Psicologia
- Duração: 5 anos / 10 semestres
- Carga Horária: 4.640 horas
- Local: Campus Perimetral, Unidade Bueno
- Período: MATUTINO (Bueno) / NOTURNO (Bueno e Perimetral)
- Mensalidade: R$ 600 (Perimetral), R$ 600 (Bueno)*
Capacitação Profissional
O curso de Psicologia da UNIALFA capacita profissionais com experiências práticas em diversas áreas de atuação profissional. Além de professores com profunda experiência acadêmica e profissional, a instituição possui em projeto pedagógico diferenciado e alinhado com as demandas mais atuais do mercado de trabalho. O curso conta com o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Psicológicas para o desenvolvimento de estudos científicos e também exercício prático dos conhecimentos. Com ênfase em processos de gestão, prevenção e promoção da saúde, o curso da UNIALFA é capacitado para:
- Aplicação dos saberes psicológicos nos diferentes contextos da prática profissional;
- Interferir proativamente nos processos de gestão e na promoção da saúde relacional de pessoas e grupos.
- Colocar seu conhecimento em psicologia no campo de gestão de negócios.
Mercado de Trabalho
Durante o curso o aluno poderá participar das atividades práticas da profissão (na modalidade de estagiário), realizadas sob a supervisão de um profissional da área. Ao final do curso, o profissional de Psicologia estará habilitado a retirar sua carteira profissional junto ao Conselho Federal de Psicologia. Ela permitirá exercer a profissão de psicólogo (conforme lei no 5766/71) e também realizar relatórios psicológicos, laudos técnicos, assinar documentos, emitir pareceres e demais atividades profissional.
*Os valores são válidos somente para o primeiro período do 2º semestre de 2023 e para matrículas realizadas até 31/08/2023.
doutor(a) Hérica Landi de Brito
Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (PGPDS) do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), com bolsa CAPES (2016). Mestra em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011), com Área de Concentração em Psicologia da Saúde. Graduada em Psicologia (Licenciatura e Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2009) e pós-graduada em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (2013). Coordenadora do curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA). Editora-Chefe da Revista Psicologia em Ênfase (ISSN 2675-6994). Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis)/INEP. Pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa Aprendizagem e Cultura Organizacional na Contemporaneidade: narrativas dialógicas emancipatórias da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/CNPq) e ao de Sustentabilidade e Desenvolvimento Regional no contexto de mudanças climáticas (UNIALFA/CNPq). Pesquisadora associada ao Instituto de Ciência, Tecnologia e de Inovação Sustentável Global (ICT Sustentável Global). Vice-Coordenadora do Grupo de Trabalho "Intervenções Psicossociais, emancipação e saúde em contextos organizacionais" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).
Professor | Lattes | Titulação |
---|---|---|
Amom Rodrigues de Morais | Currículo Lattes | Mestre(a) |
Ana Carolina Aquino de Sousa | Currículo Lattes | Mestre(a) |
Ana Laura Brasil Peralta | Currículo Lattes | Mestre(a) |
Ariana Ferreira Carneiro | Currículo Lattes | Especialista |
Ávily Priscila Felipe de Souza | Currículo Lattes | Especialista |
Bárbara Sul Santana Fleury | Currículo Lattes | Mestre(a) |
Catarina Vieira Souza Portugal | Currículo Lattes | Especialista |
Higor de Sousa Brito | Currículo Lattes | Especialista |
Jessyca Borges Guimarães | Currículo Lattes | Especialista |
João Paulo Moreira Di Vellasco | Currículo Lattes | Especialista |
Karine Dutra Mesquita | Currículo Lattes | Mestre(a) |
Karla Graciano Ribeiro | Currículo Lattes | Especialista |
Katiuscia Kelly de Andrade | Currículo Lattes | Especialista |
Kerolleny Amaral Lourenço dos Reis | Currículo Lattes | Especialista |
Larissa Brito Mendonça | Currículo Lattes | Mestre(a) |
Laura Assis Vieira | Currículo Lattes | Especialista |
Leonardo Gonçalves Hayne | Currículo Lattes | Especialista |
Lucas Oliveira Alvares | Currículo Lattes | Especialista |
