VOLTAR

MESTRADO UNIALFA

Mestrado Profissional em
AdministraçãoReconhecido pela CAPES

Grupo de Pesquisa em Estratégias Empresariais, Econômicas e Mercadológicas (GEEEM)

Descrição

O grupo investiga as estratégias organizacionais, econômicas e de mercado em diferentes níveis de análise, proporcionando o desenvolvimento institucional, corporativo, organizacional e regional. As investigações do grupo têm aplicações na gestão pública, privada e do terceiro setor, ao incluir pesquisas relacionadas às estratégias competitivas; redes interorganizacionais; clusters; cadeias de suprimentos; estratégias mercadológicas; desenvolvimento regional; estratégias aplicadas à agroindústria e estratégias aplicadas à administração pública. O objetivo é realizar, promover e apoiar estudos e pesquisas sobre os diversos tipos de estratégias organizacionais, econômicas e mercadológicas em que organizações estão envolvidas na busca da maximização do desempenho organizacional.

Em sua composição estão docentes e alunos do MPA, e estudantes graduação do Centro Universitário Alves Faria.

Lider do Grupo:

Professor MPA envolvido:

Professor MDR envolvido:


Linhas de Pesquisa do GEEM

Estratégias e Organizações:

A linha "Estratégias e Organizações" tem como ponto central a administração estratégica e suas derivações. Busca discussões e o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a análises dos preditores do desempenho organizacional, mensuração de desempenho, apropriação de valor, vantagem competitiva sustentável, análise de stakeholders, recursos complexamente imitáveis, estratégia e governança corporativa, imperfeição de mercado, capacidades dinâmicas. 

Estratégia de Mercado:

A linha "Estratégia de Mercado" tem como ênfase investigações sobre esforços mercadológicos como antecessores do desempenho organizacional. Assim, o foco se dá em investigações envolvendo comportamento do consumidor, econometria aplicada a estudos mercadológicos, cultura e sociedade, criação e co-criação de valor, consumo e sustentabilidade, agregação de valor a comodities. 

Redes de negócios:

A linha "Redes de Negócios" tem como foco investigações sobre os arranjos de relações interorganizacionais, envolvendo a perspectiva gerencial, bem como econômica e sociológica. Enfatiza-se estudos sobre cooperação inter-fima, governança de redes, coopetição, estruturas de rede; ecossistemas empresariais, ecossistemas de inovação, clusters, cadeias de suprimento, Teoria do Capital Social, Teoria Ator-Rede, método de análise de redes sociais. 

Link de acesso:  clique aqui!


Atividades do Grupo de Pesquisa

24/02 - Seminário sobre Validação e Desenvolvimento de Escala de Mensuração;
03/03 - Recebimento de pesquisas para composição de livros digitais;
12/05 - Publicação do Livro "Tópicos Essenciais em Economia: Economia Internacional, Crise Econômica e Criptomoedas;
16/05 - Participação no evento divisional Anpad 3Es (X Encontro de Estudos em Estratégia);
19/05 - Organização para publicação de livros com pesquisas dos integrantes do grupo;
13/06 - Definição de seminários metodológicos para o semestre seguinte.

 

 

WhatsApp