
Periodicidade: Sábados Quinzenais
Horário de Aula: Sábados: 08h às 18h
Duração aproximada: 22 meses

 


 

ESTRUTURA CURRICULAR : FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

 

NÚCLEO DE FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS TÉCNICAS AUTOMAÇÃO

Fundamentos da Automação Industrial

20 h

Sistemas de Controle Inteligente I

20 h

Sistemas de Controle Inteligente II

20 h

Eletrônica Indústria

30 h

Sistemas Automáticos

30 h

Interfaces e Sensores

30 h

Robótica Industrial

30 h

Projeto Mecatrônico

30 h

TOTAL DE COMPETÊNCIAS TÉCNICAS ESPECIALIZADAS

210 h

NÚCLEO DE FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS COMPUTAÇÃO E REDES

Noções de Programação

30 h

Redes de Computadores e Redes Industriais I

20 h

Redes de Computadores e Redes Industriais II

20 h

TOTAL DE COMPETÊNCIAS EMPRESARIAIS

70 h

NÚCLEO DE FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PROJETO E MANUFATURA

Projeto de Sistemas de Manufatura

30 h

Manutenção Industrial I

20 h

Manutenção Industrial II

20 h

TOTAL DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

70 h

NÚCLEO DE CONSOLIDAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS

Projeto de Pesquisa: On-line

30 h

Trabalho de Conclusão da Pós-Graduação

30 h

TOTAL DE CONSOLIDAÇÃO DE CONHECIMENTOS

60 h

TOTAL GERAL DO PROGRAMA

410 h

 


EMENTAS                                  

Introdução à Automação Industrial 

Análise dos principais equipamentos e sistemas da automação industrial. Conceitos de manufatura e processos contínuos, programação de CLP, acionamento de motores elétricos, sensores industriais, robôs e máquinas com comando numérico computadorizado.

Sistemas de Controle Inteligente I 

Conceitos básicos de engenharia de controle. Controle em malha fechada. Modelagem de sistemas físicos. Análise de resposta transitória e regime estacionário. Análise do lugar das raízes. Análise de respostas em frequência. Análise e projeto de sistemas de controle.

Sistemas de Controle Inteligente II 

Análise de respostas em frequência. Critério de Nyquist. Projeto de Controladores PID. Introdução à Controle Digital: Transformda Z. Amostragem. Conversores A/D e D/A. Projeto de Controladores Digitais.

Eletrônica Industrial

Retificadores Polifásicos, Sistemas de Controle de Velocidade de Motores, Proteção de Circuitos e Componentes, Inversores e Conversores, Modulação PWM, Aplicações em Automação Industrial, Controle de velocidade de motores CC e CA. Regulação automática de tensão (AVR) nas máquinas geradoras de grande porte.

Sistemas Automáticos

Conceituação e modelagem de sistemas automáticos. Métodos para projeto de sistemas automáticos.  Redes de Petri Canal/Agência, Métodos de análise e síntese utilizando Rede C/A.

Interfaces e Sensores

Estudo dos atuadores e sensores; princípios de funcionamento dos principais sensores e atuadores empregados na área automotiva; aquisição e tratamento de sinais; conceitos básicos de controle e seus tipos.

Robótica Industrial

Tipos de robôs; Estrutura mecânica: transmissões, atuadores, elementos terminais; Sensores para robótica; Sistemas de visão; Seleção de robôs industriais. Ferramentas matemáticas para localização espacial

Projeto Mecatrônico I

projeto de produto e seqüência de desenvolvimento; projeto conceitual; detalhamento; prototipagem. Projeto funcional e industrial. Matriz produto-processo; QFD (quality function deployment); DFM e DFA (design for manufacturing, design for assembly). Projetos mecânicos e elétricos; interfaces mecatrônica; projetos de sensores, controladores e atuadores.

Noções de Programação

Algoritmos: caracterização, notação, estruturas básicas. Conceitos de linguagens algorítmicas: expressões, comandos sequenciais, seletivos e repetitivos; entrada/saída; variáveis estruturadas, funções. Desenvolvimento e documentação de programas.