Maisa Roberta Pereira Ramos Leite | Currículo Lattes | Especialista |
Maria Virgínia de Carvalho | Currículo Lattes | Doutor(a) |
Marília Alves Bragança Cabral | Currículo Lattes | Especialista |
Melissa Pereira David Sousa | Currículo Lattes | Mestre(a) |
Rebeca Maria Peres Calgaro | Currículo Lattes | Especialista |
Saymon Eike Ferraz Cardoso | Currículo Lattes | Especialista |
Simone dos Santos | Currículo Lattes | Mestre(a) |
Suely Pereira de Faria | Currículo Lattes | Doutor(a) |
Tamires da Silva Catão | Currículo Lattes | Especialista |
Ueliton dos Santos Gomes | Currículo Lattes | Mestre(a) |
PSICOLOGIA | ||
1ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | |
Gestão de Carreira em Psicologia | 80 | |
História da Psicologia | 80 | |
Psicologia do Ciclo Vital: Infância | 80 | |
Técnicas de leitura e Produção de Texto | 80 | |
Metodologia Científica | 40 | |
Antropologia | 40 | |
Carga Horária Total | 400 | |
2ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | |
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS | 80 | |
Psicologia do Ciclo Vital: adolescência, vida adulta e velhice | 80 | |
Teorias e Sistemas em Psicologia | 80 | |
Ciências Sociais | 80 | |
Psicomotricidade | 80 | |
Carga Horária Total | 400 | |
3ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | |
Matemática | 80 | |
Psicologia Social I | 80 | |
Psicologia da Saúde I | 80 | |
Filosofia Aplicada à Psicologia | 80 | |
Análise do Comportamento | 80 | |
Carga Horária Total | 400 | |
4ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | |
Estatística | 80 | |
Psicologia da Saúde II | 80 | |
Psicologia Social II | 80 | |
Neurofisiologia | 80 | |
Psicologia da Personalidade | 80 | |
Carga Horária Total | 400 | |
5ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | |
Técnicas de Avaliação da Cognição | 80 | |
Processos Cognitivos | 80 | |
Psicologia de Grupo | 80 | |
Análise do Comportamento Aplicada | 80 | |
Psicologia do Trabalho | 100 | |
Carga Horária Total | 420 | |
6ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | |
Técnicas Projetivas e Expressivas | 80 | |
Fundamentos da Psicanálise | 80 | |
Psicopatologia | 80 | |
Psicologia Escolar | 80 | |
Psicologia Organizacional | 100 | |
Carga Horária Total | 420 | |
7ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | |
Método de Rorschach | 80 | |
Gestão de Pessoas | 100 | |
Desdobramentos da Psicanálise | 80 | |
Psicopatologia Clínica | 80 | |
Bases Humanistas-Existenciais da Psicologia | 80 | |
Carga Horária Total | 420 | |
8ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | |
Psicodiagnóstico | 80 | |
Gestalt-Terapia | 80 | |
Terapias Comportamentais | 80 | |
Neuropsicologia | 100 | |
Métodos de Pesquisa em Psicologia | 40 | |
Carga Horária Total | 380 | |
9ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | |
Abordagens Humanistas-Existenciais | 80 | |
Teorias e Técnicas da Clínica Psicanalítica | 80 | |
Aconselhamento Psicológico | 80 | |
Psicologia Jurídica | 40 | |
Terapia Cognitivo-Comportamental | 80 | |
Trabalho de Conclusão de Curso I | 40 | |
Carga Horária Total | 400 | |
10ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | |
Neuropsicofarmacologia | 80 | |
Políticas Públicas e Intervenções Psicossociais | 40 | |
Tópicos Contemporâneos em Psicologia | 40 | |
Trabalho de Conclusão de Curso II | 40 | |
Carga Horária Total | 200 | |
OUTRAS ATIVIDADES | CH | |
Atividades Complementares | 360 | |
Estágio Curricular Supervisionado I | 300 | |
Estágio Curricular Supervisionado II | 300 | |
Carga Horária Total | 960 | |
Complementação para a Formação de Professores de Psicologia | CH | |
Língua Brasileira de Sinais - Libras | 40 | |
Didática | 80 | |
Fundamentos da Educação Inclusiva | 80 | |
Seminário Interdisciplinar | 40 | |
Educação e as Tecnologias da Informação e da Comunicação | 80 | |
Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos | 80 | |
Legislação Educacional | 80 | |
Gestão e Planejamento Educacional | 80 | |
Estágio Curricular Supervisionado (Licenciatura Psicologia) | 300 | |
Carga Horária Total | 860 | |
DISCIPLINA | METODOLOGIA ADOTADA | FERRAMENTAS (SOFTWARES) UTILIZADAS |
