Notícias

Alunas do Curso de Psicologia do UNIALFA participaram do V Congresso Brasileiro de Psicodinâmica do Trabalho

Publicado em 10/11/2017

Entre os dias 24 e 27 de outubro aconteceu o V Congresso Brasileiro de Psicodinâmica em Brasília - Distrito Federal. O evento contou com a participação de alunas do oitavo período do curso de Psicologia  do UNIALFA, que na ocasião apresentaram a pesquisa "GENTE SE SENTE DISCRIMINADA E ISSO É TERRÍVEL(...)NUNCA FOMOS VALORIZADAS": PSICODINÂMICA DO TRABALHO DE AUXILIARES DE LIMPEZA DE UMA ESCOLA PÚBLICA, realizada na disciplina de Psicologia e Gestão III e Estágio, ministrada pela professora Adriana Pinho Vieira. 

Ocorrido na Universidade Católica de Brasília, o Congresso teve como foco: Trabalho, Política e Sofrimento. Por conta da atual situação do país, que instiga a refletir a respeito das dimensões clínicas e políticas frente aos destinos do sofrimento no trabalho. O resultado foi a ampliação do conhecimento sobre as diferentes situações de trabalho na contemporaneidade, assim como o aumento de visibilidade à potência dos sujeitos que estão no confronto em face com as adversidades do trabalhar.

O V Congresso Brasileiro de Psicodinâmica abordou debates, pesquisas e intervenções clínicas, transformando-se num espaço de elaboração, divulgação e emancipação dos sujeitos que pensam e participam do campo da Psicodinâmica e da Clínica do Trabalho.

A programação do evento dividiu-se em temas como: Psicodinâmica do Trabalho no Brasil: 10 anos de História, Patologias do Social, Trabalho e Capitalismo Contemporâneo, Nomear, significar, elaborar: Escuta clínica do trabalho e do sofrimento em diferentes contextos institucionais, Trabalho e Formação para o Trabalho: o Lado Oculto de Práticas Organizacionais Socialmente Aceitas como Escravidão Contemporânea, Um olhar da psicodinâmica do trabalho sobre o trabalho docente: precarização, intensificação e prazer-sofrimento, Trabalho e Precarização no Brasil, Trabalho e Emancipação: Fronteiras Epistemológicas, Contribuições da Psicodinâmica e Clínica do Trabalho para a compreensão e para intervenções em assédio moral no trabalho, Clínica do trabalho e da ação: Experiências no Amazonas e no Rio de Janeiro, Psicodinâmica do Trabalho Feminino, O Sujeito do Trabalho e o Trabalho do Sujeito e uma Sessão de Lançamento de Livros.

O UNIALFA orgulha-se mais uma vez com os alunos e professores que tanto realizam e conseguem levar tão longe o nome da Universidade. Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto!