VOLTAR

MESTRADO UNIALFA

Mestrado em
Desenvolvimento Regional

Próximas Turmas

Março/2019

Duração

2 anos

Carga Horária

600 horas

Taxa de Inscrição

R$100,00

A Taxa deverá ser paga na tesouraria da UNIALFA ou via depósito identificado, na conta Centro Educacional Alves Faria Ltda, Banco Bradesco, Agência 3684, Conta 62589-2.

Inscreva-se

O Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional foi reconhecido institucionalmente pelo Ministro de Estado da Educação através da Portaria No. 550 de 4 junho de 2007 e renovado esse reconhecimento pela Portaria No. 1.140 de 10 de setembro de 2008.

Planejamento Urbano Regional e Demografia representa a área de Concentração na Capes.  Este campo específico do conhecimento é tratado didaticamente em duas linhas de pesquisa e no conjunto de atividades do curso, a partir das quais são desenvolvidas as atividades de docência e de pesquisa que resultam nas dissertações dos alunos, devidamente orientados por um pesquisador mais experiente

Metodologia

Os docentes estão distribuídos pelas linhas de pesquisa, de acordo com sua formação profissional e acadêmica e com as temáticas de investigação de seu interesse. Assim, cada linha de pesquisa se encontra detalhada em temas sobre os quais os docentes já desenvolvem ou podem vir a desenvolver pesquisas e orientação de dissertação.

Este mecanismo tem facilitado dois procedimentos importantes para a dinâmica do curso: a seleção dos candidatos ao Programa, uma vez que são previamente informados a respeito das linhas de pesquisa, dos temas de investigação e dos docentes a eles associados; e o processo de indicação e escolha dos docentes orientadores na fase de elaboração da dissertação.

As linhas de pesquisa, os temas de investigação e os docentes a eles associados estão divulgados no site institucional. Os Docentes estão associados a uma das linhas de pesquisa, mas podem atuar em uma ou outra, dependendo dos temas de seu interesse de atuação e dos projetos que aceitam orientar.

Diferenciais do Programa

O Mestrado em Desenvolvimento Regional permite o desenvolvimento de pesquisas para graduados em diferentes áreas do conhecimentos, desde que estes desenvolvam projetos que estejam voltados à busca por soluções aplicáveis em âmbito público ou privado para apoiar crescimento econômico, desenvolvimento socioeconômico, e por conseguinte, regional.