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO | A disciplina tem sido ministrada com o uso de recursos didáticos audiovisuais disponíveis que demonstram procedimentos experimentais com infra-humanos. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle |
Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | ||
PSICODIAGNÓSTICO | A disciplina tem sido conduzida com a apresentação de cases que abordam as diversas possibilidades de atuação em psicodiagnóstico. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle |
Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | ||
NEUROPSICOLOGIA | A mesma tem sido conduzida com a apresentação e discussão de casos clínicos que envolvam aspectos neuropsicológicos . | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle |
Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | ||
TÉCNICAS PROJETIVAS | A mesma está sendo ministrada por meio de estudos de casos publicados na literatura e baseados na experiência profissional do professor. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle |
Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | ||
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM EDUCACIONAL | A disciplina tem sido ministrada utilizando cases publicados para a fundamentação dos respectivos projetos de intervenção a partir de uma perspectiva de psicologia escolar crítica. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle |
Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | ||
PSICOLOGIA E GESTÃO I | Um estudo de caso publicado na literatura tem sido utilizado para a realização de um diagnóstico organizacional e elaboração de um projeto de intervenção que contemple as diferentes dimensões e aspectos da gestão de pessoas e do comportamento organizacional. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle |
PSICOLOGIA E GESTÃO II | Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | |
DISCIPLINA | METODOLOGIA ADOTADA | FERRAMENTAS (SOFTWARES) UTILIZADAS |
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO | A disciplina tem sido ministrada com o uso de recursos didáticos audiovisuais disponíveis que demonstram procedimentos experimentais com infra-humanos. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle |
Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | ||
PSICODIAGNÓSTICO | A disciplina tem sido conduzida com a apresentação de cases que abordam as diversas possibilidades de atuação em psicodiagnóstico. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle |
Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | ||
NEUROPSICOLOGIA | A mesma tem sido conduzida com a apresentação e discussão de casos clínicos que envolvam aspectos neuropsicológicos . | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle |
Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | ||
TÉCNICAS PROJETIVAS | A mesma está sendo ministrada por meio de estudos de casos publicados na literatura e baseados na experiência profissional do professor. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle |
Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | ||
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM EDUCACIONAL | A disciplina tem sido ministrada utilizando cases publicados para a fundamentação dos respectivos projetos de intervenção a partir de uma perspectiva de psicologia escolar crítica. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle |
Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | ||
PSICOLOGIA E GESTÃO I | Um estudo de caso publicado na literatura tem sido utilizado para a realização de um diagnóstico organizacional e elaboração de um projeto de intervenção que contemple as diferentes dimensões e aspectos da gestão de pessoas e do comportamento organizacional. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle |
PSICOLOGIA E GESTÃO II | Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate |
Disciplinas ministradas remotamente que apresentam atividades práticas:
Psicologia, Neurociências e Comportamento: estudos teóricos e aplicados
Vários autores
Oficina de fotografias e clínica da atividade na educação superior: Relatos de Pesquisa-Intervenção em Psicologia do Trabalho.
Vários autores
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: Perspectivas para um diálogo interdisciplinar
Vários autores