Redes de Computadores e Redes Industriais I

Redes de Computadores (MAN, WAN, LAN). Modelo de Referência OSI da ISO. Arquitetura de Redes (TCP/IP e proprietárias). Redes públicas de comunicação de dados (tipos, padrões, utilização). Interligação de redes. Protocolos. Projeto de Redes.

Redes de Computadores e Redes Industriais II

Redes Locais Industriais: os níveis hierárquicos de integração fabril no modelo CIM, características das redes industriais, projetos de padronização (Proway, IEEE 802, MAP/TOP, Fieldbus, etc.), visão de produtos. Protocolos industriais de comunicação, Sistemas supervisórios.

Projeto de Sistemas de Manufatura

Introdução à Manufatura Integrada por Computador (CIM): CAD, CAM, CAE, CAQ, CAPP, CIM, ERP. Automação Flexível. Softwares de gestão. Filosofia de Gerenciamento de Projetos de acordo com PMBok (conceitos de controle de custos, tempos de execução, caminho crítico). Automação e Integração dos Processos de Manufatura. Documentos necessários em projetos de automação e tempos de elaboração. Conceitos de Planejamento de Equipes e Recursos. Principais índices de resultados de projeto.

Manutenção Industrial I

Manutenção Industrial e sua Evolução. Gestão da Manutenção: tipos de manutenção, custos envolvidos na manutenção. Planos de Manutenção. O Planejamento e Controle da Manutenção. A Manutenção e os softwares dedicados, escolha e utilização. Indicadores de Manutenção em ambientes automatizados.

Manutenção Industrial II

Manutenção função gerencial: terceirização da Manutenção, gestão da terceirização, a manutenção classe mundial. MPT e os ambientes automatizados, a qualidade e a manutenção. A manutenção centrada em confiabilidade. A tribologia e a Terotecnologia para ambientes automatizados. Tomada de decisão em manutenção. Visita à organização automatiza e o tratamento dado à manutenção. A engenharia de manutenção em sistema automatizados.

Projeto de Pesquisa: On-line

O conteúdo desta disciplina permite que o aluno tenha sua iniciação nas práticas de investigação e tem o propósito de discutir conceitos e características da ciência, bem como de familiarizá-lo com as técnicas de estudo e de pesquisa científica. Aborda as etapas de uma pesquisa científica. Tipos de pesquisa.  Métodos e Técnicas de pesquisa. Caracterização do objeto de pesquisa. Formas comuns de coleta de dados. Estruturas do projeto de pesquisa. Metodologia científica para elaboração de trabalhos. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências, resultando na Elaboração de um Pré-Projetos de pesquisa, que é a fase inicial do Trabalho de Conclusão da Pós-Graduação.

Trabalho de Conclusão da Pós-Graduação

Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação. Uma das possibilidades do programa é um a implantação de um processo de automação industrial aplicado.

Matriz Curricular

Coordenação

Carlos Ortiz

mestre Carlos Ortiz

Possui graduação em Engenharia Mecatrônica - Universidad Santo Tomas de Aquino (2008), Convalidação de título de Engenharia em Controle e Automação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Mestrado no Programa de Engenharia Biomédica da COPPE/UFRJ, na área de Processamento de sinais Biológicos (Análise de Marcha Humana). Foi Engenheiro de Projeto na GT2 Energia no período 2013-2015 atuando nas áreas de robótica, controle e diagnostico. Atualmente é Professor II da Faculdade Alves Farias em Goiânia-GO, ministrando aulas para as Engenharias Mecânica, Elétrica e de Computação e é estudante de Doutorado do Programa de Engenharia Mecânica da COPPE/UFRJ, na área de Robótica e Projeto de Máquinas. Tem interesse em Projeto de Maquinas, Robôs autônomos submersíveis, Analise de Falhas em projetos, Processamento de sinais, Redes Neuronais Artificias, Análise de Componentes Principais

Currículo Lattes